Artigo Anais I CONIMAS e III CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

DO CAMPO À PERIFERIA, VOZES JUVENIS NO CINEMA ITINERANTE NA ESCOLA: AÇÕES EDUCATIVAS DO PROJETO DE EXTENSÃO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO

Palavra-chaves: JUVENTUDES, CINEMA, AçõES EXTENSIONISTAS., EDUCAçãO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) AT 09: Espaços, Paisagens e Territórios
"2019-11-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 63453
    "edicao_id" => 114
    "trabalho_id" => 1038
    "inscrito_id" => 416
    "titulo" => "DO CAMPO À PERIFERIA, VOZES JUVENIS NO CINEMA ITINERANTE NA ESCOLA: AÇÕES EDUCATIVAS DO PROJETO DE EXTENSÃO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO"
    "resumo" => """
      A ARTICULAÇÃO DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR VISA APROXIMAR A ESCOLA E A\r\n
      UNIVERSIDADE, PROPICIANDO ASSIM, DIÁLOGOS DE SABERES E O ENTRELAÇO EDUCACIONAL E CULTURAL. NO\r\n
      CONTEXTO DA EXPERIÊNCIA NO SEMIÁRIDO, TRABALHAR NA ESCOLA COM PROPOSTAS EDUCATIVAS\r\n
      EXTENSIONISTAS QUE VISEM A INCLUSÃO NO COTIDIANO DA SALA DE AULA DE HISTÓRIA COM QUESTÕES\r\n
      SOCIAIS, POLÍTICAS E CULTURAIS NA EDUCAÇÃO DAS JUVENTUDES É FUNDAMENTAL, POIS PROPICIA O\r\n
      APRENDIZADO DE MÚLTIPLOS SABERES PARA ALÉM DO CURRÍCULO PRESCRITO. ESTE ARTIGO TEM COMO\r\n
      OBJETIVO DISCUTIR PRÁTICAS EDUCATIVAS A PARTIR DE AÇÕES EXTESIONISTAS NA ESCOLA VIVENCIADAS A\r\n
      PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO CINEMA ITINERANTE NA ESCOLA: CULTURAS INFANTOJUVENIS, NA\r\n
      INCLUSÃO DE TEMÁTICAS SOCIAIS VIABILIZADAS NO DIALOGO ENTRE CINEMA E JUVENTE. O HORIZONTE\r\n
      TEÓRICO QUE BALIZOU ESTE ESTUDO FORAM AS DISCUSSÕES EDUCACIONAIS TECIDAS POR FREIRE (2002),\r\n
      STRIEDER (2004), DAYRELL (2003). TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE RELATO DE\r\n
      EXPERIÊNCIA COM O CINEMA NA ESCOLA ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DESTA LINGUAGEM NO DEBATE\r\n
      COM AS JUVENTUDES E SUAS PERSPECTIVAS SOCIAIS. A AÇÃO EXTENSIONISTA COM O CINEMA NA ESCOLA\r\n
      POSSIBILITA NOVOS OLHARES PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES, POIS PERMITE O APRENDIZADO\r\n
      GERACIONAL ENTRE AS JUVENTUDES DA UNIVERSIDADE, EM PROCESSO DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL E AS DA\r\n
      ESCOLA. DISCUTIR SOBRE OS MEANDROS DESTE APRENDIZADO DIALÓGICO É PRIMORDIAL QUANDO SE PROPÕE\r\n
      PENSAR NO SEMIÁRIDO PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE VENHAM A MOVER INTERAÇÃO E INTEGRAÇÃO SOCIAIS,\r\n
      CULTURAIS E EDUCATIVAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09: Espaços, Paisagens e Territórios"
    "palavra_chave" => "JUVENTUDES, CINEMA, AçõES EXTENSIONISTAS., EDUCAçãO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA43_ID416_25112019153036.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:45:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO"
    "autor_nome_curto" => "CRISTINA ARAGAO"
    "autor_email" => "patriciacaa@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png"
    "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 63453
    "edicao_id" => 114
    "trabalho_id" => 1038
    "inscrito_id" => 416
    "titulo" => "DO CAMPO À PERIFERIA, VOZES JUVENIS NO CINEMA ITINERANTE NA ESCOLA: AÇÕES EDUCATIVAS DO PROJETO DE EXTENSÃO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO"
    "resumo" => """
      A ARTICULAÇÃO DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR VISA APROXIMAR A ESCOLA E A\r\n
      UNIVERSIDADE, PROPICIANDO ASSIM, DIÁLOGOS DE SABERES E O ENTRELAÇO EDUCACIONAL E CULTURAL. NO\r\n
      CONTEXTO DA EXPERIÊNCIA NO SEMIÁRIDO, TRABALHAR NA ESCOLA COM PROPOSTAS EDUCATIVAS\r\n
      EXTENSIONISTAS QUE VISEM A INCLUSÃO NO COTIDIANO DA SALA DE AULA DE HISTÓRIA COM QUESTÕES\r\n
      SOCIAIS, POLÍTICAS E CULTURAIS NA EDUCAÇÃO DAS JUVENTUDES É FUNDAMENTAL, POIS PROPICIA O\r\n
      APRENDIZADO DE MÚLTIPLOS SABERES PARA ALÉM DO CURRÍCULO PRESCRITO. ESTE ARTIGO TEM COMO\r\n
      OBJETIVO DISCUTIR PRÁTICAS EDUCATIVAS A PARTIR DE AÇÕES EXTESIONISTAS NA ESCOLA VIVENCIADAS A\r\n
      PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO CINEMA ITINERANTE NA ESCOLA: CULTURAS INFANTOJUVENIS, NA\r\n
      INCLUSÃO DE TEMÁTICAS SOCIAIS VIABILIZADAS NO DIALOGO ENTRE CINEMA E JUVENTE. O HORIZONTE\r\n
      TEÓRICO QUE BALIZOU ESTE ESTUDO FORAM AS DISCUSSÕES EDUCACIONAIS TECIDAS POR FREIRE (2002),\r\n
      STRIEDER (2004), DAYRELL (2003). TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE RELATO DE\r\n
      EXPERIÊNCIA COM O CINEMA NA ESCOLA ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DESTA LINGUAGEM NO DEBATE\r\n
      COM AS JUVENTUDES E SUAS PERSPECTIVAS SOCIAIS. A AÇÃO EXTENSIONISTA COM O CINEMA NA ESCOLA\r\n
      POSSIBILITA NOVOS OLHARES PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES, POIS PERMITE O APRENDIZADO\r\n
      GERACIONAL ENTRE AS JUVENTUDES DA UNIVERSIDADE, EM PROCESSO DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL E AS DA\r\n
      ESCOLA. DISCUTIR SOBRE OS MEANDROS DESTE APRENDIZADO DIALÓGICO É PRIMORDIAL QUANDO SE PROPÕE\r\n
      PENSAR NO SEMIÁRIDO PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE VENHAM A MOVER INTERAÇÃO E INTEGRAÇÃO SOCIAIS,\r\n
      CULTURAIS E EDUCATIVAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09: Espaços, Paisagens e Territórios"
    "palavra_chave" => "JUVENTUDES, CINEMA, AçõES EXTENSIONISTAS., EDUCAçãO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA43_ID416_25112019153036.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:45:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO"
    "autor_nome_curto" => "CRISTINA ARAGAO"
    "autor_email" => "patriciacaa@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png"
    "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de novembro de 2019

