Artigo VI CONEDU - Vol 3

E-books

ISBN: 978-65-86901-08-5

ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CICLO DA ÁGUA, EXPERIMENTAÇÃO, , E-book GT 16 – Ensino de Ciências
"2020-06-12 14:42:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 65253
    "edicao_id" => 127
    "trabalho_id" => 515
    "inscrito_id" => 8359
    "titulo" => "ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A BUSCA POR NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA PRÁTICA EDUCATIVA É FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TENDO EM VISTA QUE A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES INOVADORAS FAVORECE A ORGANIZAÇÃO DE AULAS MAIS ATRATIVAS. NESSA PERSPECTIVA, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROMOVER O PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO COM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA COM A TEMÁTICA ÁGUA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA COM ALUNOS DO 3º NÍVEL DA EJA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE NATAL – RN. A APLICAÇÃO DA PROPOSTA DE ENSINO ENVOLVEU AS SEGUINTES ETAPAS: APRESENTAÇÃO DO TEMA, VERIFICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS; PROBLEMATIZAÇÃO; ELABORAÇÃO DAS HIPÓTESES; EXPERIMENTAÇÃO; SOCIALIZAÇÃO/ COMUNICAÇÃO; REPLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO. DIANTE DOS RESULTADOS EVIDENCIOU-SE QUE A APLICAÇÃO DA PROPOSTA DE ENSINO MOSTROU-SE EFICAZ NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOBRE O CICLO DA ÁGUA E A FORMAÇÃO DA CHUVA; HABILIDADES RELACIONADAS À ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES, REGISTROS DE OBSERVAÇÕES, ELABORAÇÃO DE DESENHOS E ATITUDES QUANTO AO TRABALHO EM GRUPO, SOCIALIZAR E OUVIR OPINIÕES. ALÉM DISSO, PODE-SE CONCLUIR QUE 75% DOS GRUPOS APRESENTARAM CONCLUSÕES COERENTES PARA RESPONDER À QUESTÃO: POR QUE A ÁGUA DA CHUVA NÃO É SALGADA? BEM COMO UMA AVALIAÇÃO SATISFATÓRIA PARA A UTILIZAÇÃO DESSA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. DESTA FORMA, PERCEBEU-SE QUE O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES COM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA É ESSENCIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA POSTURA ATIVA, CRITICA E REFLEXIVA DOS ESTUDANTES."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CICLO DA ÁGUA, EXPERIMENTAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "PROPOSTA_EV127_MD4_ID8359_28082019141634.pdf"
    "created_at" => "2020-06-12 14:45:49"
    "updated_at" => "2020-06-19 11:01:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALINE SOARES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KALINE SOARES"
    "autor_email" => "kallyoliv@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL CELESTINO PIMENTEL"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "vi-conedu---vol-3"
    "edicao_nome" => "VI CONEDU - Vol 3"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook3"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5efa4e910e462_29062020172657.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-06-12 14:42:08"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 65253
    "edicao_id" => 127
    "trabalho_id" => 515
    "inscrito_id" => 8359
    "titulo" => "ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A BUSCA POR NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA PRÁTICA EDUCATIVA É FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TENDO EM VISTA QUE A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES INOVADORAS FAVORECE A ORGANIZAÇÃO DE AULAS MAIS ATRATIVAS. NESSA PERSPECTIVA, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROMOVER O PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO COM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA COM A TEMÁTICA ÁGUA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA COM ALUNOS DO 3º NÍVEL DA EJA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE NATAL – RN. A APLICAÇÃO DA PROPOSTA DE ENSINO ENVOLVEU AS SEGUINTES ETAPAS: APRESENTAÇÃO DO TEMA, VERIFICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS; PROBLEMATIZAÇÃO; ELABORAÇÃO DAS HIPÓTESES; EXPERIMENTAÇÃO; SOCIALIZAÇÃO/ COMUNICAÇÃO; REPLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO. DIANTE DOS RESULTADOS EVIDENCIOU-SE QUE A APLICAÇÃO DA PROPOSTA DE ENSINO MOSTROU-SE EFICAZ NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOBRE O CICLO DA ÁGUA E A FORMAÇÃO DA CHUVA; HABILIDADES RELACIONADAS À ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES, REGISTROS DE OBSERVAÇÕES, ELABORAÇÃO DE DESENHOS E ATITUDES QUANTO AO TRABALHO EM GRUPO, SOCIALIZAR E OUVIR OPINIÕES. ALÉM DISSO, PODE-SE CONCLUIR QUE 75% DOS GRUPOS APRESENTARAM CONCLUSÕES COERENTES PARA RESPONDER À QUESTÃO: POR QUE A ÁGUA DA CHUVA NÃO É SALGADA? BEM COMO UMA AVALIAÇÃO SATISFATÓRIA PARA A UTILIZAÇÃO DESSA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. DESTA FORMA, PERCEBEU-SE QUE O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES COM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA É ESSENCIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA POSTURA ATIVA, CRITICA E REFLEXIVA DOS ESTUDANTES."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CICLO DA ÁGUA, EXPERIMENTAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "PROPOSTA_EV127_MD4_ID8359_28082019141634.pdf"
    "created_at" => "2020-06-12 14:45:49"
    "updated_at" => "2020-06-19 11:01:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALINE SOARES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KALINE SOARES"
    "autor_email" => "kallyoliv@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL CELESTINO PIMENTEL"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "vi-conedu---vol-3"
    "edicao_nome" => "VI CONEDU - Vol 3"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook3"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5efa4e910e462_29062020172657.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-06-12 14:42:08"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 127
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "vi-conedu---vol-3"
        "nome" => "VI CONEDU - Vol 3"
        "nome_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => "A temática da sexta edição do CONEDU “Avaliação: Processos e Políticas” pautará a discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. Como elaborar processos avaliativos que valorize as aprendizagens? Os índices educacionais (brasileiros e internacionais) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula sem que seja criado um espaço de aprendizagem implica somente numa presença física onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Destacam-se na temática do CONEDU de 2019, os direcionamentos que implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação."
