PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA
"2019-11-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 63744 "edicao_id" => 114 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 775 "titulo" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "PARA A REALIZAÇÃO DE QUALQUER PROCESSO DE EDUCAÇÃO, PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO VOLTADOS PARA QUESTÕES AMBIENTAIS É IMPORTANTE CONHECER A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DO GRUPO ENVOLVIDO. ESSE CONHECIMENTO É FUNDAMENTAL PARA COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE O SER HUMANO E A NATUREZA. LOGO, AS ESTRATÉGIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEVEM PARTIR DA FORMA QUE OS SERES HUMANOS VEEM, INTERPRETAM E AGE SOBRE O MEIO, CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES DE SEU PAPEL CIDADÃO. NESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI ANALISAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. O ESTUDO SERVIU DE BASE PARA A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE MEIO AMBIENTE NAS TURMAS DA ESCOLA, REALIZADAS DURANTE O ANO LETIVO. ESSE TRABALHO RETRATA UMA PESQUISA PARTICIPANTE REALIZADA NO COM 135 ESTUDANTES DAS TURMAS DO 1° AO 5° ANO DO FUNDAMENTAL I. ANALISANDO OS DESENHOS, CONTATOU QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES VEEM O MEIO AMBIENTE NATURAL (70%) E SEM A PRESENÇA DO SER HUMANO. OUTROS 30% ILUSTRARAM O MEIO AMBIENTE CONSTRUÍDO, MAS AINDA EXPRESSARAM COM O MÍNIMO DE INTERFERÊNCIA HUMANA, EM UMA VISÃO PRESERVACIONISTA. DESTACA-SE QUE OS ESTUDANTES NÃO REPRESENTARAM NOS DESENHOS A SUA REALIDADE, ILUSTRANDO UM AMBIENTE COM MUITAS MACIEIRAS, COQUEIROS, ANIMAIS, MUITA ÁGUA, GRAMA VERDE, FLORES, UM AMBIENTE CHEIO DE VIDA E CORES. VERIFICOU-SE DIFERENÇA ENTRE A REALIDADE IMEDIATA DO MEIO AMBIENTE E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DO GRUPO ENVOLVIDO, REQUERENDO INTENSO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 18: Desenvolvimento, Sociedade e Ambiente" "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA52_ID775_19092019142818.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 11:45:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE CRISTINA DOS SANTOS ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => "crys_lainne@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019" "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png" "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 63744 "edicao_id" => 114 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 775 "titulo" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "PARA A REALIZAÇÃO DE QUALQUER PROCESSO DE EDUCAÇÃO, PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO VOLTADOS PARA QUESTÕES AMBIENTAIS É IMPORTANTE CONHECER A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DO GRUPO ENVOLVIDO. ESSE CONHECIMENTO É FUNDAMENTAL PARA COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE O SER HUMANO E A NATUREZA. LOGO, AS ESTRATÉGIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEVEM PARTIR DA FORMA QUE OS SERES HUMANOS VEEM, INTERPRETAM E AGE SOBRE O MEIO, CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES DE SEU PAPEL CIDADÃO. NESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI ANALISAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. O ESTUDO SERVIU DE BASE PARA A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE MEIO AMBIENTE NAS TURMAS DA ESCOLA, REALIZADAS DURANTE O ANO LETIVO. ESSE TRABALHO RETRATA UMA PESQUISA PARTICIPANTE REALIZADA NO COM 135 ESTUDANTES DAS TURMAS DO 1° AO 5° ANO DO FUNDAMENTAL I. ANALISANDO OS DESENHOS, CONTATOU QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES VEEM O MEIO AMBIENTE NATURAL (70%) E SEM A PRESENÇA DO SER HUMANO. OUTROS 30% ILUSTRARAM O MEIO AMBIENTE CONSTRUÍDO, MAS AINDA EXPRESSARAM COM O MÍNIMO DE INTERFERÊNCIA HUMANA, EM UMA VISÃO PRESERVACIONISTA. DESTACA-SE QUE OS ESTUDANTES NÃO REPRESENTARAM NOS DESENHOS A SUA REALIDADE, ILUSTRANDO UM AMBIENTE COM MUITAS MACIEIRAS, COQUEIROS, ANIMAIS, MUITA ÁGUA, GRAMA VERDE, FLORES, UM AMBIENTE CHEIO DE VIDA E CORES. VERIFICOU-SE DIFERENÇA ENTRE A REALIDADE IMEDIATA DO MEIO AMBIENTE E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DO GRUPO ENVOLVIDO, REQUERENDO INTENSO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 18: Desenvolvimento, Sociedade e Ambiente" "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA52_ID775_19092019142818.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 11:45:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE CRISTINA DOS SANTOS ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => "crys_lainne@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019" "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png" "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }