Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UM CONTO RECONTADO: UMA EXPERIÊNCIA COM A REESCRITA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: ESCRITA, REESCRITA, DESAFIOS, ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64728
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 356
    "inscrito_id" => 423
    "titulo" => "UM CONTO RECONTADO: UMA EXPERIÊNCIA COM A REESCRITA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => """
      ESSE TRABALHO CONTEMPLA A PRÁTICA DA REESCRITA, POR MEIO DE UM RELATO DE\r\n
      EXPERIÊNCIA DE TRÊS RESIDENTES DE UMA MESMA ESCOLA, VISANDO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES\r\n
      DESSA PRÁTICA PARA O PROCESSO DA ESCRITA, NA QUAL DESEMPENHAMOS UM TRABALHO COM O\r\n
      GÊNERO CONTO MARAVILHOSO. A IDEIA SURGIU AO ATUARMOS COMO PARTICIPANTES DO PROJETO\r\n
      RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (COTA 2018 ? 2019), AO VIVENCIARMOS, UMA ETAPA REFERENTE ?\r\n
      REGÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA. PARA ISSO, TRATAMOS ESPECIFICAMENTE DA ETAPA DA\r\n
      REESCRITURA TEXTUAL, A QUAL COMP?E O PROCESSO DA ESCRITA, COM O OBJETIVO DE RELATAR OS\r\n
      DESAFIOS ENCONTRADOS E A NÃO ACEITAÇÃO DE ALGUNS DISCENTES POR ESSA PRÁTICA. OS\r\n
      RESULTADOS OBTIDOS NESSE ARTIGO MOSTRAM AS DIFICULDADES QUE MUITOS ALUNOS TÊM EM\r\n
      COMPREENDER A FUNÇÃO DA REESCRITA DE UM TEXTO E MESMO SENDO EM DUAS TURMAS DE 6?\r\n
      ANOS DO ENSINO REGULAR E UMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), NOS DEPARAMOS\r\n
      COM DIFICULDADES SEMELHANTES. SENDO ASSIM, O PROFESSOR PRECISA CRIAR ESTRATÉGIAS QUE\r\n
      POSSIBILITEM O ENSINO-APRENDIZAGEM, PROPORCIONANDO AOS DISCENTES O CONHECIMENTO DA\r\n
      FUNÇÃO E OBJETIVOS DE PRODUÇÃO DOS GÊNEROS ABORDADOS EM SALA DE AULA. AS\r\n
      CONTRIBUIÇÕES DA BNCC (2017), DE PEREIRA (2010), DENTRE OUTROS, FORAM FUNDAMENTAIS\r\n
      PARA ALCANÇARMOS ESSES RESULTADOS. PERCEBEMOS QUE SÃO MUITOS DESAFIOS, NO QUE DIZ\r\n
      RESPEITO ? PRÁTICA DA REESCRITA, MAS NÃO ? UM TRABALHO IMPOSSÍVEL DE SER REALIZADO,\r\n
      RECONHECEMOS COMO PROFESSORAS EM FORMAÇÃO, QUE ? POSSÍVEL FAZER UM TRABALHO COM\r\n
      REESCRITA DE TEXTOS COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, SEJA EM TURMAS DO ENSINO REGULAR OU DA EJA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ESCRITA, REESCRITA, DESAFIOS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID423_19102019160400.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CRISTINA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA"
    "autor_email" => "anacristina96@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64728
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 356
    "inscrito_id" => 423
    "titulo" => "UM CONTO RECONTADO: UMA EXPERIÊNCIA COM A REESCRITA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => """
      ESSE TRABALHO CONTEMPLA A PRÁTICA DA REESCRITA, POR MEIO DE UM RELATO DE\r\n
      EXPERIÊNCIA DE TRÊS RESIDENTES DE UMA MESMA ESCOLA, VISANDO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES\r\n
      DESSA PRÁTICA PARA O PROCESSO DA ESCRITA, NA QUAL DESEMPENHAMOS UM TRABALHO COM O\r\n
      GÊNERO CONTO MARAVILHOSO. A IDEIA SURGIU AO ATUARMOS COMO PARTICIPANTES DO PROJETO\r\n
      RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (COTA 2018 ? 2019), AO VIVENCIARMOS, UMA ETAPA REFERENTE ?\r\n
      REGÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA. PARA ISSO, TRATAMOS ESPECIFICAMENTE DA ETAPA DA\r\n
      REESCRITURA TEXTUAL, A QUAL COMP?E O PROCESSO DA ESCRITA, COM O OBJETIVO DE RELATAR OS\r\n
      DESAFIOS ENCONTRADOS E A NÃO ACEITAÇÃO DE ALGUNS DISCENTES POR ESSA PRÁTICA. OS\r\n
      RESULTADOS OBTIDOS NESSE ARTIGO MOSTRAM AS DIFICULDADES QUE MUITOS ALUNOS TÊM EM\r\n
      COMPREENDER A FUNÇÃO DA REESCRITA DE UM TEXTO E MESMO SENDO EM DUAS TURMAS DE 6?\r\n
      ANOS DO ENSINO REGULAR E UMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), NOS DEPARAMOS\r\n
      COM DIFICULDADES SEMELHANTES. SENDO ASSIM, O PROFESSOR PRECISA CRIAR ESTRATÉGIAS QUE\r\n
      POSSIBILITEM O ENSINO-APRENDIZAGEM, PROPORCIONANDO AOS DISCENTES O CONHECIMENTO DA\r\n
      FUNÇÃO E OBJETIVOS DE PRODUÇÃO DOS GÊNEROS ABORDADOS EM SALA DE AULA. AS\r\n
      CONTRIBUIÇÕES DA BNCC (2017), DE PEREIRA (2010), DENTRE OUTROS, FORAM FUNDAMENTAIS\r\n
      PARA ALCANÇARMOS ESSES RESULTADOS. PERCEBEMOS QUE SÃO MUITOS DESAFIOS, NO QUE DIZ\r\n
      RESPEITO ? PRÁTICA DA REESCRITA, MAS NÃO ? UM TRABALHO IMPOSSÍVEL DE SER REALIZADO,\r\n
      RECONHECEMOS COMO PROFESSORAS EM FORMAÇÃO, QUE ? POSSÍVEL FAZER UM TRABALHO COM\r\n
      REESCRITA DE TEXTOS COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, SEJA EM TURMAS DO ENSINO REGULAR OU DA EJA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ESCRITA, REESCRITA, DESAFIOS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID423_19102019160400.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CRISTINA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA"
    "autor_email" => "anacristina96@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

ESSE TRABALHO CONTEMPLA A PRÁTICA DA REESCRITA, POR MEIO DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE TRÊS RESIDENTES DE UMA MESMA ESCOLA, VISANDO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DESSA PRÁTICA PARA O PROCESSO DA ESCRITA, NA QUAL DESEMPENHAMOS UM TRABALHO COM O GÊNERO CONTO MARAVILHOSO. A IDEIA SURGIU AO ATUARMOS COMO PARTICIPANTES DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (COTA 2018 ? 2019), AO VIVENCIARMOS, UMA ETAPA REFERENTE ? REGÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA. PARA ISSO, TRATAMOS ESPECIFICAMENTE DA ETAPA DA REESCRITURA TEXTUAL, A QUAL COMP?E O PROCESSO DA ESCRITA, COM O OBJETIVO DE RELATAR OS DESAFIOS ENCONTRADOS E A NÃO ACEITAÇÃO DE ALGUNS DISCENTES POR ESSA PRÁTICA. OS RESULTADOS OBTIDOS NESSE ARTIGO MOSTRAM AS DIFICULDADES QUE MUITOS ALUNOS TÊM EM COMPREENDER A FUNÇÃO DA REESCRITA DE UM TEXTO E MESMO SENDO EM DUAS TURMAS DE 6? ANOS DO ENSINO REGULAR E UMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), NOS DEPARAMOS COM DIFICULDADES SEMELHANTES. SENDO ASSIM, O PROFESSOR PRECISA CRIAR ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITEM O ENSINO-APRENDIZAGEM, PROPORCIONANDO AOS DISCENTES O CONHECIMENTO DA FUNÇÃO E OBJETIVOS DE PRODUÇÃO DOS GÊNEROS ABORDADOS EM SALA DE AULA. AS CONTRIBUIÇÕES DA BNCC (2017), DE PEREIRA (2010), DENTRE OUTROS, FORAM FUNDAMENTAIS PARA ALCANÇARMOS ESSES RESULTADOS. PERCEBEMOS QUE SÃO MUITOS DESAFIOS, NO QUE DIZ RESPEITO ? PRÁTICA DA REESCRITA, MAS NÃO ? UM TRABALHO IMPOSSÍVEL DE SER REALIZADO, RECONHECEMOS COMO PROFESSORAS EM FORMAÇÃO, QUE ? POSSÍVEL FAZER UM TRABALHO COM REESCRITA DE TEXTOS COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, SEJA EM TURMAS DO ENSINO REGULAR OU DA EJA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.