DE ACORDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO, O CONTEÚDO DE CINÉTICA QUÍMICA É PREVISTO PARA SER LECIONADO NO SEGUNDO ANO DESSA ETAPA DO ENSINO. DADA A RELEVÂNCIA DESSE CONTEÚDO PARA A COMPREENSÃO DE CERTOS FENÔMENOS QUÍMICOS, É FUNDAMENTAL QUE OS ALUNOS CONSIGAM ASSIMILAR, DE MANEIRA EFICIENTE, AS DEFINIÇÕES INERENTES A ESTA TEMÁTICA, A FIM DE QUE POSSAM COMPREENDER OS FENÔMENOS COM OS QUAIS TÊM CONTATO NO COTIDIANO. ASSIM, ESSA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR O CONHECIMENTO PRÉVIO DO PÚBLICO ENVOLVIDO SOBRE A CINÉTICA QUÍMICA, BEM COMO PROPORCIONAR UMA ABORDAGEM DESSE CONTEÚDO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE DOIS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (OVAS), DISPONIBILIZADOS PELO BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS (BIOE). PARTICIPARAM DA PESQUISA 13 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFESSOR CRISPIM COELHO, LOCALIZADA EM CAJAZEIRAS - PB. PARA COLETA DE DADOS APLICOU-SE DOIS QUESTIONÁRIOS, O PRIMEIRO PARA IDENTIFICAR O EMBASAMENTO TEÓRICO DO PÚBLICO ENVOLVIDO REFERENTE AO CONTEÚDO ABORDADO, E O SEGUNDO APÓS A UTILIZAÇÃO DOS OVAS PARA ANALISAR A ACEITABILIDADE DOS ALUNOS FRENTE A UTILIZAÇÃO DOS DOIS OVAS TRABALHADOS. QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO DESCRITIVO, INICIADO POR PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E COM OS DADOS DO QUESTIONÁRIO ANALISADOS POR MEIO DE UMA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA. OS RESULTADOS AFERIDOS CONFIRMAM QUE OS DISCENTES SE IDENTIFICARAM COM OS RECURSOS DIGITAIS UTILIZADOS E SUSTENTAM A IDEIA DE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO ASSUNTO ABORDADO.