Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O ENSINO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE ÀS DIFICULDADES DE ATUAÇÃO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA, PLANEJAMENTO Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6450
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 380
    "inscrito_id" => 895
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE ÀS DIFICULDADES DE ATUAÇÃO"
    "resumo" => "O Ensino de Ciências é um desafio para muitos professores recém-formados que começam a lecionar, e de certa forma gera frustração quando os mesmos não conseguem ter um retorno esperado dos alunos. Este estudo objetiva analisar através de uma revisão literária, os motivos pelos quais os professores do ensino fundamental têm dificuldades na atuação do EC. A literatura reconhece que a formação inicial fragmentada e a não participação de cursos de formação continuada sejam as principais causas das dificuldades enfrentadas pelos professores de Ciências do ensino fundamental. Um ponto importante a ser considerado é que os professores devem estar em constante aprendizado, para que possam realizar seu trabalho com segurança, chegando ao seu principal objetivo, o de auxiliar aos alunos e ser peça fundamental no processo de construção do conhecimento científico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA, PLANEJAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_23_50_39_idinscrito_895_1aa339b7a51fb1a1307d8957dd2191f5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANA ROCHA BITTENCOURT"
    "autor_nome_curto" => "ALANA"
    "autor_email" => "alanarochab@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6450
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 380
    "inscrito_id" => 895
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE ÀS DIFICULDADES DE ATUAÇÃO"
    "resumo" => "O Ensino de Ciências é um desafio para muitos professores recém-formados que começam a lecionar, e de certa forma gera frustração quando os mesmos não conseguem ter um retorno esperado dos alunos. Este estudo objetiva analisar através de uma revisão literária, os motivos pelos quais os professores do ensino fundamental têm dificuldades na atuação do EC. A literatura reconhece que a formação inicial fragmentada e a não participação de cursos de formação continuada sejam as principais causas das dificuldades enfrentadas pelos professores de Ciências do ensino fundamental. Um ponto importante a ser considerado é que os professores devem estar em constante aprendizado, para que possam realizar seu trabalho com segurança, chegando ao seu principal objetivo, o de auxiliar aos alunos e ser peça fundamental no processo de construção do conhecimento científico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA, PLANEJAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_23_50_39_idinscrito_895_1aa339b7a51fb1a1307d8957dd2191f5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANA ROCHA BITTENCOURT"
    "autor_nome_curto" => "ALANA"
    "autor_email" => "alanarochab@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O Ensino de Ciências é um desafio para muitos professores recém-formados que começam a lecionar, e de certa forma gera frustração quando os mesmos não conseguem ter um retorno esperado dos alunos. Este estudo objetiva analisar através de uma revisão literária, os motivos pelos quais os professores do ensino fundamental têm dificuldades na atuação do EC. A literatura reconhece que a formação inicial fragmentada e a não participação de cursos de formação continuada sejam as principais causas das dificuldades enfrentadas pelos professores de Ciências do ensino fundamental. Um ponto importante a ser considerado é que os professores devem estar em constante aprendizado, para que possam realizar seu trabalho com segurança, chegando ao seu principal objetivo, o de auxiliar aos alunos e ser peça fundamental no processo de construção do conhecimento científico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.