EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE AULAS PRÁTICAS DE FILTRAÇÃO DE ÁGUA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2019-11-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 63469 "edicao_id" => 114 "trabalho_id" => 699 "inscrito_id" => 461 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE AULAS PRÁTICAS DE FILTRAÇÃO DE ÁGUA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "ESTE ARTIGO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DE UMA ATIVIDADE REALIZADA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS, EM UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE/PB. ESSA ATIVIDADE FEZ PARTE DAS AÇÕES PROPOSTAS NO PROJETO DE INTERVENÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SUBPROJETO DE BIOLOGIA/UEPB DENOMINADO “A PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS”. AS ATIVIDADES INTERVENCIONISTAS INCLUÍRAM AULAS PRÁTICAS DE FILTRAÇÃO DE ÁGUA. A PESQUISA ASSUMI UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM REFERENCIAIS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O OBJETIVO FOI PROMOVER, NOS ESTUDANTES ENVOLVIDOS, HABILIDADES DO FAZER CIENTÍFICO, TAIS COMO O TESTE DE HIPÓTESES, DADOS E ARGUMENTAÇÃO DOS PROBLEMAS DA ÁGUA, A PARTIR DE TRÊS MODELOS EXPERIMENTAIS DE FILTRAÇÃO. A VIVÊNCIA PROPORCIONA CONDIÇÕES PARA SIGNIFICATIVO APRENDIZADO DO RISCO DA QUANTIDADE DE ÁGUA DISPONÍVEL, SE ESGOTAR, DEVIDO AO CONSUMO DESENFREADO DA ÁGUA PORTÁVEL EM RELAÇÃO A DEPENDÊNCIA DA SUA CAPACIDADE DE RENOVAÇÃO E DAS POUCAS E CARAS TÉCNICAS EXISTENTES QUE TRATAM A ÁGUA EM ESTAÇÕES. A EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA EXPERIMENTAL, COM ESSAS DEMONSTRAÇÕES CIENTIFICAS E DIDÁTICAS NO QUAL ESTEVE PRESENTE A ALEGRIA DOS RESULTADOS DOS EXPERIMENTOS QUE DERAM CERTOS E FRUSTRAÇÕES DE OUTROS QUE NÃO TIVERAM OS RESULTADOS ESPERADOS, DESENVOLVE NOS ESTUDANTES UMA IMPORTANTE HABILIDADE DO FAZER CIENTIFICO E UMA CONSCIÊNCIA NÃO APENAS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL, MAS DA NECESSIDADE DE NOVAS TÉCNICAS BARATAS E RÁPIDAS, QUE TRATEM A ÁGUA INDISPONÍVEL PROPORCIONANDO-LHES UM AMBIENTE PEDAGÓGICO QUE POSSIBILITA AMPLIAR A SUA VISÃO DE MUNDO E TORNÁ-LOS CAPAZES DE MODIFICAR A SUA PRÓPRIA REALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação" "palavra_chave" => "PURIFICAÇÃO DE ÁGUA, LETRAMENTO CIENTÍFICO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA41_ID461_03112019225733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 11:45:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILSON CAVALCANTE LOURENÇO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "EDILSON CLP" "autor_email" => "edilson.mog@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA-UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019" "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png" "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 63469 "edicao_id" => 114 "trabalho_id" => 699 "inscrito_id" => 461 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE AULAS PRÁTICAS DE FILTRAÇÃO DE ÁGUA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "ESTE ARTIGO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DE UMA ATIVIDADE REALIZADA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS, EM UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE/PB. ESSA ATIVIDADE FEZ PARTE DAS AÇÕES PROPOSTAS NO PROJETO DE INTERVENÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SUBPROJETO DE BIOLOGIA/UEPB DENOMINADO “A PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS”. AS ATIVIDADES INTERVENCIONISTAS INCLUÍRAM AULAS PRÁTICAS DE FILTRAÇÃO DE ÁGUA. A PESQUISA ASSUMI UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM REFERENCIAIS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O OBJETIVO FOI PROMOVER, NOS ESTUDANTES ENVOLVIDOS, HABILIDADES DO FAZER CIENTÍFICO, TAIS COMO O TESTE DE HIPÓTESES, DADOS E ARGUMENTAÇÃO DOS PROBLEMAS DA ÁGUA, A PARTIR DE TRÊS MODELOS EXPERIMENTAIS DE FILTRAÇÃO. A VIVÊNCIA PROPORCIONA CONDIÇÕES PARA SIGNIFICATIVO APRENDIZADO DO RISCO DA QUANTIDADE DE ÁGUA DISPONÍVEL, SE ESGOTAR, DEVIDO AO CONSUMO DESENFREADO DA ÁGUA PORTÁVEL EM RELAÇÃO A DEPENDÊNCIA DA SUA CAPACIDADE DE RENOVAÇÃO E DAS POUCAS E CARAS TÉCNICAS EXISTENTES QUE TRATAM A ÁGUA EM ESTAÇÕES. A EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA EXPERIMENTAL, COM ESSAS DEMONSTRAÇÕES CIENTIFICAS E DIDÁTICAS NO QUAL ESTEVE PRESENTE A ALEGRIA DOS RESULTADOS DOS EXPERIMENTOS QUE DERAM CERTOS E FRUSTRAÇÕES DE OUTROS QUE NÃO TIVERAM OS RESULTADOS ESPERADOS, DESENVOLVE NOS ESTUDANTES UMA IMPORTANTE HABILIDADE DO FAZER CIENTIFICO E UMA CONSCIÊNCIA NÃO APENAS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL, MAS DA NECESSIDADE DE NOVAS TÉCNICAS BARATAS E RÁPIDAS, QUE TRATEM A ÁGUA INDISPONÍVEL PROPORCIONANDO-LHES UM AMBIENTE PEDAGÓGICO QUE POSSIBILITA AMPLIAR A SUA VISÃO DE MUNDO E TORNÁ-LOS CAPAZES DE MODIFICAR A SUA PRÓPRIA REALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação" "palavra_chave" => "PURIFICAÇÃO DE ÁGUA, LETRAMENTO CIENTÍFICO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA41_ID461_03112019225733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 11:45:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILSON CAVALCANTE LOURENÇO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "EDILSON CLP" "autor_email" => "edilson.mog@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA-UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019" "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png" "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }