INFOGRÁFICO COMO UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR EM ESPAÇO FORMAL DE ENSINO
"2019-11-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 63624 "edicao_id" => 114 "trabalho_id" => 512 "inscrito_id" => 429 "titulo" => "INFOGRÁFICO COMO UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR EM ESPAÇO FORMAL DE ENSINO" "resumo" => "A APRENDIZAGEM TORNA-SE UMA ESPÉCIE DE MECANISMO INTEGRADOR DE DIVERSOS CONHECIMENTOS E HABILIDADES INERENTES AOS SUJEITOS SOCIAIS. OS INFOGRÁFICOS SÃO MATERIAIS DIDÁTICOS QUE PODEM SER UTILIZADOS PELOS PROFESSORES COMO UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA INCREMENTAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, ESSE TRABALHO OBJETIVA AVALIAR O USO DE INFOGRÁFICOS COMO INSTRUMENTO AUXILIADOR DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), DURANTE OS MESES DE AGOSTO E SETEMBRO DE 2019 NO CAMPUS CENTRAL MOSSORÓ/RN. TENDO COMO PÚBLICO ALVO, VINTE E CINCO ALUNOS DO TERCEIRO PERÍODO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, PARA A PRODUÇÃO DE TAL ATIVIDADE FOI SELECIONADO O TEMA ‘DIVERSIDADE CELULAR’. OS MATERIAIS UTILIZADOS PARA A CONSTRUÇÃO DOS INFOGRÁFICOS FORAM BASICAMENTE FOLHA A4, CANETA NANKIN, LÁPIS DE COR, MARCA TEXTO, RÉGUA. POSTERIORMENTE, UM QUESTIONÁRIO FOI APLICADO AOS DISCENTES DA DISCIPLINA. DE ACORDO COM A AVALIAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS OBSERVOU-SE QUE 92,3% DOS GRADUANDOS RECONHECERAM A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES DE ENSINO BÁSICO PARA UMA MELHOR APLICAÇÃO DO MATERIAL, 84,6% RECONHECERAM A IMPORTÂNCIA DE RELACIONAR OS ASSUNTOS DOS INFOGRÁFICOS COM O COTIDIANO DOS ALUNOS, 46,2% DOS GRADUANDOS NÃO REALIZARAM NENHUMA ANÁLISE PRÉVIA DOS ALUNOS A RESPEITO DO ASSUNTO DO INFOGRÁFICO. PORTANTO, A UTILIZAÇÃO DO INFOGRÁFICO FOI VANTAJOSA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO BÁSICO (NAS SÉRIES FINAIS) E, PODE SER UTILIZADA COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO, OU SEJA, COMO UM COMPLEMENTO PARA A AULA DO PROFESSOR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM-SIGNIFICATIVA, ALUNO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD4_SA41_ID429_31102019230619.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 11:45:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIANE ALVES NUNES" "autor_nome_curto" => "THAIANE ALVES" "autor_email" => "thaianealvesnunes@hotmail" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019" "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png" "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 63624 "edicao_id" => 114 "trabalho_id" => 512 "inscrito_id" => 429 "titulo" => "INFOGRÁFICO COMO UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR EM ESPAÇO FORMAL DE ENSINO" "resumo" => "A APRENDIZAGEM TORNA-SE UMA ESPÉCIE DE MECANISMO INTEGRADOR DE DIVERSOS CONHECIMENTOS E HABILIDADES INERENTES AOS SUJEITOS SOCIAIS. OS INFOGRÁFICOS SÃO MATERIAIS DIDÁTICOS QUE PODEM SER UTILIZADOS PELOS PROFESSORES COMO UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA INCREMENTAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, ESSE TRABALHO OBJETIVA AVALIAR O USO DE INFOGRÁFICOS COMO INSTRUMENTO AUXILIADOR DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), DURANTE OS MESES DE AGOSTO E SETEMBRO DE 2019 NO CAMPUS CENTRAL MOSSORÓ/RN. TENDO COMO PÚBLICO ALVO, VINTE E CINCO ALUNOS DO TERCEIRO PERÍODO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, PARA A PRODUÇÃO DE TAL ATIVIDADE FOI SELECIONADO O TEMA ‘DIVERSIDADE CELULAR’. OS MATERIAIS UTILIZADOS PARA A CONSTRUÇÃO DOS INFOGRÁFICOS FORAM BASICAMENTE FOLHA A4, CANETA NANKIN, LÁPIS DE COR, MARCA TEXTO, RÉGUA. POSTERIORMENTE, UM QUESTIONÁRIO FOI APLICADO AOS DISCENTES DA DISCIPLINA. DE ACORDO COM A AVALIAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS OBSERVOU-SE QUE 92,3% DOS GRADUANDOS RECONHECERAM A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES DE ENSINO BÁSICO PARA UMA MELHOR APLICAÇÃO DO MATERIAL, 84,6% RECONHECERAM A IMPORTÂNCIA DE RELACIONAR OS ASSUNTOS DOS INFOGRÁFICOS COM O COTIDIANO DOS ALUNOS, 46,2% DOS GRADUANDOS NÃO REALIZARAM NENHUMA ANÁLISE PRÉVIA DOS ALUNOS A RESPEITO DO ASSUNTO DO INFOGRÁFICO. PORTANTO, A UTILIZAÇÃO DO INFOGRÁFICO FOI VANTAJOSA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO BÁSICO (NAS SÉRIES FINAIS) E, PODE SER UTILIZADA COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO, OU SEJA, COMO UM COMPLEMENTO PARA A AULA DO PROFESSOR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM-SIGNIFICATIVA, ALUNO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD4_SA41_ID429_31102019230619.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 11:45:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIANE ALVES NUNES" "autor_nome_curto" => "THAIANE ALVES" "autor_email" => "thaianealvesnunes@hotmail" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019" "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png" "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }