FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORXS: A (IN)VISIBILIZAÇÃO DAS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADES NOS CURRÍCULOS
"2019-11-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64119 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 261 "inscrito_id" => 501 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORXS: A (IN)VISIBILIZAÇÃO DAS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADES NOS CURRÍCULOS" "resumo" => """ RESUMO\r\n ESTE TRABALHO É UM RECORTE DE PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO, QUE TEM COMO PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL INVESTIGAR OS PROCESSOS DE (IN) VISIBILIZAÇÃO DAS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADES NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORXS, EM ESPECÍFICO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E EM CURSOS/ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA, E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES. PRETENDEMOS, A PARTIR DAS ANÁLISES DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE O ASSUNTO, ESTABELECER UM “ESTADO DA ARTE” (FERREIRA, 2002; VERMELHO & AREU, 2005; ROMANOWSKI & ENS, 2006) ABRANGENDO O PERÍODO DE 2000 A 2019 PARA IDENTIFICAR COMO AS PESQUISAS VÊM SE DESENVOLVENDO E O PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO VEM SE CONSTITUINDO NO CAMPO. ADEMAIS, PRETENDE-SE REALIZAR UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA OFERECIDOS EM MUNICÍPIOS DA BAIXADA FLUMINENSE E, POR FIM, REALIZAR OBSERVAÇÕES DAS PRÁTICAS DE PROFESSORXS EM SEUS COTIDIANOS, BUSCANDO CONSTITUIR CONVERSAS E ANALISAR SUAS NARRATIVAS ARTICULANDO UM EIXO COM OS SEGUINTES ASPECTOS: FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DOCENTE. NESTE CENÁRIO, BUSCAREMOS TAMBÉM, IDENTIFICAR QUE DISPOSITIVOS SÃO/SERÃO ACIONADOS PELXS DOCENTES PARA LIDAR COM AS QUESTÕES DE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, SUAS INTERSECCIONALIDADES E IMBRICAMENTOS. O LEVANTAMENTO ORA INICIADO NAS BASES DE DADOS DO BDTD/IBICT, SCIELO E REVISTAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO JÁ REVELA UMA LACUNA NAS PESQUISAS QUANTO ÀS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORXS CONTINUADA E EM SERVIÇO, PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS COTIDIANOS, DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, MATRIZES CURRICULARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD4_SA30_ID501_08102019034025.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSECLAIR DOS SANTOS LEITE SITE" "autor_nome_curto" => "ROSECLAIR SITE" "autor_email" => "roseclairsite@gmail.com" "autor_ies" => "UERJ/FEBF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64119 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 261 "inscrito_id" => 501 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORXS: A (IN)VISIBILIZAÇÃO DAS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADES NOS CURRÍCULOS" "resumo" => """ RESUMO\r\n ESTE TRABALHO É UM RECORTE DE PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO, QUE TEM COMO PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL INVESTIGAR OS PROCESSOS DE (IN) VISIBILIZAÇÃO DAS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADES NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORXS, EM ESPECÍFICO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E EM CURSOS/ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA, E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES. PRETENDEMOS, A PARTIR DAS ANÁLISES DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE O ASSUNTO, ESTABELECER UM “ESTADO DA ARTE” (FERREIRA, 2002; VERMELHO & AREU, 2005; ROMANOWSKI & ENS, 2006) ABRANGENDO O PERÍODO DE 2000 A 2019 PARA IDENTIFICAR COMO AS PESQUISAS VÊM SE DESENVOLVENDO E O PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO VEM SE CONSTITUINDO NO CAMPO. ADEMAIS, PRETENDE-SE REALIZAR UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA OFERECIDOS EM MUNICÍPIOS DA BAIXADA FLUMINENSE E, POR FIM, REALIZAR OBSERVAÇÕES DAS PRÁTICAS DE PROFESSORXS EM SEUS COTIDIANOS, BUSCANDO CONSTITUIR CONVERSAS E ANALISAR SUAS NARRATIVAS ARTICULANDO UM EIXO COM OS SEGUINTES ASPECTOS: FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DOCENTE. NESTE CENÁRIO, BUSCAREMOS TAMBÉM, IDENTIFICAR QUE DISPOSITIVOS SÃO/SERÃO ACIONADOS PELXS DOCENTES PARA LIDAR COM AS QUESTÕES DE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, SUAS INTERSECCIONALIDADES E IMBRICAMENTOS. O LEVANTAMENTO ORA INICIADO NAS BASES DE DADOS DO BDTD/IBICT, SCIELO E REVISTAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO JÁ REVELA UMA LACUNA NAS PESQUISAS QUANTO ÀS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORXS CONTINUADA E EM SERVIÇO, PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS COTIDIANOS, DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, MATRIZES CURRICULARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD4_SA30_ID501_08102019034025.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSECLAIR DOS SANTOS LEITE SITE" "autor_nome_curto" => "ROSECLAIR SITE" "autor_email" => "roseclairsite@gmail.com" "autor_ies" => "UERJ/FEBF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }