EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E JOVENS MULHERES VULNERÁVEIS: DISCRIMINAÇÃO OU SUPERAÇÃO?
"2019-11-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64098 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 925 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E JOVENS MULHERES VULNERÁVEIS: DISCRIMINAÇÃO OU SUPERAÇÃO?" "resumo" => "ESTE ARTIGO CONTRIBUI COM AS DISCUSSÕES ACERCA DO DEBATE DE “CORPOS DISSIDENTES, CORPOS RESISTENTES: DO CAOS À LAMA”, TEMA DO SIMPÓSIO TEMÁTICO DO IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO E APRESENTA UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE ALGUNS RESULTADOS DAS PESQUISAS EMPÍRICAS DE TRABALHOS ACADÊMICOS NO QUE TANGE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO COM ENFOQUE NA CATEGORIA SOCIOLÓGICA JUVENTUDES. OS RELATOS DE JOVENS DISCENTES DO SEXO FEMININO EVIDENCIAM UMA DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NA ACADEMIA, NO QUE SE REFERE EM: VENCER O PRECONCEITO POR OPTAREM POR CURSOS DAS “CIÊNCIAS DURAS” CONSIDERADO UM REDUTO MASCULINO; PELA NATURALIZAÇÃO DE QUE AS MULHERES NÃO SÃO CAPAZES DE REALIZAREM CÁLCULOS MATEMÁTICOS; REPRODUZINDO AS FALÁCIAS DE QUE EXISTEM CURSOS DE HOMENS E CURSOS DE MULHERES, DENTRE OUTRAS FORMAS. DESTARTE, RESSALTA-SE QUE ALÉM DAS JOVENS ALUNAS SEREM ORIUNDAS DA CLASSE TRABALHADORA, NAS QUAIS AS OPORTUNIDADES DE MATERIALIZAÇÃO DOS PROJETOS DE VIDA E DA CONDIÇÃO JUVENIL SÃO MAIS ESCASSAS, NÃO RARAS VEZES, AO INGRESSAREM EM CURSOS HEGEMONICAMENTE MASCULINOS PRECISAM “TRANSGREDIR” O STATUS QUO OU SE “AUTOVIOLENTAR” PARA PERMANECEREM ESTUDANDO. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PESQUISA DESCRITIVA E ANALÍTICA DOS PRINCIPAIS RELATOS DE JOVENS MULHERES QUE CONTRARIAM E RESISTEM AS BARREIRAS QUE SE LHES APRESENTAM DE DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO, À LUZ DA TEORIA DA SOCIOLOGIA DO TRABALHO FRANCESA, COM BASE MARXISTA E, DE AUTORES E DOCUMENTOS QUE DIALOGUEM COM AS JUVENTUDES. ASSIM, ESPERA-SE QUE AS DISCUSSÕES SOBRE A PRÁTICA DE REPRODUÇÃO DE DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA POSSAM PROPORCIONAR MAIOR VISIBILIDADE, UMA VEZ QUE PODEM OCORRER DE FORMA SUTIL E, MAIOR RESISTÊNCIA NO ENFRENTAMENTO POR PARTE DAS VÍTIMAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 09: DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: DESAFIOS ATUAIS E INTERLOCUÇÕES COM A CIÊNCIA & TECNOLOGIA (C&T) E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "JOVENS, DISCRIMINAÇÃO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA27_ID925_10072019203439.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLORIA CRISTINA PEREIRA GOMIDES GOMES" "autor_nome_curto" => "GLÓRIA GOMIDES" "autor_email" => "gcgomes25@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64098 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 925 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E JOVENS MULHERES VULNERÁVEIS: DISCRIMINAÇÃO OU SUPERAÇÃO?" "resumo" => "ESTE ARTIGO CONTRIBUI COM AS DISCUSSÕES ACERCA DO DEBATE DE “CORPOS DISSIDENTES, CORPOS RESISTENTES: DO CAOS À LAMA”, TEMA DO SIMPÓSIO TEMÁTICO DO IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO E APRESENTA UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE ALGUNS RESULTADOS DAS PESQUISAS EMPÍRICAS DE TRABALHOS ACADÊMICOS NO QUE TANGE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO COM ENFOQUE NA CATEGORIA SOCIOLÓGICA JUVENTUDES. OS RELATOS DE JOVENS DISCENTES DO SEXO FEMININO EVIDENCIAM UMA DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NA ACADEMIA, NO QUE SE REFERE EM: VENCER O PRECONCEITO POR OPTAREM POR CURSOS DAS “CIÊNCIAS DURAS” CONSIDERADO UM REDUTO MASCULINO; PELA NATURALIZAÇÃO DE QUE AS MULHERES NÃO SÃO CAPAZES DE REALIZAREM CÁLCULOS MATEMÁTICOS; REPRODUZINDO AS FALÁCIAS DE QUE EXISTEM CURSOS DE HOMENS E CURSOS DE MULHERES, DENTRE OUTRAS FORMAS. DESTARTE, RESSALTA-SE QUE ALÉM DAS JOVENS ALUNAS SEREM ORIUNDAS DA CLASSE TRABALHADORA, NAS QUAIS AS OPORTUNIDADES DE MATERIALIZAÇÃO DOS PROJETOS DE VIDA E DA CONDIÇÃO JUVENIL SÃO MAIS ESCASSAS, NÃO RARAS VEZES, AO INGRESSAREM EM CURSOS HEGEMONICAMENTE MASCULINOS PRECISAM “TRANSGREDIR” O STATUS QUO OU SE “AUTOVIOLENTAR” PARA PERMANECEREM ESTUDANDO. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PESQUISA DESCRITIVA E ANALÍTICA DOS PRINCIPAIS RELATOS DE JOVENS MULHERES QUE CONTRARIAM E RESISTEM AS BARREIRAS QUE SE LHES APRESENTAM DE DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO, À LUZ DA TEORIA DA SOCIOLOGIA DO TRABALHO FRANCESA, COM BASE MARXISTA E, DE AUTORES E DOCUMENTOS QUE DIALOGUEM COM AS JUVENTUDES. ASSIM, ESPERA-SE QUE AS DISCUSSÕES SOBRE A PRÁTICA DE REPRODUÇÃO DE DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA POSSAM PROPORCIONAR MAIOR VISIBILIDADE, UMA VEZ QUE PODEM OCORRER DE FORMA SUTIL E, MAIOR RESISTÊNCIA NO ENFRENTAMENTO POR PARTE DAS VÍTIMAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 09: DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: DESAFIOS ATUAIS E INTERLOCUÇÕES COM A CIÊNCIA & TECNOLOGIA (C&T) E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "JOVENS, DISCRIMINAÇÃO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA27_ID925_10072019203439.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLORIA CRISTINA PEREIRA GOMIDES GOMES" "autor_nome_curto" => "GLÓRIA GOMIDES" "autor_email" => "gcgomes25@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }