Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, TRIGONOMETRIA, MATERIAIS DIDÁTICOS Pôster (PO) GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64746
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 439
    "inscrito_id" => 346
    "titulo" => "UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS"
    "resumo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA ? ENVOLTO DE DESAFIOS DIVERSOS. A DISCIPLINA ? ESTIGMATIZADA PELOS ALUNOS PELA IDEIA DE MATÉRIA MUITO DIFÍCIL, COM ALTO NÍVEL DE ABSTRAÇÃO, AINDA MUITO CENTRADA NA MEMORIZAÇÃO E MECANIZAÇÃO. O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS (MD) SURGE COMO PONTENCIALIDADES DE PROPORCIONAR MAIOR INTERAÇÃO PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS, ALÉM DE EXPLORAR CONCEITOS E COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS COM MANIPULAÇÃO DE OBJETOS, FACILITANDO A APRENDIZAGEM DISCENTE. ESTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR EXPERIÊNCIA DECORRENTE DE PROPOSTAS DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA DO CAMPUS VII DA UEPB TRABALHANDO O CONTEÚDO DE TRIGONOMETRIA POR MEIO DO USO DE MD. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CONTENDO FASE TEÓRICA E EMPÍRICA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA. AS PROPOSTAS DIDÁTICAS SOBRE OS CONTEÚDOS DE TRIGONOMETRIA FORAM APLICADAS EM DUAS SEMANAS LETIVAS NAS TURMAS DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, NAS AULAS DE PRÁTICA EXPERIMENTAL DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA CIDADE INTEGRAL LOCALIZADA NA CIDADE DE PATOS-PB. DA APLICAÇÃO DA PROPOSTA DIDÁTICA PARTICIPARAM QUATRO (04) TURMAS, TOTALIZANDO APROXIMADAMENTE CENTO E DEZ (110) ALUNOS. A INTERVENÇÃO DIDÁTICA FOI APLICADA COM A PRESENÇA DO PROFESSOR TITULAR DE CADA TURMA. COM O DESENVOLVIMENTO DAS PROPOSTAS DIDÁTICAS OBSERVOU-SE QUE OS DISCENTES SE SENTIRAM INSTIGADOS, DEMONSTRANDO-SE MOTIVADOS NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, UMA VEZ QUE, PARTICIPARAM DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E ADQUIRIRAM COMPETÊNCIAS RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS EXPLORADOS, TAIS COMO CICLO TRIGONOMÉTRICO, ÂNGULOS E AS FUNÇÕES PERIÓDICA COM SUAS PROPRIEDADES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, TRIGONOMETRIA, MATERIAIS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID346_19102019225044.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RAFAELA ANDRADE DA NOBREGA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA NÓBREGA "
    "autor_email" => "maria_rafaela_andrade@hot"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64746
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 439
    "inscrito_id" => 346
    "titulo" => "UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS"
    "resumo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA ? ENVOLTO DE DESAFIOS DIVERSOS. A DISCIPLINA ? ESTIGMATIZADA PELOS ALUNOS PELA IDEIA DE MATÉRIA MUITO DIFÍCIL, COM ALTO NÍVEL DE ABSTRAÇÃO, AINDA MUITO CENTRADA NA MEMORIZAÇÃO E MECANIZAÇÃO. O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS (MD) SURGE COMO PONTENCIALIDADES DE PROPORCIONAR MAIOR INTERAÇÃO PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS, ALÉM DE EXPLORAR CONCEITOS E COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS COM MANIPULAÇÃO DE OBJETOS, FACILITANDO A APRENDIZAGEM DISCENTE. ESTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR EXPERIÊNCIA DECORRENTE DE PROPOSTAS DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA DO CAMPUS VII DA UEPB TRABALHANDO O CONTEÚDO DE TRIGONOMETRIA POR MEIO DO USO DE MD. