EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA NO BIOMA CAATINGA: RESULTADOS DE VIVÊNCIAS COM ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA DE MOSSORÓ/RN
"2019-11-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 63463 "edicao_id" => 114 "trabalho_id" => 589 "inscrito_id" => 3 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA NO BIOMA CAATINGA: RESULTADOS DE VIVÊNCIAS COM ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA DE MOSSORÓ/RN" "resumo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROPÕE PROMOVER A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DAS PESSOAS EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE E AOS RECURSOS NATURAIS CONFORME A REALIDADE ECONÔMICA, SOCIAL, CULTURAL E ECOLÓGICA DE CADA REGIÃO. ADEMAIS, ELA TAMBÉM PODE CONTRIBUIR PARA UM PROCESSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL COM AS QUESTÕES AMBIENTAIS NO AMBIENTE ESCOLAR. A ESCOLA POSSUI UM PAPEL FUNDAMENTAL NESTE PROCESSO. NESTE SENTIDO O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR O CONHECIMENTO SOBRE O BIOMA CAATINGA E TEMÁTICAS ASSOCIADAS DE ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MOSSORÓ, RN, E DESENVOLVER UMA INTERVENÇÃO COM A PROPOSTA DE ELUCIDAR DÚVIDAS E SENSIBILIZAR OS ESTUDANTES QUANTO À IMPORTÂNCIA DE CONSERVAR O BIOMA CAATINGA. O PRESENTE ESTUDO FOI REALIZADO COM ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN. HOUVE A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, EM SEGUIDA UMA BREVE INTRODUÇÃO DO TEMA AOS ALUNOS, POR FIM O MESMO QUESTIONÁRIO FOI APLICADO NOVAMENTE. OS RESULTADOS OBTIDOS ANTES DA INTRODUÇÃO DO TEMA DEMOSTRARAM QUE 34% DOS ALUNOS NÃO SABIAM QUAL O BIOMA ESTAVA INSERIDO SEU ESTADO. APÓS A INTRODUÇÃO DO TEMA HOUVE UMA DIMINUIÇÃO, APENAS 11% DOS ESTUDANTES AFIRMARAM NÃO SABER A QUAL BIOMA ELES PERTENCIAM. EM VISTA DO QUE FOI EXPOSTO É POSSÍVEL RESSALTAR QUE OS ALUNOS DESCONHECEM SOBRE O BIOMA QUE FAZEM PARTE, SENDO DE SUMA IMPORTÂNCIA TRABALHOS COM ESTE QUE VISAM EDUCAR E SENSIBILIZAR ALUNOS QUANTO À IMPORTÂNCIA DE CONSERVAR O BIOMA CAATINGA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação" "palavra_chave" => "BIOMAS, CAATINGA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SEMIÁRIDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA41_ID3_01112019163017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 11:45:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEVYN DARLYN RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KEVYN SILVA" "autor_email" => "kevynrodriguesds@gmail.co" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019" "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png" "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 63463 "edicao_id" => 114 "trabalho_id" => 589 "inscrito_id" => 3 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA NO BIOMA CAATINGA: RESULTADOS DE VIVÊNCIAS COM ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA DE MOSSORÓ/RN" "resumo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROPÕE PROMOVER A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DAS PESSOAS EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE E AOS RECURSOS NATURAIS CONFORME A REALIDADE ECONÔMICA, SOCIAL, CULTURAL E ECOLÓGICA DE CADA REGIÃO. ADEMAIS, ELA TAMBÉM PODE CONTRIBUIR PARA UM PROCESSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL COM AS QUESTÕES AMBIENTAIS NO AMBIENTE ESCOLAR. A ESCOLA POSSUI UM PAPEL FUNDAMENTAL NESTE PROCESSO. NESTE SENTIDO O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR O CONHECIMENTO SOBRE O BIOMA CAATINGA E TEMÁTICAS ASSOCIADAS DE ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MOSSORÓ, RN, E DESENVOLVER UMA INTERVENÇÃO COM A PROPOSTA DE ELUCIDAR DÚVIDAS E SENSIBILIZAR OS ESTUDANTES QUANTO À IMPORTÂNCIA DE CONSERVAR O BIOMA CAATINGA. O PRESENTE ESTUDO FOI REALIZADO COM ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN. HOUVE A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, EM SEGUIDA UMA BREVE INTRODUÇÃO DO TEMA AOS ALUNOS, POR FIM O MESMO QUESTIONÁRIO FOI APLICADO NOVAMENTE. OS RESULTADOS OBTIDOS ANTES DA INTRODUÇÃO DO TEMA DEMOSTRARAM QUE 34% DOS ALUNOS NÃO SABIAM QUAL O BIOMA ESTAVA INSERIDO SEU ESTADO. APÓS A INTRODUÇÃO DO TEMA HOUVE UMA DIMINUIÇÃO, APENAS 11% DOS ESTUDANTES AFIRMARAM NÃO SABER A QUAL BIOMA ELES PERTENCIAM. EM VISTA DO QUE FOI EXPOSTO É POSSÍVEL RESSALTAR QUE OS ALUNOS DESCONHECEM SOBRE O BIOMA QUE FAZEM PARTE, SENDO DE SUMA IMPORTÂNCIA TRABALHOS COM ESTE QUE VISAM EDUCAR E SENSIBILIZAR ALUNOS QUANTO À IMPORTÂNCIA DE CONSERVAR O BIOMA CAATINGA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação" "palavra_chave" => "BIOMAS, CAATINGA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SEMIÁRIDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA41_ID3_01112019163017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 11:45:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEVYN DARLYN RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KEVYN SILVA" "autor_email" => "kevynrodriguesds@gmail.co" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019" "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png" "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }