Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

CONTRIBUIÇÃO DO PIBID EM UMA SALA DE AULA COM DISTORÇÃO DE IDADE-SÉRIE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: DISTORÇÃO SÉRIE-IDADE, APRENDIZAGEM, PIBID Pôster (PO) GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64440
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 158
    "inscrito_id" => 594
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DO PIBID EM UMA SALA DE AULA COM DISTORÇÃO DE IDADE-SÉRIE: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO POSSUI COMO OBJETO DE ESTUDO O PROBLEMA DA DISTORÇÃO IDADE ? SÉRIE NO\r\n
      CONTEXTO ESCOLAR, TENDO COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DAS ALUNAS DO\r\n
      PROGRAMA PIBID EM SALA DE AULA DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL (EMEF) MARIINHA\r\n
      BORBOREMA, COM O INTUITO DE CONTRIBUIR, JUNTAMENTE COM A PROFESSORA SUPERVISORA, NO AVANÇO ESCOLAR\r\n
      DESSES ALUNOS, POSSIBILITANDO QUE AS CRIANÇAS PROGRIDAM EM SEU APRENDIZADO E EM SUA FORMAÇÃO SOCIAL. ESPECIFICAMENTE OBJETIVAMOS REFLETIR COMO O PROBLEMA DA DISTORÇÃO IDADE ? SÉRIE SE FAZ PRESENTE NA ESCOLA SUPRACITADA, MAIS ESPECIALMENTE, NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A METODOLOGIA DAS\r\n
      ATIVIDADES EM SALA SE DEU ATRAVÉS DO ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL AQUELES QUE DEMONSTRARAM MAIOR DIFICULDADE EM ASSIMILAR OS CONTEÚDOS, BEM COMO AUXILIANDO OS ALUNOS COM AUSÊNCIA DE DOM?NIO DA LEITURA E ESCRITA, ALÉM DE PROPICIAR ATIVIDADES DE INTERAÇÃO EM GRUPO, POR MEIO DE BRINCADEIRAS E MATERIAIS LÚDICOS. PARA TANTO, NOS APOIAREMOS TEORICAMENTE EM BRASIL (1988), BRASIL (1996), ESTEBAN (2012), MOREIRA (2014), PIAGET (1972). OS RESULTADOS MOSTRAM QUE AS CRIANÇAS QUE APRESENTAM MAIORES\r\n
      DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SÃO AS MESMAS QUE POSSUEM HISTÓRICO DE DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE E DE\r\n
      INSUCESSO ESCOLAR, QUE NO GERAL SÃO CRIANÇAS DE PERFIL SOCIOECONÔMICO MAIS BAIXO, DAS QUAIS DESDE\r\n
      MUITO CEDO PRECISAM DESENVOLVER ATIVIDADES E PAPÉIS QUE NÃO LHES CABEM ENQUANTO SUJEITOS QUE ESTÃO EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS BASES. FATO ESSE QUE EVIDENCIA A\r\n
      IMPORTÂNCIA DE PROGRAMAS COMO O PIBID NO PROCESSO DE ENSINO-APENDIZAGEM, TANTO POR PARTE DOS ALUNOS, QUANTO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "DISTORÇÃO SÉRIE-IDADE, APRENDIZAGEM, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID594_14102019213117.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OSIOLANY DA SILVA CAVALCANTI "
    "autor_nome_curto" => "LANY"
    "autor_email" => "osiolanyalves@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64440
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 158
    "inscrito_id" => 594
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DO PIBID EM UMA SALA DE AULA COM DISTORÇÃO DE IDADE-SÉRIE: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO POSSUI COMO OBJETO DE ESTUDO O PROBLEMA DA DISTORÇÃO IDADE ? SÉRIE NO\r\n
      CONTEXTO ESCOLAR, TENDO COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DAS ALUNAS DO\r\n
      PROGRAMA PIBID EM SALA DE AULA DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL (EMEF) MARIINHA\r\n
      BORBOREMA, COM O INTUITO DE CONTRIBUIR, JUNTAMENTE COM A PROFESSORA SUPERVISORA, NO AVANÇO ESCOLAR\r\n
