Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RECEITA LITERÁRIA: CONSTRUINDO PROTAGONISTAS ATRAVÉS DA LITERATURA NO CEF. LUZIA MAIA EM CATOLÉ DO ROCHA - PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, LETRAMENTO LITERÁRIO, AUTONOMIA Pôster (PO) GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64663
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 268
    "inscrito_id" => 99
    "titulo" => "RECEITA LITERÁRIA: CONSTRUINDO PROTAGONISTAS ATRAVÉS DA LITERATURA NO CEF. LUZIA MAIA EM CATOLÉ DO ROCHA - PB"
    "resumo" => "O PROJETO PROP?S UM ESQUEMA DE LEITURAS, ATIVIDADES INTERPRETATIVAS E PRODUÇÕES TEXTUAIS QUE ABORDASSEM ELEMENTOS SOCIOCULTURAIS CONTEXTUALIZADOS COM O COTIDIANO DO DISCENTE, UMA VEZ QUE, DIANTE DAS OBSERVAÇÕES NOTOU-SE A NECESSIDADE DE PROMOVER O LETRAMENTO LITERÁRIO. LOGO, QUESTIONANDO COMO DESENVOLVER OS VALORES HUMANOS, A CRITICIDADE E O ENGAJAMENTO SOCIAL DO ESTUDANTE POR MEIO DA LITERATURA, OBJETIVOU-SE, MEDIANTE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PRÁTICAS DE REFLEXÃO, ANÁLISE E ESCRITA, BEM COMO ATIVIDADES LÚDICAS QUE EXPLORASSEM O IMAGINÁRIO TEXTUAL E ARTICULASSEM A AUTONOMIA PARA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS. DESSA FORMA, ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA FOI PROPOSTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 6º ANO B E C DO CEF. LUZIA MAIA, INSTITUIÇÃO DE ENSINO LOCALIZADA EM CATOLÉ DO ROCHA - PB, O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E CONTOS. DESSE MODO, O PROJETO REALIZOU-SE ATRAVÉS DE UMA PESQUISA-AÇÃO E UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ORGANIZADA PELOS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS ? PCN?S (2000); A BASE COMUM CURRICULAR NACIONAL ? BNCC (2015); MARCUSCHI (2008) E ROJO (2016). ASSIM, O PROJETO EMPREENDEU UM PANORAMA DE LITERATURAS TRATANDO PERSONAGENS, ESPAÇOS E ENREDOS DIFERENTES, ALCANÇANDO CONVERSAÇÕES SOBRE VARIADAS TEMÁTICAS E A CONSTITUIÇÃO DE TEXTOS QUE SER?O REUNIDOS PARA FORMAÇÃO DE UM LIVRO QUE IR? COMPOR O ACERVO BIBLIOTEC?RIO DA ESCOLA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, LETRAMENTO LITERÁRIO, AUTONOMIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID99_18102019210536.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÂNGELA ROBERTA CARNEIRO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ÂNGELA ROBERTA "
    "autor_email" => "robertasousac9@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64663
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 268
    "inscrito_id" => 99
    "titulo" => "RECEITA LITERÁRIA: CONSTRUINDO PROTAGONISTAS ATRAVÉS DA LITERATURA NO CEF. LUZIA MAIA EM CATOLÉ DO ROCHA - PB"
