EDUCAÇÃO INTERCULTURAL SOBRE TRANSGÊNEROS NO CANDOMBLÉ: REFLEXÃO TEÓRICA
"2019-11-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64097 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 319 "inscrito_id" => 1488 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTERCULTURAL SOBRE TRANSGÊNEROS NO CANDOMBLÉ: REFLEXÃO TEÓRICA" "resumo" => "ESTA REFLEXÃO INSERE-SE NO ESCOPO DA FILOSOFIA DA ANCESTRALIDADE AFRICANA E SUAS INTERSECÇÕES COM AS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES DE IDENTIDADES DE GÊNERO, BEM COMO A COMPLEXIDADE DE SEXUALIDADES, DENTRO DO UNIVERSO DA REFLEXÃO EDUCAÇÃO INTERCULTURAL. ESTE ARTIGO É FRUTO DE UMA INQUIETAÇÃO NO CONTEXTO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, ONDE SOMOS LEVADOS A ROMPER COM AS EPISTEMOLOGIAS DO SUL QUE SEJAM CONTRÁRIAS AO PENSAMENTO NORMATIVO E OBJETIVO DA RACIONALIDADE OCIDENTAL DOMINANTE EM INFLUENCIOU QUASE TODA A MINHA FORMAÇÃO. JUSTIFICANDO ASSIM A IMPORTÂNCIA DO DEBATE ACERCA DO TEMA PROPOSTO PARA EDUCAÇÃO E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO, PRINCIPALMENTE, EM RELAÇÃO A UM CURRÍCULO INTERCULTURAL QUE HABILITE O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO A RESSIGNIFICAR OS CONTEXTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS, ANTROPOLÓGICOS E JURÍDICO, NO QUAL OS INDIVÍDUOS TRANSGÊNEROS ESTÃO INSERIDOS. TRATA-SE DE UMA REFLEXÃO TEÓRICA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. NESTE SENTINDO UTILIZAMOS DE DISTINTAS VISÕES – DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, COMO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO POPULAR, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, FILOSOFIA E DIREITOS HUMANOS, PARA QUE SE PUDESSE CHEGAR A ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. AS RELAÇÕES PRODUZIDAS DENTRO DO ESPAÇO DE FÉ E A INCLUSÃO DOS INDIVÍDUOS E SEU EMPODERAMENTO FRENTE AO SAGRADO, DEPENDE DA RELAÇÃO DO MESMO COM SEU TERREIRO E A EDUCAÇÃO LÁ RECEBIDA, ONDE PODE ACONTECER UM ACÚMULO DE CARGA OU UMA LEVEZA NO SEU SER. TENDO EM VISTA QUE AS RELAÇÕES SOCIAIS E SUAS REPRESENTAÇÕES TÊM CARÁTER AO MESMO TEMPO RELIGIOSO, POLÍTICO-SOCIAL E FAMILIAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 19: RELIGIÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS SEXUAIS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, TRANSGÊNERO, CANDOMBLÉ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA37_ID1488_21102019200345.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISAAC DE OLIVEIRA MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA" "autor_email" => "isaacmoliver@gmail.com" "autor_ies" => "URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64097 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 319 "inscrito_id" => 1488 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTERCULTURAL SOBRE TRANSGÊNEROS NO CANDOMBLÉ: REFLEXÃO TEÓRICA" "resumo" => "ESTA REFLEXÃO INSERE-SE NO ESCOPO DA FILOSOFIA DA ANCESTRALIDADE AFRICANA E SUAS INTERSECÇÕES COM AS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES DE IDENTIDADES DE GÊNERO, BEM COMO A COMPLEXIDADE DE SEXUALIDADES, DENTRO DO UNIVERSO DA REFLEXÃO EDUCAÇÃO INTERCULTURAL. ESTE ARTIGO É FRUTO DE UMA INQUIETAÇÃO NO CONTEXTO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, ONDE SOMOS LEVADOS A ROMPER COM AS EPISTEMOLOGIAS DO SUL QUE SEJAM CONTRÁRIAS AO PENSAMENTO NORMATIVO E OBJETIVO DA RACIONALIDADE OCIDENTAL DOMINANTE EM INFLUENCIOU QUASE TODA A MINHA FORMAÇÃO. JUSTIFICANDO ASSIM A IMPORTÂNCIA DO DEBATE ACERCA DO TEMA PROPOSTO PARA EDUCAÇÃO E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO, PRINCIPALMENTE, EM RELAÇÃO A UM CURRÍCULO INTERCULTURAL QUE HABILITE O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO A RESSIGNIFICAR OS CONTEXTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS, ANTROPOLÓGICOS E JURÍDICO, NO QUAL OS INDIVÍDUOS TRANSGÊNEROS ESTÃO INSERIDOS. TRATA-SE DE UMA REFLEXÃO TEÓRICA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. NESTE SENTINDO UTILIZAMOS DE DISTINTAS VISÕES – DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, COMO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO POPULAR, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, FILOSOFIA E DIREITOS HUMANOS, PARA QUE SE PUDESSE CHEGAR A ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. AS RELAÇÕES PRODUZIDAS DENTRO DO ESPAÇO DE FÉ E A INCLUSÃO DOS INDIVÍDUOS E SEU EMPODERAMENTO FRENTE AO SAGRADO, DEPENDE DA RELAÇÃO DO MESMO COM SEU TERREIRO E A EDUCAÇÃO LÁ RECEBIDA, ONDE PODE ACONTECER UM ACÚMULO DE CARGA OU UMA LEVEZA NO SEU SER. TENDO EM VISTA QUE AS RELAÇÕES SOCIAIS E SUAS REPRESENTAÇÕES TÊM CARÁTER AO MESMO TEMPO RELIGIOSO, POLÍTICO-SOCIAL E FAMILIAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 19: RELIGIÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS SEXUAIS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, TRANSGÊNERO, CANDOMBLÉ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA37_ID1488_21102019200345.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISAAC DE OLIVEIRA MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA" "autor_email" => "isaacmoliver@gmail.com" "autor_ies" => "URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }