Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

REFLEXÕES ACERCA DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DE CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA PELA CRIANÇA

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA, JOGO SIMBÓLICO Comunicação Oral (CO) ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6541
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 313
    "inscrito_id" => 905
    "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DE CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA PELA CRIANÇA"
    "resumo" => "Aspectos da trajetória de construção da linguagem escrita e da leitura estão presentes no universo infantil muito antes da criança ingressar na escola, sendo necessário entendê-los para poder compreender o processo dessa aprendizagem. O desenvolvimento da linguagem escrita é um longo processo, que vai muito além de apenas reconhecer o traçado e o nome das letras do alfabeto, por isso o presente texto busca refletir sobre o caminho histórico da alfabetização, trazendo para discussão suportes da abordagem histórico-cultural, que contribuem com reflexões sobre dois casos empíricos discutidos. “Laura” e “Álvaro” são os sujeitos fictícios deste texto que ajudam a pensar sobre aspectos da linguagem escrita pela criança e contribuem de forma significativa para a pesquisa no campo da educação, em especial da alfabetização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA, JOGO SIMBÓLICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_21_04_28_idinscrito_905_eb560bd4fa0383d45ff50fdce5930fc7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA BURDZINSKI DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA B. SOUZA"
    "autor_email" => "flavinhabdesouza@yahoo.co"
    "autor_ies" => "SETREM/ IESA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6541
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 313
    "inscrito_id" => 905
    "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DE CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA PELA CRIANÇA"
    "resumo" => "Aspectos da trajetória de construção da linguagem escrita e da leitura estão presentes no universo infantil muito antes da criança ingressar na escola, sendo necessário entendê-los para poder compreender o processo dessa aprendizagem. O desenvolvimento da linguagem escrita é um longo processo, que vai muito além de apenas reconhecer o traçado e o nome das letras do alfabeto, por isso o presente texto busca refletir sobre o caminho histórico da alfabetização, trazendo para discussão suportes da abordagem histórico-cultural, que contribuem com reflexões sobre dois casos empíricos discutidos. “Laura” e “Álvaro” são os sujeitos fictícios deste texto que ajudam a pensar sobre aspectos da linguagem escrita pela criança e contribuem de forma significativa para a pesquisa no campo da educação, em especial da alfabetização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA, JOGO SIMBÓLICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_21_04_28_idinscrito_905_eb560bd4fa0383d45ff50fdce5930fc7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA BURDZINSKI DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA B. SOUZA"
    "autor_email" => "flavinhabdesouza@yahoo.co"
    "autor_ies" => "SETREM/ IESA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Aspectos da trajetória de construção da linguagem escrita e da leitura estão presentes no universo infantil muito antes da criança ingressar na escola, sendo necessário entendê-los para poder compreender o processo dessa aprendizagem. O desenvolvimento da linguagem escrita é um longo processo, que vai muito além de apenas reconhecer o traçado e o nome das letras do alfabeto, por isso o presente texto busca refletir sobre o caminho histórico da alfabetização, trazendo para discussão suportes da abordagem histórico-cultural, que contribuem com reflexões sobre dois casos empíricos discutidos. “Laura” e “Álvaro” são os sujeitos fictícios deste texto que ajudam a pensar sobre aspectos da linguagem escrita pela criança e contribuem de forma significativa para a pesquisa no campo da educação, em especial da alfabetização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.