Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DIÁRIO DE UM BOLSISTA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATOS DA EXPERIMENTAÇÃO COMO PROFESSOR DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, PROFESSOR DE CIÊNCIAS, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, INTERVENÇÃO Pôster (PO) GT-01 – Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64454
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 299
    "inscrito_id" => 230
    "titulo" => "DIÁRIO DE UM BOLSISTA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATOS DA EXPERIMENTAÇÃO COMO PROFESSOR DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA, REALIZADO DAS EXPERIÊNCIAS REGISTRADAS EM DIÁRIO, DURANTE A REGÊNCIA DE AULAS DE UM BOLSITA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DO SUBPROJETO DE BIOLOGIA DA UEPB, NOS SETE MESES DA SUA EXPERIMENTAÇÃO COMO PROFESSOR DE CIÊNCIAS EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS, NUMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE - PB. AS EXPERIÊNCIAS CONTIDAS NESSE RELATO SÃO DECORRENTES DA PRÁTICA DE AULAS E DAS ATIVIDADES DO PROJETO DE INTERVENÇÃO QUE UTILIZARAM ALGUNS MICROSC?PIOS MONOCULARES EM SALA DE AULA. A EXPERIMENTAÇÃO COMO PROFESSOR DE CIÊNCIAS RESULTOU EM SIGNIFICATIVOS APRENDIZADOS ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DO PROFESSOR, DA PRÁTICA DE RESSIGNIFICAR OS CONTEÚDOS APRENDIDOS NO ENSINO SUPERIOR A SEREM PASSADOS PARA OS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO E DA NECESSIDADE DOS PROFESSORES EXECUTAREM O ENSINO ATRELADO A PESQUISA CONTRIBUINDO COM MELHORIA NOS ASPECTOS ATUAIS QUE AFETAM A EDUCAÇÃO. JÁ O USO DE MICROSC?PIOS MONOCULARES LEVADOS NA SALA DE AULA, FORAM CAPAZES DE TORNAR ALUNOS MAIS ATIVOS E A TEMÁTICA VIDA E EVOLUÇÃO UM ESTUDO ATRAENTE E SIGNIFICATIVO, APROXIMANDO OS ALUNOS A ESSA IMPORTANTE ÁREA DE CONHECIMENTO, ALÉM DE TER SIDO UMA OPORTUNIDADE DE MOSTRAR PARA OS ALUNOS, COMO A UTILIZAÇÃO DESSES RECURSOS E MÉTODOS CIENTÍFICOS PODEM ATUAR NOS DESAFIOS DA SOCIEDADE. ESSE RELATO POSSIBILITA O ESTUDO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TAMBÉM UM MOMENTO OPORTUNO PARA A REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO DOCENTE CONTRIBUINDO FORTEMENTE COM A PREPARAÇÃO DE OUTROS PROFESSORES QUE ESTÃO A INICIAR A DOCÊNCIA COM POUCA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-01 – Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, PROFESSOR DE CIÊNCIAS, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, INTERVENÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA17_ID230_19102019084040.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILSON CAVALCANTE LOURENÇO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDILSON CLP"
    "autor_email" => "edilson.mog@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64454
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 299
    "inscrito_id" => 230
    "titulo" => "DIÁRIO DE UM BOLSISTA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATOS DA EXPERIMENTAÇÃO COMO PROFESSOR DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA, REALIZADO DAS EXPERIÊNCIAS REGISTRADAS EM DIÁRIO, DURANTE A REGÊNCIA DE AULAS DE UM BOLSITA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DO SUBPROJETO DE BIOLOGIA DA UEPB, NOS SETE MESES DA SUA EXPERIMENTAÇÃO COMO PROFESSOR DE CIÊNCIAS EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS, NUMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE - PB. AS EXPERIÊNCIAS CONTIDAS NESSE