Artigo Anais I CONIMAS e III CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

SEGURANÇA DO TRABALHO E HQ: ASSOCIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA ENSINO DA NR 31

Palavra-chaves: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, SEGURANÇA, EDUCAÇÃO Pôster (PO) AT 01: Produção do Conhecimento: Para quê e para quem
"2019-11-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 63891
    "edicao_id" => 114
    "trabalho_id" => 1009
    "inscrito_id" => 1164
    "titulo" => "SEGURANÇA DO TRABALHO E HQ: ASSOCIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA ENSINO DA NR 31"
    "resumo" => "O CONTEÚDO DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO NÃO COMPÕEM APENAS CURRÍCULOS DE CURSO ESPECÍFICOS, MAS TAMBÉM, ATUALMENTE, CURSOS TÉCNICOS DE ÁREAS CORRELATAS ÀS ENGENHARIAS E TAMBÉM CURSOS SUPERIORES. EXISTEM DIVERSOS PROCESSOS METODOLÓGICOS PARA APERFEIÇOAREM A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS ESTUDANTES, A EXEMPLO DE MODELO DE SALA INVERTIDA, USO DE TICS, METODOLOGIAS ATIVAS, ALÉM DE GÊNEROS TEXTUAIS, A EXEMPLO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS). ESSAS ÚLTIMAS JÁ FORAM OBSERVADAS SENDO UTILIZADAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NO ENTANTO, NÃO FOI REGISTRADO TRABALHO ASSOCIADO AO CONHECIMENTO TÉCNICO DA ÁREA DE ENGENHARIA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. O OBJETIVO DA PROPOSTA FOI ANALISAR A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA APRIMORAR O ENSINO DE CONTEÚDOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO, MAIS ESPECIFICAMENTE, A NR - 31.VISANDO OS OBJETIVOS PROPOSTOS DO ESTUDO, QUE OCORRE DESDE SETEMBRO DE 2018, NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA - CAMPUS PRINCESA ISABEL, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE PRINCESA ISABEL, SERTÃO PARAIBANO. PARA O ESTUDO A ATIVIDADE FOI CONCEBIDA PARA 24 ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM CONTROLE AMBIENTAL, INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO. DENTRO DA MATRIZ CURRICULAR DESSE CURSO, ALÉM DE COMPONENTES CURRICULARES DA FORMAÇÃO GERAL (ÁREA PROPEDÊUTICA), TEM-SE AS DISCIPLINAS TÉCNICAS. A TURMA FOI DIVIDIDA EM  SEIS GRUPOS DE QUATRO ESTUDANTES E A NR 31 SENDO SUBDIVIDIDAS EM SUBTEMAS, A SABER: A) AGROTÓXICOS, ADJUVANTES E PRODUTOS AFINS; B) MEIO AMBIENTE E RESÍDUOS; C) ERGONOMIA; D) FERRAMENTAS MANUAIS; E) SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS E SECADORES. AS HQS REVELARAM-SE RECURSOS MUITO EFICAZES NO ENSINO DA NR - 31, POIS POSSIBILITARAM O EXERCÍCIO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADE COMO PODER DE SÍNTESE, TRABALHO EM GRUPO, DISCUSSÃO DE IDEIAS, O USO DA CRIATIVIDADE, APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS E BOA ARGUMENTAÇÃO DOS ALUNOS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR AINDA QUE OS DISCENTES ATENTAM-SE MUITO A DETALHES E QUE AS IMAGENS E A DINÂMICA TEXTUAL DA HQ DESPERTARAM O INTERESSE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Produção do Conhecimento: Para quê e para quem"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, SEGURANÇA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD4_SA_ID1164_12112019112557.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:45:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS BATISTA CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS CAMPOS"
    "autor_email" => "vinicius.campos@ifpb.edu."
    "autor_ies" => "IFPB - PRINCESA ISABEL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png"
    "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 63891
    "edicao_id" => 114
    "trabalho_id" => 1009
    "inscrito_id" => 1164
    "titulo" => "SEGURANÇA DO TRABALHO E HQ: ASSOCIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA ENSINO DA NR 31"
    "resumo" => "O CONTEÚDO DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO NÃO COMPÕEM APENAS CURRÍCULOS DE CURSO ESPECÍFICOS, MAS TAMBÉM, ATUALMENTE, CURSOS TÉCNICOS DE ÁREAS CORRELATAS ÀS ENGENHARIAS E TAMBÉM CURSOS SUPERIORES. EXISTEM DIVERSOS PROCESSOS METODOLÓGICOS PARA APERFEIÇOAREM A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS ESTUDANTES, A EXEMPLO DE MODELO DE SALA INVERTIDA, USO DE TICS, METODOLOGIAS ATIVAS, ALÉM DE GÊNEROS TEXTUAIS, A EXEMPLO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS). ESSAS ÚLTIMAS JÁ FORAM OBSERVADAS SENDO UTILIZADAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NO ENTANTO, NÃO FOI REGISTRADO TRABALHO ASSOCIADO AO CONHECIMENTO TÉCNICO DA ÁREA DE ENGENHARIA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. O OBJETIVO DA PROPOSTA FOI ANALISAR A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA APRIMORAR O ENSINO DE CONTEÚDOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO, MAIS ESPECIFICAMENTE, A NR - 31.VISANDO OS OBJETIVOS PROPOSTOS DO ESTUDO, QUE OCORRE DESDE SETEMBRO DE 2018, NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA - CAMPUS PRINCESA ISABEL, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE PRINCESA ISABEL, SERTÃO PARAIBANO. PARA O ESTUDO A ATIVIDADE FOI CONCEBIDA PARA 24 ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM CONTROLE AMBIENTAL, INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO. DENTRO DA MATRIZ CURRICULAR DESSE CURSO, ALÉM DE COMPONENTES CURRICULARES DA FORMAÇÃO GERAL (ÁREA PROPEDÊUTICA), TEM-SE AS DISCIPLINAS TÉCNICAS. A TURMA FOI DIVIDIDA EM  SEIS GRUPOS DE QUATRO ESTUDANTES E A NR 31 SENDO SUBDIVIDIDAS EM SUBTEMAS, A SABER: A) AGROTÓXICOS, ADJUVANTES E PRODUTOS AFINS; B) MEIO AMBIENTE E RESÍDUOS; C) ERGONOMIA; D) FERRAMENTAS MANUAIS; E) SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS E SECADORES. AS HQS REVELARAM-SE RECURSOS MUITO EFICAZES NO ENSINO DA NR - 31, POIS POSSIBILITARAM O EXERCÍCIO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADE COMO PODER DE SÍNTESE, TRABALHO EM GRUPO, DISCUSSÃO DE IDEIAS, O USO DA CRIATIVIDADE, APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS E BOA ARGUMENTAÇÃO DOS ALUNOS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR AINDA QUE OS DISCENTES ATENTAM-SE MUITO A DETALHES E QUE AS IMAGENS E A DINÂMICA TEXTUAL DA HQ DESPERTARAM O INTERESSE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Produção do Conhecimento: Para quê e para quem"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, SEGURANÇA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD4_SA_ID1164_12112019112557.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:45:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS BATISTA CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS CAMPOS"
    "autor_email" => "vinicius.campos@ifpb.edu."
    "autor_ies" => "IFPB - PRINCESA ISABEL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png"
    "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de novembro de 2019

