Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CONSTRUINDO A IGUALDADE DE GÊNERO A PARTIR DO TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: EJA, INTERAÇÃO, LINGUAGEM, MEMÓRIA Comunicação Oral (CO) GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
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Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Interconectando os componentes curriculares do curso de Educação de Jovens Adultos e do Ensino Médio e apresentando aos alunos dos mesmos diversas temáticas, pensa-se que a partir de inúmeros materiais escritos, audiovisuais ou algo que os identifique eles possam estruturar o pensamento ou passar da linguagem oral para a escrita. Entende-se que os beneficiados de uma proposta como esta serão todos aqueles que se dispuserem a escrever, ler, debater, pensar sobre o lido e sobre suas relações: pertencimento a uma classe ou gênero, como se constituem homens e mulheres, como reagir aos fatos que constituem nossas vivências e como podemos construir uma sociedade diferente, mais justa construindo seus argumentos ao invés de apenas reproduzi-los. Dessa forma, será vista por uma ótica diferente cada assunto a que se o aluno se propuser a escrever ou investigar, já que cada um possui um modo de ver, sentir, interagir ou vivenciar sua experiência no mundo. As características do trabalho são: trabalho escrito em forma de portfólio, caderno, diário ou outro que o aluno escolhe. Serão colocados fotos, momentos, estojos de identidade (objetos ou representações de algo que lhe remeta à memória ou o sintetize segundo seus conceitos). O foco da atividade realizada pelo aluno pode ser a escrita, mas também a leitura e a interpretação e todo o universo que o aluno representa e passará a formalizar no código da linguagem formal ou socialmente aceita, ou seja, a linguagem padrão. Ao longo do percurso de escritura de seus textos, os alunos envolviam-se em discussão sobre a linguagem formal e a não-formal e a comparação com a atualidade. A metodologia consistiu em visão dos principais conceitos, aplicação de exercício, questões abertas e fechadas utilizadas como exemplo ou modelo (tudo elaborado em sala de aula), debates onde terão a possibilidade de manifestar-se, mas de forma mais direta em suas vidas com o repensar de atitudes em relação a si mesmo e ao próximo, e atendimento de dúvidas quanto ao assunto tratado. Como cada aluno possui uma visão e um entendimento do que acontece no mundo e em sua vida, pode-se dizer que também depois de todo esse processo constituído e construído em aula isso se manifesta. O saber dizer não pode significar um modo de vida totalmente ressignificado.

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