      DESSES ALUNOS, POSSIBILITANDO QUE AS CRIANÇAS PROGRIDAM EM SEU APRENDIZADO E EM SUA FORMAÇÃO SOCIAL. ESPECIFICAMENTE OBJETIVAMOS REFLETIR COMO O PROBLEMA DA DISTORÇÃO IDADE ? SÉRIE SE FAZ PRESENTE NA ESCOLA SUPRACITADA, MAIS ESPECIALMENTE, NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A METODOLOGIA DAS\r\n
      ATIVIDADES EM SALA SE DEU ATRAVÉS DO ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL AQUELES QUE DEMONSTRARAM MAIOR DIFICULDADE EM ASSIMILAR OS CONTEÚDOS, BEM COMO AUXILIANDO OS ALUNOS COM AUSÊNCIA DE DOM?NIO DA LEITURA E ESCRITA, ALÉM DE PROPICIAR ATIVIDADES DE INTERAÇÃO EM GRUPO, POR MEIO DE BRINCADEIRAS E MATERIAIS LÚDICOS. PARA TANTO, NOS APOIAREMOS TEORICAMENTE EM BRASIL (1988), BRASIL (1996), ESTEBAN (2012), MOREIRA (2014), PIAGET (1972). OS RESULTADOS MOSTRAM QUE AS CRIANÇAS QUE APRESENTAM MAIORES\r\n
      DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SÃO AS MESMAS QUE POSSUEM HISTÓRICO DE DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE E DE\r\n
      INSUCESSO ESCOLAR, QUE NO GERAL SÃO CRIANÇAS DE PERFIL SOCIOECONÔMICO MAIS BAIXO, DAS QUAIS DESDE\r\n
      MUITO CEDO PRECISAM DESENVOLVER ATIVIDADES E PAPÉIS QUE NÃO LHES CABEM ENQUANTO SUJEITOS QUE ESTÃO EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS BASES. FATO ESSE QUE EVIDENCIA A\r\n
      IMPORTÂNCIA DE PROGRAMAS COMO O PIBID NO PROCESSO DE ENSINO-APENDIZAGEM, TANTO POR PARTE DOS ALUNOS, QUANTO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "DISTORÇÃO SÉRIE-IDADE, APRENDIZAGEM, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID594_14102019213117.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OSIOLANY DA SILVA CAVALCANTI "
    "autor_nome_curto" => "LANY"
    "autor_email" => "osiolanyalves@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO POSSUI COMO OBJETO DE ESTUDO O PROBLEMA DA DISTORÇÃO IDADE ? SÉRIE NO CONTEXTO ESCOLAR, TENDO COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DAS ALUNAS DO PROGRAMA PIBID EM SALA DE AULA DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL (EMEF) MARIINHA BORBOREMA, COM O INTUITO DE CONTRIBUIR, JUNTAMENTE COM A PROFESSORA SUPERVISORA, NO AVANÇO ESCOLAR DESSES ALUNOS, POSSIBILITANDO QUE AS CRIANÇAS PROGRIDAM EM SEU APRENDIZADO E EM SUA FORMAÇÃO SOCIAL. ESPECIFICAMENTE OBJETIVAMOS REFLETIR COMO O PROBLEMA DA DISTORÇÃO IDADE ? SÉRIE SE FAZ PRESENTE NA ESCOLA SUPRACITADA, MAIS ESPECIALMENTE, NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A METODOLOGIA DAS ATIVIDADES EM SALA SE DEU ATRAVÉS DO ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL AQUELES QUE DEMONSTRARAM MAIOR DIFICULDADE EM ASSIMILAR OS CONTEÚDOS, BEM COMO AUXILIANDO OS ALUNOS COM AUSÊNCIA DE DOM?NIO DA LEITURA E ESCRITA, ALÉM DE PROPICIAR ATIVIDADES DE INTERAÇÃO EM GRUPO, POR MEIO DE BRINCADEIRAS E MATERIAIS LÚDICOS. PARA TANTO, NOS APOIAREMOS TEORICAMENTE EM BRASIL (1988), BRASIL (1996), ESTEBAN (2012), MOREIRA (2014), PIAGET (1972). OS RESULTADOS MOSTRAM QUE AS CRIANÇAS QUE APRESENTAM MAIORES DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SÃO AS MESMAS QUE POSSUEM HISTÓRICO DE DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE E DE INSUCESSO ESCOLAR, QUE NO GERAL SÃO CRIANÇAS DE PERFIL SOCIOECONÔMICO MAIS BAIXO, DAS QUAIS DESDE MUITO CEDO PRECISAM DESENVOLVER ATIVIDADES E PAPÉIS QUE NÃO LHES CABEM ENQUANTO SUJEITOS QUE ESTÃO EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS BASES. FATO ESSE QUE EVIDENCIA A IMPORTÂNCIA DE PROGRAMAS COMO O PIBID NO PROCESSO DE ENSINO-APENDIZAGEM, TANTO POR PARTE DOS ALUNOS, QUANTO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.