        "pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook3"
        "logo" => null
        "capa" => "5efa4e910e462_29062020172657.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2019-10-24"
        "final_evento" => "2019-10-26"
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-06-12 14:42:08"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:07:09"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 127
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "vi-conedu---vol-3"
        "nome" => "VI CONEDU - Vol 3"
        "nome_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => "A temática da sexta edição do CONEDU “Avaliação: Processos e Políticas” pautará a discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. Como elaborar processos avaliativos que valorize as aprendizagens? Os índices educacionais (brasileiros e internacionais) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula sem que seja criado um espaço de aprendizagem implica somente numa presença física onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Destacam-se na temática do CONEDU de 2019, os direcionamentos que implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação."
        "pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook3"
        "logo" => null
        "capa" => "5efa4e910e462_29062020172657.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2019-10-24"
        "final_evento" => "2019-10-26"
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-06-12 14:42:08"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:07:09"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 56
                "edicao_id" => 127
                "codigo" => "978-65-86901-08-5"
                "capa" => "5ef5f3d8b968f_26062020101048.jpg"
                "titulo" => "VI CONEDU - Vol 3"
                "prefacio" => """
                  <strong>Avalia&ccedil;&atilde;o: Processos e Pol&iacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Pref&aacute;cio</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; A colet&acirc;nea &ldquo;Avalia&ccedil;&atilde;o: Processos e Pol&iacute;ticas&rdquo;, publicada em 3 volumes, re&uacute;ne artigos vinculados &agrave;s tem&aacute;ticas dos grupos de trabalho do Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. A publica&ccedil;&atilde;o est&aacute; pautada na discuss&atilde;o sobre os aspectos relacionados &agrave; avalia&ccedil;&atilde;o da educa&ccedil;&atilde;o passando pela educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, o ensino superior e a p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; Os &iacute;ndices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esfor&ccedil;os em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, h&aacute; ainda muito que se fazer para al&eacute;m de manter as crian&ccedil;as nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espa&ccedil;o de aprendizagem, implica somente numa presen&ccedil;a f&iacute;sica, onde o aluno n&atilde;o v&ecirc; sentido no fazer pedag&oacute;gico. Neste cen&aacute;rio, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avalia&ccedil;&atilde;o em diferentes segmentos da Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;A avalia&ccedil;&atilde;o envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, os par&acirc;metros das avalia&ccedil;&otilde;es em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avalia&ccedil;&atilde;o qualificada da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o direcionando a produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento. As discuss&otilde;es est&atilde;o situadas em torno dos instrumentos, processos e implica&ccedil;&otilde;es que a avalia&ccedil;&atilde;o tem para os sujeitos, os &iacute;ndices e a produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avalia&ccedil;&atilde;o serve para apontar a insufici&ecirc;ncia de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos s&atilde;o postos a servi&ccedil;o de apontar a n&atilde;o-qualidade educacional, a partir de seus resultados num&eacute;ricos.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; Novos direcionamentos para pensar a avalia&ccedil;&atilde;o podem pautar-se, por exemplo, em estrat&eacute;gias colaborativas em que a qualidade n&atilde;o esteja expressa exclusivamente em n&uacute;meros, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem at&eacute; a chegada &agrave; avalia&ccedil;&atilde;o. &Eacute; igualmente necess&aacute;rio, pensar em sistema que direcione as pr&aacute;ticas docentes para um fazer pedag&oacute;gico, que assuma um compromisso com a revis&atilde;o de processos e sistemas formativos, a partir das demandas observadas no cotidiano das intera&ccedil;&otilde;es entre os sujeitos escolares.