Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA: FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOBRE ?CIDOS E BASES

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA, QUÍMICA, ?CIDOS E BASES. Pôster (PO) GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64496
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 381
    "inscrito_id" => 851
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA: FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOBRE ?CIDOS E BASES"
    "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO COME?OU A SER INSERIDA A ALGUNS ANOS NAS ESCOLAS. AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DESENVOLVEM UM PAPEL DE GRANDE IMPORTÂNCIA, FAZENDO UMA PONTE ENTRE OS EDUCANDOS E O SABER, ESTREITANDO ASSIM O ELO EXISTENTE ENTRE MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM. PENSANDO EM EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA, DELIZOICOV ESTRUTUROU TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. DIANTE DISSO O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? APRESENTAR UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADORA, ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE ?CIDOS E BASES NO COTIDIANO, NAS AULAS DE QUÍMICA COM ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ECI SOLON DE LUCENA, NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. A PESQUISA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE UMA TURMA DE 3º ANO MÉDIO DA ECI SOLON DE LUCENA. ESTA FOI DESENVOLVIDA EM QUATRO MOMENTOS SEGUINDO OS MOMENTOS PEDAGÓGICOS ESTRUTURADO POR DELIZOICOV. NO PRIMEIRO MOMENTO FOI FEITO A PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL POR MEIO DE UM QUESTIONAMENTO E OBSERVAÇÃO DE IMAGENS. O SEGUNDO MOMENTO FOI A FEITO A PARTE DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO JUNTAMENTE COM A EXPERIMENTAÇÃO. O TERCEIRO MOMENTO FOI SOLICITADO QUE ESTES FIZESSEM UMA PESQUISA DA ACIDEZ E BASICIDADE DE PRODUTOS DE LIMPEZA E POR FIM, O QUARTO MOMENTO FOI FEITO A COLETA DE DADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS. A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA CONTRIBUIU NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO ALÉM DE DESENVOLVER UM AMBIENTE DE DISCUSSÕES A RESPEITO DA QUÍMICA E SUA UTILIZAÇÃO NO COTIDIANO. ATRAVÉS DAS FALAS DOS ESTUDANTES, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ELES APONTARAM BASTANTES ASPECTOS POSITIVOS, CONFIRMANDO QUE A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÃO FOI UMA BOA METODOLOGIA UTILIZADA NAS AULAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA, QUÍMICA, ?CIDOS E BASES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA28_ID851_19102019182845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUIELY BALBINO BARROS"
    "autor_nome_curto" => "JAQUIELY"
    "autor_email" => "jaquielybarros@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64496
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 381
    "inscrito_id" => 851
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA: FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOBRE ?CIDOS E BASES"
    "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO COME?OU A SER INSERIDA A ALGUNS ANOS NAS ESCOLAS. AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DESENVOLVEM UM PAPEL DE GRANDE IMPORTÂNCIA, FAZENDO UMA PONTE ENTRE OS EDUCANDOS E O SABER, ESTREITANDO ASSIM O ELO EXISTENTE ENTRE MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM. PENSANDO EM EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA, DELIZOICOV ESTRUTUROU TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. DIANTE DISSO O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? APRESENTAR UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADORA, ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE ?CIDOS E BASES NO COTIDIANO, NAS AULAS DE QUÍMICA COM ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ECI SOLON DE LUCENA, NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. A PESQUISA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE UMA TURMA DE 3º ANO MÉDIO DA ECI SOLON DE LUCENA. ESTA FOI DESENVOLVIDA EM QUATRO MOMENTOS SEGUINDO OS MOMENTOS PEDAGÓGICOS ESTRUTURADO POR DELIZOICOV. NO PRIMEIRO MOMENTO FOI FEITO A PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL POR MEIO DE UM QUESTIONAMENTO E OBSERVAÇÃO DE IMAGENS. O SEGUNDO MOMENTO FOI A FEITO A PARTE DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO JUNTAMENTE COM A EXPERIMENTAÇÃO. O TERCEIRO MOMENTO FOI SOLICITADO QUE ESTES FIZESSEM UMA PESQUISA DA ACIDEZ E BASICIDADE DE PRODUTOS DE LIMPEZA E POR FIM, O QUARTO MOMENTO FOI FEITO A COLETA DE DADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS. A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA CONTRIBUIU NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO ALÉM DE DESENVOLVER UM AMBIENTE DE DISCUSSÕES A RESPEITO DA QUÍMICA E SUA UTILIZAÇÃO NO COTIDIANO. ATRAVÉS DAS FALAS DOS ESTUDANTES, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ELES APONTARAM BASTANTES ASPECTOS POSITIVOS, CONFIRMANDO QUE A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÃO FOI UMA BOA METODOLOGIA UTILIZADA NAS AULAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA, QUÍMICA, ?CIDOS E BASES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA28_ID851_19102019182845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUIELY BALBINO BARROS"
    "autor_nome_curto" => "JAQUIELY"
    "autor_email" => "jaquielybarros@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO COME?OU A SER INSERIDA A ALGUNS ANOS NAS ESCOLAS. AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DESENVOLVEM UM PAPEL DE GRANDE IMPORTÂNCIA, FAZENDO UMA PONTE ENTRE OS EDUCANDOS E O SABER, ESTREITANDO ASSIM O ELO EXISTENTE ENTRE MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM. PENSANDO EM EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA, DELIZOICOV ESTRUTUROU TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. DIANTE DISSO O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? APRESENTAR UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADORA, ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE ?CIDOS E BASES NO COTIDIANO, NAS AULAS DE QUÍMICA COM ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ECI SOLON DE LUCENA, NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. A PESQUISA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE UMA TURMA DE 3º ANO MÉDIO DA ECI SOLON DE LUCENA. ESTA FOI DESENVOLVIDA EM QUATRO MOMENTOS SEGUINDO OS MOMENTOS PEDAGÓGICOS ESTRUTURADO POR DELIZOICOV. NO PRIMEIRO MOMENTO FOI FEITO A PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL POR MEIO DE UM QUESTIONAMENTO E OBSERVAÇÃO DE IMAGENS. O SEGUNDO MOMENTO FOI A FEITO A PARTE DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO JUNTAMENTE COM A EXPERIMENTAÇÃO. O TERCEIRO MOMENTO FOI SOLICITADO QUE ESTES FIZESSEM UMA PESQUISA DA ACIDEZ E BASICIDADE DE PRODUTOS DE LIMPEZA E POR FIM, O QUARTO MOMENTO FOI FEITO A COLETA DE DADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS. A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA CONTRIBUIU NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO ALÉM DE DESENVOLVER UM AMBIENTE DE DISCUSSÕES A RESPEITO DA QUÍMICA E SUA UTILIZAÇÃO NO COTIDIANO. ATRAVÉS DAS FALAS DOS ESTUDANTES, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ELES APONTARAM BASTANTES ASPECTOS POSITIVOS, CONFIRMANDO QUE A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÃO FOI UMA BOA METODOLOGIA UTILIZADA NAS AULAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.