Artigo Anais I CONIMAS e III CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

O JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA COMO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS SURDOS E OUVINTES

Palavra-chaves: ENSINO DE SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO DE SURDOS, RECURSOS JOGO PEDAGÓGICO, SEMIÁRIDO. Comunicação Oral (CO) AT 07: Educação e Comunicação
"2019-11-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 63708
    "edicao_id" => 114
    "trabalho_id" => 276
    "inscrito_id" => 1001
    "titulo" => "O JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA COMO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS SURDOS E OUVINTES"
    "resumo" => "AS IMPLICAÇÕES ACERCA DA ENTRADA TARDIA DO CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO NO CURRÍCULO ESCOLAR E NO CENÁRIO EDUCACIONAL DO PAÍS, PODE-SE MENCIONAR UMA QUESTÃO MAIS AGRAVANTE QUE DIZ RESPEITO À REALIDADE EDUCACIONAL VIVENCIADA PELOS SUJEITOS SURDOS, QUE TARDIAMENTE E COM DIFICULDADES ADENTRAM NO ENSINO MÉDIO. ASSIM, PENSAR EM UMA METODOLOGIA ADEQUADA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA OS SURDOS É REFLETIR A CERCA DA DIVERSIDADE DE SUJEITOS QUE TEMOS NA SOCIEDADE. DESTA FORMA, ESSA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO PRODUZIR E EXPERIMENTAR UM JOGO PEDAGÓGICO INCLUSIVO QUE POTENCIALIZE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE  SOCIOLOGIA, ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO NUMA SALA DE AULA COM ALUNOS SURDOS E OUVINTES. PARA EXECUÇÃO DESSA PESQUISA, UTILIZAMOS OS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO, QUE FOI DIVIDIDA EM MOMENTOS DE PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NOS CONTEXTOS ACADÊMICO E ESCOLAR. AO FINAL, VERIFICAMOS QUE O USO DO JOGO DIDÁTICO PODE SER UMA POSSIBILIDADE PARA MEDIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA POR ALUNOS SURDOS, POIS ESTIMULOU A CRIATIVIDADE, DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÕES, SENSO DE INICIATIVA E SENDO CRÍTICO. AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS PERMITIU AOS ALUNOS SURDOS CAPACIDADE DE PROBLEMATIZAR E REFLETIR CONHECIMENTOS QUE ESTÃO NATURALIZADOS NO COTIDIANO NO ÂMBITO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA DA ESCOLA DO SEMIÁRIDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO DE SURDOS, RECURSOS JOGO PEDAGÓGICO, SEMIÁRIDO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA41_ID1001_01102019222630.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:45:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA FARIAS DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA F. DO NASCIMENTO"
    "autor_email" => "adrianafariasnascimento@g"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png"
    "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 63708
    "edicao_id" => 114
    "trabalho_id" => 276
    "inscrito_id" => 1001
    "titulo" => "O JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA COMO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS SURDOS E OUVINTES"
    "resumo" => "AS IMPLICAÇÕES ACERCA DA ENTRADA TARDIA DO CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO NO CURRÍCULO ESCOLAR E NO CENÁRIO EDUCACIONAL DO PAÍS, PODE-SE MENCIONAR UMA QUESTÃO MAIS AGRAVANTE QUE DIZ RESPEITO À REALIDADE EDUCACIONAL VIVENCIADA PELOS SUJEITOS SURDOS, QUE TARDIAMENTE E COM DIFICULDADES ADENTRAM NO ENSINO MÉDIO. ASSIM, PENSAR EM UMA METODOLOGIA ADEQUADA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA OS SURDOS É REFLETIR A CERCA DA DIVERSIDADE DE SUJEITOS QUE TEMOS NA SOCIEDADE. DESTA FORMA, ESSA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO PRODUZIR E EXPERIMENTAR UM JOGO PEDAGÓGICO INCLUSIVO QUE POTENCIALIZE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE  SOCIOLOGIA, ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO NUMA SALA DE AULA COM ALUNOS SURDOS E OUVINTES. PARA EXECUÇÃO DESSA PESQUISA, UTILIZAMOS OS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO, QUE FOI DIVIDIDA EM MOMENTOS DE PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NOS CONTEXTOS ACADÊMICO E ESCOLAR. AO FINAL, VERIFICAMOS QUE O USO DO JOGO DIDÁTICO PODE SER UMA POSSIBILIDADE PARA MEDIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA POR ALUNOS SURDOS, POIS ESTIMULOU A CRIATIVIDADE, DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÕES, SENSO DE INICIATIVA E SENDO CRÍTICO. AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS PERMITIU AOS ALUNOS SURDOS CAPACIDADE DE PROBLEMATIZAR E REFLETIR CONHECIMENTOS QUE ESTÃO NATURALIZADOS NO COTIDIANO NO ÂMBITO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA DA ESCOLA DO SEMIÁRIDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO DE SURDOS, RECURSOS JOGO PEDAGÓGICO, SEMIÁRIDO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA41_ID1001_01102019222630.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:45:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA FARIAS DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA F. DO NASCIMENTO"
    "autor_email" => "adrianafariasnascimento@g"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png"
    "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de novembro de 2019

Resumo

AS IMPLICAÇÕES ACERCA DA ENTRADA TARDIA DO CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO NO CURRÍCULO ESCOLAR E NO CENÁRIO EDUCACIONAL DO PAÍS, PODE-SE MENCIONAR UMA QUESTÃO MAIS AGRAVANTE QUE DIZ RESPEITO À REALIDADE EDUCACIONAL VIVENCIADA PELOS SUJEITOS SURDOS, QUE TARDIAMENTE E COM DIFICULDADES ADENTRAM NO ENSINO MÉDIO. ASSIM, PENSAR EM UMA METODOLOGIA ADEQUADA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA OS SURDOS É REFLETIR A CERCA DA DIVERSIDADE DE SUJEITOS QUE TEMOS NA SOCIEDADE. DESTA FORMA, ESSA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO PRODUZIR E EXPERIMENTAR UM JOGO PEDAGÓGICO INCLUSIVO QUE POTENCIALIZE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE SOCIOLOGIA, ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO NUMA SALA DE AULA COM ALUNOS SURDOS E OUVINTES. PARA EXECUÇÃO DESSA PESQUISA, UTILIZAMOS OS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO, QUE FOI DIVIDIDA EM MOMENTOS DE PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NOS CONTEXTOS ACADÊMICO E ESCOLAR. AO FINAL, VERIFICAMOS QUE O USO DO JOGO DIDÁTICO PODE SER UMA POSSIBILIDADE PARA MEDIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA POR ALUNOS SURDOS, POIS ESTIMULOU A CRIATIVIDADE, DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÕES, SENSO DE INICIATIVA E SENDO CRÍTICO. AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS PERMITIU AOS ALUNOS SURDOS CAPACIDADE DE PROBLEMATIZAR E REFLETIR CONHECIMENTOS QUE ESTÃO NATURALIZADOS NO COTIDIANO NO ÂMBITO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA DA ESCOLA DO SEMIÁRIDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.