RELATO SÃO DECORRENTES DA PRÁTICA DE AULAS E DAS ATIVIDADES DO PROJETO DE INTERVENÇÃO QUE UTILIZARAM ALGUNS MICROSC?PIOS MONOCULARES EM SALA DE AULA. A EXPERIMENTAÇÃO COMO PROFESSOR DE CIÊNCIAS RESULTOU EM SIGNIFICATIVOS APRENDIZADOS ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DO PROFESSOR, DA PRÁTICA DE RESSIGNIFICAR OS CONTEÚDOS APRENDIDOS NO ENSINO SUPERIOR A SEREM PASSADOS PARA OS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO E DA NECESSIDADE DOS PROFESSORES EXECUTAREM O ENSINO ATRELADO A PESQUISA CONTRIBUINDO COM MELHORIA NOS ASPECTOS ATUAIS QUE AFETAM A EDUCAÇÃO. JÁ O USO DE MICROSC?PIOS MONOCULARES LEVADOS NA SALA DE AULA, FORAM CAPAZES DE TORNAR ALUNOS MAIS ATIVOS E A TEMÁTICA VIDA E EVOLUÇÃO UM ESTUDO ATRAENTE E SIGNIFICATIVO, APROXIMANDO OS ALUNOS A ESSA IMPORTANTE ÁREA DE CONHECIMENTO, ALÉM DE TER SIDO UMA OPORTUNIDADE DE MOSTRAR PARA OS ALUNOS, COMO A UTILIZAÇÃO DESSES RECURSOS E MÉTODOS CIENTÍFICOS PODEM ATUAR NOS DESAFIOS DA SOCIEDADE. ESSE RELATO POSSIBILITA O ESTUDO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TAMBÉM UM MOMENTO OPORTUNO PARA A REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO DOCENTE CONTRIBUINDO FORTEMENTE COM A PREPARAÇÃO DE OUTROS PROFESSORES QUE ESTÃO A INICIAR A DOCÊNCIA COM POUCA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-01 – Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, PROFESSOR DE CIÊNCIAS, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, INTERVENÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA17_ID230_19102019084040.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILSON CAVALCANTE LOURENÇO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDILSON CLP"
    "autor_email" => "edilson.mog@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA, REALIZADO DAS EXPERIÊNCIAS REGISTRADAS EM DIÁRIO, DURANTE A REGÊNCIA DE AULAS DE UM BOLSITA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DO SUBPROJETO DE BIOLOGIA DA UEPB, NOS SETE MESES DA SUA EXPERIMENTAÇÃO COMO PROFESSOR DE CIÊNCIAS EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS, NUMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE - PB. AS EXPERIÊNCIAS CONTIDAS NESSE RELATO SÃO DECORRENTES DA PRÁTICA DE AULAS E DAS ATIVIDADES DO PROJETO DE INTERVENÇÃO QUE UTILIZARAM ALGUNS MICROSC?PIOS MONOCULARES EM SALA DE AULA. A EXPERIMENTAÇÃO COMO PROFESSOR DE CIÊNCIAS RESULTOU EM SIGNIFICATIVOS APRENDIZADOS ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DO PROFESSOR, DA PRÁTICA DE RESSIGNIFICAR OS CONTEÚDOS APRENDIDOS NO ENSINO SUPERIOR A SEREM PASSADOS PARA OS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO E DA NECESSIDADE DOS PROFESSORES EXECUTAREM O ENSINO ATRELADO A PESQUISA CONTRIBUINDO COM MELHORIA NOS ASPECTOS ATUAIS QUE AFETAM A EDUCAÇÃO. JÁ O USO DE MICROSC?PIOS MONOCULARES LEVADOS NA SALA DE AULA, FORAM CAPAZES DE TORNAR ALUNOS MAIS ATIVOS E A TEMÁTICA VIDA E EVOLUÇÃO UM ESTUDO ATRAENTE E SIGNIFICATIVO, APROXIMANDO OS ALUNOS A ESSA IMPORTANTE ÁREA DE CONHECIMENTO, ALÉM DE TER SIDO UMA OPORTUNIDADE DE MOSTRAR PARA OS ALUNOS, COMO A UTILIZAÇÃO DESSES RECURSOS E MÉTODOS CIENTÍFICOS PODEM ATUAR NOS DESAFIOS DA SOCIEDADE. ESSE RELATO POSSIBILITA O ESTUDO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TAMBÉM UM MOMENTO OPORTUNO PARA A REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO DOCENTE CONTRIBUINDO FORTEMENTE COM A PREPARAÇÃO DE OUTROS PROFESSORES QUE ESTÃO A INICIAR A DOCÊNCIA COM POUCA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.