Resumo

A ARTICULAÇÃO DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR VISA APROXIMAR A ESCOLA E A UNIVERSIDADE, PROPICIANDO ASSIM, DIÁLOGOS DE SABERES E O ENTRELAÇO EDUCACIONAL E CULTURAL. NO CONTEXTO DA EXPERIÊNCIA NO SEMIÁRIDO, TRABALHAR NA ESCOLA COM PROPOSTAS EDUCATIVAS EXTENSIONISTAS QUE VISEM A INCLUSÃO NO COTIDIANO DA SALA DE AULA DE HISTÓRIA COM QUESTÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E CULTURAIS NA EDUCAÇÃO DAS JUVENTUDES É FUNDAMENTAL, POIS PROPICIA O APRENDIZADO DE MÚLTIPLOS SABERES PARA ALÉM DO CURRÍCULO PRESCRITO. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR PRÁTICAS EDUCATIVAS A PARTIR DE AÇÕES EXTESIONISTAS NA ESCOLA VIVENCIADAS A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO CINEMA ITINERANTE NA ESCOLA: CULTURAS INFANTOJUVENIS, NA INCLUSÃO DE TEMÁTICAS SOCIAIS VIABILIZADAS NO DIALOGO ENTRE CINEMA E JUVENTE. O HORIZONTE TEÓRICO QUE BALIZOU ESTE ESTUDO FORAM AS DISCUSSÕES EDUCACIONAIS TECIDAS POR FREIRE (2002), STRIEDER (2004), DAYRELL (2003). TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O CINEMA NA ESCOLA ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DESTA LINGUAGEM NO DEBATE COM AS JUVENTUDES E SUAS PERSPECTIVAS SOCIAIS. A AÇÃO EXTENSIONISTA COM O CINEMA NA ESCOLA POSSIBILITA NOVOS OLHARES PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES, POIS PERMITE O APRENDIZADO GERACIONAL ENTRE AS JUVENTUDES DA UNIVERSIDADE, EM PROCESSO DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL E AS DA ESCOLA. DISCUTIR SOBRE OS MEANDROS DESTE APRENDIZADO DIALÓGICO É PRIMORDIAL QUANDO SE PROPÕE PENSAR NO SEMIÁRIDO PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE VENHAM A MOVER INTERAÇÃO E INTEGRAÇÃO SOCIAIS, CULTURAIS E EDUCATIVAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.