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CONTENDO FASE TEÓRICA E EMPÍRICA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA. AS PROPOSTAS DIDÁTICAS SOBRE OS CONTEÚDOS DE TRIGONOMETRIA FORAM APLICADAS EM DUAS SEMANAS LETIVAS NAS TURMAS DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, NAS AULAS DE PRÁTICA EXPERIMENTAL DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA CIDADE INTEGRAL LOCALIZADA NA CIDADE DE PATOS-PB. DA APLICAÇÃO DA PROPOSTA DIDÁTICA PARTICIPARAM QUATRO (04) TURMAS, TOTALIZANDO APROXIMADAMENTE CENTO E DEZ (110) ALUNOS. A INTERVENÇÃO DIDÁTICA FOI APLICADA COM A PRESENÇA DO PROFESSOR TITULAR DE CADA TURMA. COM O DESENVOLVIMENTO DAS PROPOSTAS DIDÁTICAS OBSERVOU-SE QUE OS DISCENTES SE SENTIRAM INSTIGADOS, DEMONSTRANDO-SE MOTIVADOS NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, UMA VEZ QUE, PARTICIPARAM DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E ADQUIRIRAM COMPETÊNCIAS RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS EXPLORADOS, TAIS COMO CICLO TRIGONOMÉTRICO, ÂNGULOS E AS FUNÇÕES PERIÓDICA COM SUAS PROPRIEDADES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, TRIGONOMETRIA, MATERIAIS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID346_19102019225044.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RAFAELA ANDRADE DA NOBREGA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA NÓBREGA "
    "autor_email" => "maria_rafaela_andrade@hot"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O ENSINO DE MATEMÁTICA ? ENVOLTO DE DESAFIOS DIVERSOS. A DISCIPLINA ? ESTIGMATIZADA PELOS ALUNOS PELA IDEIA DE MATÉRIA MUITO DIFÍCIL, COM ALTO NÍVEL DE ABSTRAÇÃO, AINDA MUITO CENTRADA NA MEMORIZAÇÃO E MECANIZAÇÃO. O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS (MD) SURGE COMO PONTENCIALIDADES DE PROPORCIONAR MAIOR INTERAÇÃO PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS, ALÉM DE EXPLORAR CONCEITOS E COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS COM MANIPULAÇÃO DE OBJETOS, FACILITANDO A APRENDIZAGEM DISCENTE. ESTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR EXPERIÊNCIA DECORRENTE DE PROPOSTAS DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA DO CAMPUS VII DA UEPB TRABALHANDO O CONTEÚDO DE TRIGONOMETRIA POR MEIO DO USO DE MD. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CONTENDO FASE TEÓRICA E EMPÍRICA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA. AS PROPOSTAS DIDÁTICAS SOBRE OS CONTEÚDOS DE TRIGONOMETRIA FORAM APLICADAS EM DUAS SEMANAS LETIVAS NAS TURMAS DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, NAS AULAS DE PRÁTICA EXPERIMENTAL DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA CIDADE INTEGRAL LOCALIZADA NA CIDADE DE PATOS-PB. DA APLICAÇÃO DA PROPOSTA DIDÁTICA PARTICIPARAM QUATRO (04) TURMAS, TOTALIZANDO APROXIMADAMENTE CENTO E DEZ (110) ALUNOS. A INTERVENÇÃO DIDÁTICA FOI APLICADA COM A PRESENÇA DO PROFESSOR TITULAR DE CADA TURMA. COM O DESENVOLVIMENTO DAS PROPOSTAS DIDÁTICAS OBSERVOU-SE QUE OS DISCENTES SE SENTIRAM INSTIGADOS, DEMONSTRANDO-SE MOTIVADOS NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, UMA VEZ QUE, PARTICIPARAM DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E ADQUIRIRAM COMPETÊNCIAS RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS EXPLORADOS, TAIS COMO CICLO TRIGONOMÉTRICO, ÂNGULOS E AS FUNÇÕES PERIÓDICA COM SUAS PROPRIEDADES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.