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;As m&uacute;ltiplas possibilidades, de alinharmos avalia&ccedil;&atilde;o e fazer docente, s&atilde;o apresentadas nos tr&ecirc;s volumes que comp&otilde;em a colet&acirc;nea, origin&aacute;ria das contribui&ccedil;&otilde;es dos autores vinculadas aos grupos de trabalho do CONEDU. O volume 1 traz as contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Forma&ccedil;&atilde;o de Professores; Did&aacute;tica e Curr&iacute;culo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educa&ccedil;&atilde;o e Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico-Raciais; G&ecirc;nero, Sexualidade e Educa&ccedil;&atilde;o; Inclus&atilde;o, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educa&ccedil;&atilde;o de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 &eacute; composto pelas contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o; Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica; Ensino de l&iacute;nguas; Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e Educa&ccedil;&atilde;o Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas tem&aacute;ticas dos grupos de trabalho Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; Ensino de Ci&ecirc;ncias; Ensino e suas intersec&ccedil;&otilde;es; Educa&ccedil;&atilde;o Emocional; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o e Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Os artigos que comp&otilde;em cada volume destacam, tamb&eacute;m, a import&acirc;ncia do protagonismo docente para a melhoria das pr&aacute;ticas e, consequentemente, resultados educacionais. Entendemos que &eacute; pela forma&ccedil;&atilde;o de recursos humanos, com vis&atilde;o cr&iacute;tica e reflexiva, que poderemos alcan&ccedil;ar diferentes realidades com suas especificidades educativas. Somado a isso, esperamos que essa publica&ccedil;&atilde;o aproxime as produ&ccedil;&otilde;es de profissionais de diferentes institui&ccedil;&otilde;es do pa&iacute;s e do Mercosul, amplie as redes de conhecimento e trocas interinstitucionais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Paula Almeida de Castro<br />\r\n
                  Coordenadora do Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o</strong>
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => "Paula Almeida de Castro"
                "conselho_editorial" => """
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n
                  Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n
                  La&eacute;rcia Maria Bertulino de Medeiros - UEPB<br />\r\n
                  Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n
                  Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n
                  Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n
                  Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n
                  Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n
                  Walc&eacute;a Barreto Alves - UFF
                  """
                "ficha_catalografica" => "5ef635a671579_26062020145134.pdf"
                "arquivo" => "010720201152_E-BOOK-3--VI-CONEDU.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-06-15 12:59:35"
                "updated_at" => "2022-02-23 11:07:09"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 56
                "edicao_id" => 127
                "codigo" => "978-65-86901-08-5"
                "capa" => "5ef5f3d8b968f_26062020101048.jpg"
                "titulo" => "VI CONEDU - Vol 3"
                "prefacio" => """
                  <strong>Avalia&ccedil;&atilde;o: Processos e Pol&iacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Pref&aacute;cio</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; A colet&acirc;nea &ldquo;Avalia&ccedil;&atilde;o: Processos e Pol&iacute;ticas&rdquo;, publicada em 3 volumes, re&uacute;ne artigos vinculados &agrave;s tem&aacute;ticas dos grupos de trabalho do Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. A publica&ccedil;&atilde;o est&aacute; pautada na discuss&atilde;o sobre os aspectos relacionados &agrave; avalia&ccedil;&atilde;o da educa&ccedil;&atilde;o passando pela educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, o ensino superior e a p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; Os &iacute;ndices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esfor&ccedil;os em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, h&aacute; ainda muito que se fazer para al&eacute;m de manter as crian&ccedil;as nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espa&ccedil;o de aprendizagem, implica somente numa presen&ccedil;a f&iacute;sica, onde o aluno n&atilde;o v&ecirc; sentido no fazer pedag&oacute;gico. Neste cen&aacute;rio, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avalia&ccedil;&atilde;o em diferentes segmentos da Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;A avalia&ccedil;&atilde;o envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, os par&acirc;metros das avalia&ccedil;&otilde;es em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avalia&ccedil;&atilde;o qualificada da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o direcionando a produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento. As discuss&otilde;es est&atilde;o situadas em torno dos instrumentos, processos e implica&ccedil;&otilde;es que a avalia&ccedil;&atilde;o tem para os sujeitos, os &iacute;ndices e a produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avalia&ccedil;&atilde;o serve para apontar a insufici&ecirc;ncia de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos s&atilde;o postos a servi&ccedil;o de apontar a n&atilde;o-qualidade educacional, a partir de seus resultados num&eacute;ricos.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; Novos direcionamentos para pensar a avalia&ccedil;&atilde;o podem pautar-se, por exemplo, em estrat&eacute;gias colaborativas em que a qualidade n&atilde;o esteja expressa exclusivamente em n&uacute;meros, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem at&eacute; a chegada &agrave; avalia&ccedil;&atilde;o. &Eacute; igualmente necess&aacute;rio, pensar em sistema que direcione as pr&aacute;ticas docentes para um fazer pedag&oacute;gico, que assuma um compromisso com a revis&atilde;o de processos e sistemas formativos, a partir das demandas observadas no cotidiano das intera&ccedil;&otilde;es entre os sujeitos escolares.