UM OLHAR DE GÊNERO SOBRE A PSICOLOGIA ESCOLAR
"2019-11-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64262 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 50 "inscrito_id" => 863 "titulo" => "UM OLHAR DE GÊNERO SOBRE A PSICOLOGIA ESCOLAR" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO SURGIU A PARTIR DE UMA LEITURA SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA, A QUAL AFIRMOU-SE INSUFICIENTE PARA RESPONDER INQUIETAÇÕES SOBRE O TEMA. MARCADORES SOCIAIS COMO GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA SÃO IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SUJEITO. ESSES MARCADORES SÃO ATRAVESSADOS CONSTANTEMENTE POR DISCURSOS NORMATIZADORES VEICULADOS POR INSTITUIÇÕES QUE DETÉM O PODER, COMO A ESCOLA, QUE PODE TRANSFORMAR ESSES CORPOS. A ESCOLA COMO UMA DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES NA VIDA DE UM SUJEITO, DETÉM ESSES DISCURSOS QUE INTERFEREM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE, SOBRETUDO NAQUELA NÃO NORMATIVA. FOI ELABORADA A PRESENTE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NÃO SISTEMÁTICA A PARTIR DO MARCADOR GÊNERO NA ESCOLA QUE TROUXE QUESTIONAMENTOS SOBRE COMO O TEMA ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO EM TRABALHOS ACADÊMICOS, ASSIM COMO ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A DIFERENÇA DE COMO MENINOS E MENINAS SÃO TRATADOS E APONTADOS EM SALA DE AULA. O REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO FOI O PÓS-ESTRUTURALISMO QUE DEMONSTRA ESSAS RELAÇÕES COMO SENDO INDISSOCIÁVEIS DA REDE DE PODER DE NOSSA SOCIEDADE, TANTO QUANTO TRATANDO A ESCOLA COMO UM LUGAR DE PRODUÇÃO DE UM CORPO ESCOLARIZADO, E DE RELAÇÕES DE GÊNERO RÍGIDAS, ASSIM COMO EXPLICITAMENTE NORMATIVAS. A PARTIR DESSA CONSTRUÇÃO E INQUIETAÇÕES PERCEBEMOS QUE É NECESSÁRIO PENSAR EM MUDANÇAS QUE REVERBEREM NA EDUCAÇÃO. ESTA SERIA DE QUALIDADE, PARTICIPATIVA TAL COMO DESGENERIFICADA, CULMINANDO NUMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NÃO SÓ SOCIALMENTE, MAS DEMOCRATICAMENTE, ENGLOBANDO TODOS OS GRUPOS E MARCADORES SOCIAIS TIDOS COMO NÃO NORMATIVOS EM NOSSA SOCIEDADE. TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO EM UM INSTRUMENTO DE REVOLUÇÃO SOCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "QUESTÃO DE GÊNERO, PSICOLOGIA ESCOLAR, PÓS-ESTRUTURALISMO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA30_ID863_13082019010906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA LUZIA HENRIQUES PESSOA" "autor_nome_curto" => "IARA PESSOA" "autor_email" => "iaraluzia8@hotmail.com" "autor_ies" => "UNICAP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64262 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 50 "inscrito_id" => 863 "titulo" => "UM OLHAR DE GÊNERO SOBRE A PSICOLOGIA ESCOLAR" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO SURGIU A PARTIR DE UMA LEITURA SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA, A QUAL AFIRMOU-SE INSUFICIENTE PARA RESPONDER INQUIETAÇÕES SOBRE O TEMA. MARCADORES SOCIAIS COMO GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA SÃO IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SUJEITO. ESSES MARCADORES SÃO ATRAVESSADOS CONSTANTEMENTE POR DISCURSOS NORMATIZADORES VEICULADOS POR INSTITUIÇÕES QUE DETÉM O PODER, COMO A ESCOLA, QUE PODE TRANSFORMAR ESSES CORPOS. A ESCOLA COMO UMA DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES NA VIDA DE UM SUJEITO, DETÉM ESSES DISCURSOS QUE INTERFEREM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE, SOBRETUDO NAQUELA NÃO NORMATIVA. FOI ELABORADA A PRESENTE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NÃO SISTEMÁTICA A PARTIR DO MARCADOR GÊNERO NA ESCOLA QUE TROUXE QUESTIONAMENTOS SOBRE COMO O TEMA ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO EM TRABALHOS ACADÊMICOS, ASSIM COMO ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A DIFERENÇA DE COMO MENINOS E MENINAS SÃO TRATADOS E APONTADOS EM SALA DE AULA. O REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO FOI O PÓS-ESTRUTURALISMO QUE DEMONSTRA ESSAS RELAÇÕES COMO SENDO INDISSOCIÁVEIS DA REDE DE PODER DE NOSSA SOCIEDADE, TANTO QUANTO TRATANDO A ESCOLA COMO UM LUGAR DE PRODUÇÃO DE UM CORPO ESCOLARIZADO, E DE RELAÇÕES DE GÊNERO RÍGIDAS, ASSIM COMO EXPLICITAMENTE NORMATIVAS. A PARTIR DESSA CONSTRUÇÃO E INQUIETAÇÕES PERCEBEMOS QUE É NECESSÁRIO PENSAR EM MUDANÇAS QUE REVERBEREM NA EDUCAÇÃO. ESTA SERIA DE QUALIDADE, PARTICIPATIVA TAL COMO DESGENERIFICADA, CULMINANDO NUMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NÃO SÓ SOCIALMENTE, MAS DEMOCRATICAMENTE, ENGLOBANDO TODOS OS GRUPOS E MARCADORES SOCIAIS TIDOS COMO NÃO NORMATIVOS EM NOSSA SOCIEDADE. TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO EM UM INSTRUMENTO DE REVOLUÇÃO SOCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "QUESTÃO DE GÊNERO, PSICOLOGIA ESCOLAR, PÓS-ESTRUTURALISMO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA30_ID863_13082019010906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA LUZIA HENRIQUES PESSOA" "autor_nome_curto" => "IARA PESSOA" "autor_email" => "iaraluzia8@hotmail.com" "autor_ies" => "UNICAP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }