Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DEGEOGRAFIA A PARTIR DAS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIAPEDAGÓGICA ? UEPB

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA, EDUCAÇÃO BÁSICA, RECURSOS ?UDIO VISUAIS Pôster (PO) GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64751
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 198
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DEGEOGRAFIA A PARTIR DAS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIAPEDAGÓGICA ? UEPB"
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO ? RESULTADO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA O QUAL ? UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM A\r\n
      POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE, POR SUA VEZ, ? UMA INICIATIVA DA COORDENAÇÃO DE\r\n
      APERFEIÇOAMENTO DA PESSOA DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), CUJO OBJETIVO ? PROMOVER O APERFEIÇOAMENTO\r\n
      DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE\r\n
      EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTA EXPERIÊNCIA ? FRUTO DAS PESQUISAS REALIZADAS ATRAVÉS DO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA,\r\n
      PRESENTE NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO NA CIDADE DE\r\n
      CAMPINA GRANDE/PB. DURANTE AS OBSERVAÇÕES IN LOCO FOI PERCEBIDA A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO\r\n
      METODOLÓGICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA, POIS AO ANALISAR A TURMA DE 9º ANO, PERCEBE-SE QUE SUAS\r\n
      DINÂMICAS NÃO VÃO DE ENCONTRO COM AS AULAS, O PÚBLICO DAS AULAS SÃO JOVENS ENTRE 13 A 15 ANOS. O\r\n
      REFERIDO PROJETO OCORREU NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019. COMO TEMA DO PROJETO TEMOS ?UTILIZAÇÃO DE\r\n
      RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ?\r\n
      UEPB? O QUAL TEVE COMO OBJETIVO DINAMIZAR AS AULAS DE GEOGRAFIA E BUSCOU DESENVOLVER UM MELHOR\r\n
      DESEMPENHO DO ESTUDANTE NO SEU PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. DIANTE DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA\r\n
      NO DECORRER DA PESQUISA, A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA VISA A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA. OBSERVOU-SE\r\n
      QUE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO DESENVOLVIMENTO DA INTERVENÇÃO, A PARTIR DAS VÍDEO-REPORTAGENS NO\r\n
      ENSINO DE GEOGRAFIA, POSSIBILITOU UM MAIOR APROVEITAMENTO, O QUE FOI CONSTATADO COM MAIORES\r\n
      PARTICIPAÇÕES E INTERESSES DOS ALUNOS NAS AULAS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA, EDUCAÇÃO BÁSICA, RECURSOS ?UDIO VISUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID198_13102019170009.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANKLIN WASHINGTON CRUZ DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "FRANKLIN WASHINGTON CRUZ DE FA"
    "autor_email" => "FRANKLINWASHINGTON5@GMAIL"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64751
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 198
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DEGEOGRAFIA A PARTIR DAS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIAPEDAGÓGICA ? UEPB"
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO ? RESULTADO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA O QUAL ? UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM A\r\n
      POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE, POR SUA VEZ, ? UMA INICIATIVA DA COORDENAÇÃO DE\r\n
      APERFEIÇOAMENTO DA PESSOA DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), CUJO OBJETIVO ? PROMOVER O APERFEIÇOAMENTO\r\n
      DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE\r\n
      EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTA EXPERIÊNCIA ? FRUTO DAS PESQUISAS REALIZADAS ATRAVÉS DO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA,\r\n
      PRESENTE NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO NA CIDADE DE\r\n
      CAMPINA GRANDE/PB. DURANTE AS OBSERVAÇÕES IN LOCO FOI PERCEBIDA A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO\r\n
      METODOLÓGICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA, POIS AO ANALISAR A TURMA DE 9º ANO, PERCEBE-SE QUE SUAS\r\n
      DINÂMICAS NÃO VÃO DE ENCONTRO COM AS AULAS, O PÚBLICO DAS AULAS SÃO JOVENS ENTRE 13 A 15 ANOS. O\r\n
      REFERIDO PROJETO OCORREU NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019. COMO TEMA DO PROJETO TEMOS ?UTILIZAÇÃO DE\r\n
      RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ?\r\n
      UEPB? O QUAL TEVE COMO OBJETIVO DINAMIZAR AS AULAS DE GEOGRAFIA E BUSCOU DESENVOLVER UM MELHOR\r\n
      DESEMPENHO DO ESTUDANTE NO SEU PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. DIANTE DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA\r\n
      NO DECORRER DA PESQUISA, A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA VISA A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA. OBSERVOU-SE\r\n
      QUE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO DESENVOLVIMENTO DA INTERVENÇÃO, A PARTIR DAS VÍDEO-REPORTAGENS NO\r\n
      ENSINO DE GEOGRAFIA, POSSIBILITOU UM MAIOR APROVEITAMENTO, O QUE FOI CONSTATADO COM MAIORES\r\n
      PARTICIPAÇÕES E INTERESSES DOS ALUNOS NAS AULAS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA, EDUCAÇÃO BÁSICA, RECURSOS ?UDIO VISUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID198_13102019170009.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANKLIN WASHINGTON CRUZ DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "FRANKLIN WASHINGTON CRUZ DE FA"
    "autor_email" => "FRANKLINWASHINGTON5@GMAIL"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO ? RESULTADO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA O QUAL ? UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE, POR SUA VEZ, ? UMA INICIATIVA DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DA PESSOA DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), CUJO OBJETIVO ? PROMOVER O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTA EXPERIÊNCIA ? FRUTO DAS PESQUISAS REALIZADAS ATRAVÉS DO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA, PRESENTE NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE/PB. DURANTE AS OBSERVAÇÕES IN LOCO FOI PERCEBIDA A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO METODOLÓGICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA, POIS AO ANALISAR A TURMA DE 9º ANO, PERCEBE-SE QUE SUAS DINÂMICAS NÃO VÃO DE ENCONTRO COM AS AULAS, O PÚBLICO DAS AULAS SÃO JOVENS ENTRE 13 A 15 ANOS. O REFERIDO PROJETO OCORREU NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019. COMO TEMA DO PROJETO TEMOS ?UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ? UEPB? O QUAL TEVE COMO OBJETIVO DINAMIZAR AS AULAS DE GEOGRAFIA E BUSCOU DESENVOLVER UM MELHOR DESEMPENHO DO ESTUDANTE NO SEU PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. DIANTE DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO DECORRER DA PESQUISA, A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA VISA A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA. OBSERVOU-SE QUE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO DESENVOLVIMENTO DA INTERVENÇÃO, A PARTIR DAS VÍDEO-REPORTAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, POSSIBILITOU UM MAIOR APROVEITAMENTO, O QUE FOI CONSTATADO COM MAIORES PARTICIPAÇÕES E INTERESSES DOS ALUNOS NAS AULAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.