Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

TECNOLOGIA DIGITAL COMO RECURSO METODOLÓGICO E PERSPECTIVAS DE ALUNOS E PROFESSORES DE QUÍMICA DA E.E.E.F.M. SÃO SEBASTI?O.

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, TECNOLOGIA DIGITAL, RECURSO METODOLÓGICO. Pôster (PO) GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64716
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 79
    "inscrito_id" => 952
    "titulo" => "TECNOLOGIA DIGITAL COMO RECURSO METODOLÓGICO E PERSPECTIVAS DE ALUNOS E PROFESSORES DE QUÍMICA DA E.E.E.F.M. SÃO SEBASTI?O."
    "resumo" => "NA ÉPOCA ATUAL NÃO HÁ COMO NEGAR: A TECNOLOGIA TEM FEITO PARTE DO DIA A DIA DE MUITAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS MODIFICANDO O MODO DE APRENDIZAGEM DOS MESMOS. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS (TD'S) MUITO TEM CONTRIBUÍDO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA, VISTO QUE, ? UMA FERRAMENTA QUE ESTÁ CADA VEZ MAIS PRESENTE NO SEU COTIDIANO. POR ESTA RAZ?O QUE ATUALMENTE O ENSINO DEMANDA ABORDAGENS INOVADORAS, E NESTE CONTEXTO, ELES PRECISAM VIVENCIAR A REALIDADE DE AULAS DIFERENCIADAS COM EXPLANAÇÃO DE CONTEÚDOS ATRAVÉS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO SMARTPHONES, COMPUTADORES, DATA SHOW, JUNTAMENTE COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E SOFTWARES QUE TORNAM O ENSINO DE QUÍMICA MAIS PRAZEROSO. PARA TANTO ? IMPORTANTE QUE OS PROFESSORES EM CONJUNTO COM GESTORES ESTEJAM PREPARADOS PARA APRIMORAR TAIS PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA UM MELHOR APRENDIZADO PELOS DISCENTES. DESTE MODO, ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA COMO ESTAGI?RIOS, FOI POSSÍVEL PERCEBER AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NO ENTENDIMENTO DE DIVERSOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA E DOS PROFESSORES QUANTO AO MANUSEIO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. REALIZOU-SE PORTANTO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO MEDIANTE A COLETA E ANÁLISE DE DADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. ASSIM, ESSE ESTUDO MOSTRA-SE RELEVANTE ? MEDIDA QUE TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO TECNOLÓGICA EM SALA DE AULA, DE FORMA A PROMOVER MUDANÇAS NA METODOLOGIA DE ENSINO, DE APRENDER E ENXERGAR A IMPORTÂNCIA QUE ESSAS TRAZEM PARA A APRENDIZAGEM DA NOVA GERAÇÃO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TECNOLOGIA DIGITAL, RECURSO METODOLÓGICO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA28_ID952_10102019162150.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZANY MARCELINO DE TOLEDO"
    "autor_nome_curto" => "SUZANY TOLEDO"
    "autor_email" => "xsuzanymtoledo@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64716
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 79
    "inscrito_id" => 952
    "titulo" => "TECNOLOGIA DIGITAL COMO RECURSO METODOLÓGICO E PERSPECTIVAS DE ALUNOS E PROFESSORES DE QUÍMICA DA E.E.E.F.M. SÃO SEBASTI?O."
    "resumo" => "NA ÉPOCA ATUAL NÃO HÁ COMO NEGAR: A TECNOLOGIA TEM FEITO PARTE DO DIA A DIA DE MUITAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS MODIFICANDO O MODO DE APRENDIZAGEM DOS MESMOS. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS (TD'S) MUITO TEM CONTRIBUÍDO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA, VISTO QUE, ? UMA FERRAMENTA QUE ESTÁ CADA VEZ MAIS PRESENTE NO SEU COTIDIANO. POR ESTA RAZ?O QUE ATUALMENTE O ENSINO DEMANDA ABORDAGENS INOVADORAS, E NESTE CONTEXTO, ELES PRECISAM VIVENCIAR A REALIDADE DE AULAS DIFERENCIADAS COM EXPLANAÇÃO DE CONTEÚDOS ATRAVÉS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO SMARTPHONES, COMPUTADORES, DATA SHOW, JUNTAMENTE COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E SOFTWARES QUE TORNAM O ENSINO DE QUÍMICA MAIS PRAZEROSO. PARA TANTO ? IMPORTANTE QUE OS PROFESSORES EM CONJUNTO COM GESTORES ESTEJAM PREPARADOS PARA APRIMORAR TAIS PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA UM MELHOR APRENDIZADO PELOS DISCENTES. DESTE MODO, ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA COMO ESTAGI?RIOS, FOI POSSÍVEL PERCEBER AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NO ENTENDIMENTO DE DIVERSOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA E DOS PROFESSORES QUANTO AO MANUSEIO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. REALIZOU-SE PORTANTO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO MEDIANTE A COLETA E ANÁLISE DE DADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. ASSIM, ESSE ESTUDO MOSTRA-SE RELEVANTE ? MEDIDA QUE TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO TECNOLÓGICA EM SALA DE AULA, DE FORMA A PROMOVER MUDANÇAS NA METODOLOGIA DE ENSINO, DE APRENDER E ENXERGAR A IMPORTÂNCIA QUE ESSAS TRAZEM PARA A APRENDIZAGEM DA NOVA GERAÇÃO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TECNOLOGIA DIGITAL, RECURSO METODOLÓGICO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA28_ID952_10102019162150.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZANY MARCELINO DE TOLEDO"
    "autor_nome_curto" => "SUZANY TOLEDO"
    "autor_email" => "xsuzanymtoledo@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

NA ÉPOCA ATUAL NÃO HÁ COMO NEGAR: A TECNOLOGIA TEM FEITO PARTE DO DIA A DIA DE MUITAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS MODIFICANDO O MODO DE APRENDIZAGEM DOS MESMOS. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS (TD'S) MUITO TEM CONTRIBUÍDO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA, VISTO QUE, ? UMA FERRAMENTA QUE ESTÁ CADA VEZ MAIS PRESENTE NO SEU COTIDIANO. POR ESTA RAZ?O QUE ATUALMENTE O ENSINO DEMANDA ABORDAGENS INOVADORAS, E NESTE CONTEXTO, ELES PRECISAM VIVENCIAR A REALIDADE DE AULAS DIFERENCIADAS COM EXPLANAÇÃO DE CONTEÚDOS ATRAVÉS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO SMARTPHONES, COMPUTADORES, DATA SHOW, JUNTAMENTE COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E SOFTWARES QUE TORNAM O ENSINO DE QUÍMICA MAIS PRAZEROSO. PARA TANTO ? IMPORTANTE QUE OS PROFESSORES EM CONJUNTO COM GESTORES ESTEJAM PREPARADOS PARA APRIMORAR TAIS PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA UM MELHOR APRENDIZADO PELOS DISCENTES. DESTE MODO, ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA COMO ESTAGI?RIOS, FOI POSSÍVEL PERCEBER AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NO ENTENDIMENTO DE DIVERSOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA E DOS PROFESSORES QUANTO AO MANUSEIO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. REALIZOU-SE PORTANTO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO MEDIANTE A COLETA E ANÁLISE DE DADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. ASSIM, ESSE ESTUDO MOSTRA-SE RELEVANTE ? MEDIDA QUE TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO TECNOLÓGICA EM SALA DE AULA, DE FORMA A PROMOVER MUDANÇAS NA METODOLOGIA DE ENSINO, DE APRENDER E ENXERGAR A IMPORTÂNCIA QUE ESSAS TRAZEM PARA A APRENDIZAGEM DA NOVA GERAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.