    "resumo" => "O PROJETO PROP?S UM ESQUEMA DE LEITURAS, ATIVIDADES INTERPRETATIVAS E PRODUÇÕES TEXTUAIS QUE ABORDASSEM ELEMENTOS SOCIOCULTURAIS CONTEXTUALIZADOS COM O COTIDIANO DO DISCENTE, UMA VEZ QUE, DIANTE DAS OBSERVAÇÕES NOTOU-SE A NECESSIDADE DE PROMOVER O LETRAMENTO LITERÁRIO. LOGO, QUESTIONANDO COMO DESENVOLVER OS VALORES HUMANOS, A CRITICIDADE E O ENGAJAMENTO SOCIAL DO ESTUDANTE POR MEIO DA LITERATURA, OBJETIVOU-SE, MEDIANTE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PRÁTICAS DE REFLEXÃO, ANÁLISE E ESCRITA, BEM COMO ATIVIDADES LÚDICAS QUE EXPLORASSEM O IMAGINÁRIO TEXTUAL E ARTICULASSEM A AUTONOMIA PARA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS. DESSA FORMA, ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA FOI PROPOSTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 6º ANO B E C DO CEF. LUZIA MAIA, INSTITUIÇÃO DE ENSINO LOCALIZADA EM CATOLÉ DO ROCHA - PB, O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E CONTOS. DESSE MODO, O PROJETO REALIZOU-SE ATRAVÉS DE UMA PESQUISA-AÇÃO E UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ORGANIZADA PELOS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS ? PCN?S (2000); A BASE COMUM CURRICULAR NACIONAL ? BNCC (2015); MARCUSCHI (2008) E ROJO (2016). ASSIM, O PROJETO EMPREENDEU UM PANORAMA DE LITERATURAS TRATANDO PERSONAGENS, ESPAÇOS E ENREDOS DIFERENTES, ALCANÇANDO CONVERSAÇÕES SOBRE VARIADAS TEMÁTICAS E A CONSTITUIÇÃO DE TEXTOS QUE SER?O REUNIDOS PARA FORMAÇÃO DE UM LIVRO QUE IR? COMPOR O ACERVO BIBLIOTEC?RIO DA ESCOLA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, LETRAMENTO LITERÁRIO, AUTONOMIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID99_18102019210536.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÂNGELA ROBERTA CARNEIRO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ÂNGELA ROBERTA "
    "autor_email" => "robertasousac9@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O PROJETO PROP?S UM ESQUEMA DE LEITURAS, ATIVIDADES INTERPRETATIVAS E PRODUÇÕES TEXTUAIS QUE ABORDASSEM ELEMENTOS SOCIOCULTURAIS CONTEXTUALIZADOS COM O COTIDIANO DO DISCENTE, UMA VEZ QUE, DIANTE DAS OBSERVAÇÕES NOTOU-SE A NECESSIDADE DE PROMOVER O LETRAMENTO LITERÁRIO. LOGO, QUESTIONANDO COMO DESENVOLVER OS VALORES HUMANOS, A CRITICIDADE E O ENGAJAMENTO SOCIAL DO ESTUDANTE POR MEIO DA LITERATURA, OBJETIVOU-SE, MEDIANTE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PRÁTICAS DE REFLEXÃO, ANÁLISE E ESCRITA, BEM COMO ATIVIDADES LÚDICAS QUE EXPLORASSEM O IMAGINÁRIO TEXTUAL E ARTICULASSEM A AUTONOMIA PARA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS. DESSA FORMA, ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA FOI PROPOSTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 6º ANO B E C DO CEF. LUZIA MAIA, INSTITUIÇÃO DE ENSINO LOCALIZADA EM CATOLÉ DO ROCHA - PB, O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E CONTOS. DESSE MODO, O PROJETO REALIZOU-SE ATRAVÉS DE UMA PESQUISA-AÇÃO E UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ORGANIZADA PELOS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS ? PCN?S (2000); A BASE COMUM CURRICULAR NACIONAL ? BNCC (2015); MARCUSCHI (2008) E ROJO (2016). ASSIM, O PROJETO EMPREENDEU UM PANORAMA DE LITERATURAS TRATANDO PERSONAGENS, ESPAÇOS E ENREDOS DIFERENTES, ALCANÇANDO CONVERSAÇÕES SOBRE VARIADAS TEMÁTICAS E A CONSTITUIÇÃO DE TEXTOS QUE SER?O REUNIDOS PARA FORMAÇÃO DE UM LIVRO QUE IR? COMPOR O ACERVO BIBLIOTEC?RIO DA ESCOLA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.