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;As m&uacute;ltiplas possibilidades, de alinharmos avalia&ccedil;&atilde;o e fazer docente, s&atilde;o apresentadas nos tr&ecirc;s volumes que comp&otilde;em a colet&acirc;nea, origin&aacute;ria das contribui&ccedil;&otilde;es dos autores vinculadas aos grupos de trabalho do CONEDU. O volume 1 traz as contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Forma&ccedil;&atilde;o de Professores; Did&aacute;tica e Curr&iacute;culo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educa&ccedil;&atilde;o e Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico-Raciais; G&ecirc;nero, Sexualidade e Educa&ccedil;&atilde;o; Inclus&atilde;o, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educa&ccedil;&atilde;o de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 &eacute; composto pelas contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o; Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica; Ensino de l&iacute;nguas; Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e Educa&ccedil;&atilde;o Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas tem&aacute;ticas dos grupos de trabalho Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; Ensino de Ci&ecirc;ncias; Ensino e suas intersec&ccedil;&otilde;es; Educa&ccedil;&atilde;o Emocional; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o e Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Os artigos que comp&otilde;em cada volume destacam, tamb&eacute;m, a import&acirc;ncia do protagonismo docente para a melhoria das pr&aacute;ticas e, consequentemente, resultados educacionais. Entendemos que &eacute; pela forma&ccedil;&atilde;o de recursos humanos, com vis&atilde;o cr&iacute;tica e reflexiva, que poderemos alcan&ccedil;ar diferentes realidades com suas especificidades educativas. Somado a isso, esperamos que essa publica&ccedil;&atilde;o aproxime as produ&ccedil;&otilde;es de profissionais de diferentes institui&ccedil;&otilde;es do pa&iacute;s e do Mercosul, amplie as redes de conhecimento e trocas interinstitucionais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Paula Almeida de Castro<br />\r\n
                  Coordenadora do Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o</strong>
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => "Paula Almeida de Castro"
                "conselho_editorial" => """
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n
                  Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n
                  La&eacute;rcia Maria Bertulino de Medeiros - UEPB<br />\r\n
                  Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n
                  Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n
                  Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n
                  Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n
                  Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n
                  Walc&eacute;a Barreto Alves - UFF
                  """
                "ficha_catalografica" => "5ef635a671579_26062020145134.pdf"
                "arquivo" => "010720201152_E-BOOK-3--VI-CONEDU.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-06-15 12:59:35"
                "updated_at" => "2022-02-23 11:07:09"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de junho de 2020

Resumo

A BUSCA POR NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA PRÁTICA EDUCATIVA É FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TENDO EM VISTA QUE A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES INOVADORAS FAVORECE A ORGANIZAÇÃO DE AULAS MAIS ATRATIVAS. NESSA PERSPECTIVA, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROMOVER O PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO COM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA COM A TEMÁTICA ÁGUA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA COM ALUNOS DO 3º NÍVEL DA EJA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE NATAL – RN. A APLICAÇÃO DA PROPOSTA DE ENSINO ENVOLVEU AS SEGUINTES ETAPAS: APRESENTAÇÃO DO TEMA, VERIFICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS; PROBLEMATIZAÇÃO; ELABORAÇÃO DAS HIPÓTESES; EXPERIMENTAÇÃO; SOCIALIZAÇÃO/ COMUNICAÇÃO; REPLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO. DIANTE DOS RESULTADOS EVIDENCIOU-SE QUE A APLICAÇÃO DA PROPOSTA DE ENSINO MOSTROU-SE EFICAZ NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOBRE O CICLO DA ÁGUA E A FORMAÇÃO DA CHUVA; HABILIDADES RELACIONADAS À ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES, REGISTROS DE OBSERVAÇÕES, ELABORAÇÃO DE DESENHOS E ATITUDES QUANTO AO TRABALHO EM GRUPO, SOCIALIZAR E OUVIR OPINIÕES. ALÉM DISSO, PODE-SE CONCLUIR QUE 75% DOS GRUPOS APRESENTARAM CONCLUSÕES COERENTES PARA RESPONDER À QUESTÃO: POR QUE A ÁGUA DA CHUVA NÃO É SALGADA? BEM COMO UMA AVALIAÇÃO SATISFATÓRIA PARA A UTILIZAÇÃO DESSA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. DESTA FORMA, PERCEBEU-SE QUE O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES COM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA É ESSENCIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA POSTURA ATIVA, CRITICA E REFLEXIVA DOS ESTUDANTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.