Resumo

O CONTEÚDO DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO NÃO COMPÕEM APENAS CURRÍCULOS DE CURSO ESPECÍFICOS, MAS TAMBÉM, ATUALMENTE, CURSOS TÉCNICOS DE ÁREAS CORRELATAS ÀS ENGENHARIAS E TAMBÉM CURSOS SUPERIORES. EXISTEM DIVERSOS PROCESSOS METODOLÓGICOS PARA APERFEIÇOAREM A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS ESTUDANTES, A EXEMPLO DE MODELO DE SALA INVERTIDA, USO DE TICS, METODOLOGIAS ATIVAS, ALÉM DE GÊNEROS TEXTUAIS, A EXEMPLO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS). ESSAS ÚLTIMAS JÁ FORAM OBSERVADAS SENDO UTILIZADAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NO ENTANTO, NÃO FOI REGISTRADO TRABALHO ASSOCIADO AO CONHECIMENTO TÉCNICO DA ÁREA DE ENGENHARIA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. O OBJETIVO DA PROPOSTA FOI ANALISAR A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA APRIMORAR O ENSINO DE CONTEÚDOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO, MAIS ESPECIFICAMENTE, A NR - 31.VISANDO OS OBJETIVOS PROPOSTOS DO ESTUDO, QUE OCORRE DESDE SETEMBRO DE 2018, NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA - CAMPUS PRINCESA ISABEL, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE PRINCESA ISABEL, SERTÃO PARAIBANO. PARA O ESTUDO A ATIVIDADE FOI CONCEBIDA PARA 24 ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM CONTROLE AMBIENTAL, INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO. DENTRO DA MATRIZ CURRICULAR DESSE CURSO, ALÉM DE COMPONENTES CURRICULARES DA FORMAÇÃO GERAL (ÁREA PROPEDÊUTICA), TEM-SE AS DISCIPLINAS TÉCNICAS. A TURMA FOI DIVIDIDA EM SEIS GRUPOS DE QUATRO ESTUDANTES E A NR 31 SENDO SUBDIVIDIDAS EM SUBTEMAS, A SABER: A) AGROTÓXICOS, ADJUVANTES E PRODUTOS AFINS; B) MEIO AMBIENTE E RESÍDUOS; C) ERGONOMIA; D) FERRAMENTAS MANUAIS; E) SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS E SECADORES. AS HQS REVELARAM-SE RECURSOS MUITO EFICAZES NO ENSINO DA NR - 31, POIS POSSIBILITARAM O EXERCÍCIO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADE COMO PODER DE SÍNTESE, TRABALHO EM GRUPO, DISCUSSÃO DE IDEIAS, O USO DA CRIATIVIDADE, APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS E BOA ARGUMENTAÇÃO DOS ALUNOS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR AINDA QUE OS DISCENTES ATENTAM-SE MUITO A DETALHES E QUE AS IMAGENS E A DINÂMICA TEXTUAL DA HQ DESPERTARAM O INTERESSE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.