Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“NARRATIVAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE ENSINAR CIÊNCIAS: CAMINHOS, OLHARES E ANÚNCIOS DE SI”

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, ANOS INICIAIS, NARRATIVAS DE PROFESSORES, IDENTIDADE PROFISSIONAL Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 63025
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1707
    "inscrito_id" => 10982
    "titulo" => "“NARRATIVAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE ENSINAR CIÊNCIAS: CAMINHOS, OLHARES E ANÚNCIOS DE SI”"
    "resumo" => "ENSINAR CIÊNCIAS ATÉ HOJE TEM SIDO PERMEADO POR VÁRIOS DESAFIOS, DENTRE ELES, CONSTITUIR ESPAÇOS PEDAGÓGICOS ADEQUADOS, AULAS INTERESSANTES, EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS QUE TRAGAM O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO UM DOS EIXOS DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. PESQUISAS REALIZADAS NESSA ETAPA DO ENSINO NOS APONTAM VÁRIOS FATORES QUE TEM CONTRIBUÍDO PARA TAL INEFICIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, INCLUSIVE A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES PEDAGOGOS . NESSE SENTIDO SE FAZ NECESSÁRIO TENTAR COMPREENDER QUEM É ESSE PROFESSOR QUE ATUA NOS ANOS INICIAIS E COMO ELE SE VÊ RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DO SEU ALUNO. A PARTIR DISSO ELABORAMOS COMO OBJETIVO: APREENDER POR MEIO DE NARRATIVAS QUAIS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS SÃO POSSÍVEIS NAS RELAÇÕES TECIDAS POR ESSES PROFESSORES NO CHÃO DA SALA DE AULA. SERÁ TRABALHADO O CONCEITO DE NARRATIVAS A PARTIR DE JOSSO (2004, 2010) E EXPERIÊNCIA POR LARROSA (2002). NOS FUNDAMENTAREMOS NOS AUTORES, GATTI (2011,2019), PIMENTA (1996), DINIZ-PEREIRA (2000), NÓVOA (1991, 2002) PARA TRATAR  FORMAÇÃO E ESTUDOS DE DELIZOICOV E ANGOTTI (2000), LORENZETTI (2000). FAREMOS USO DA ABORDAGEM QUALITATIVA, NUMA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS (AUTO-BIOGRÁFICOS). BUSCAREMOS ATRAVÉS DAS NARRATIVAS COMPREENDER E DESTACAR A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DESSE PROFESSOR COM O ENSINAR CIÊNCIAS. UTILIZAREMOS PARA COLETA DE DADOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E A FORMAÇÃO DE UM GRUPO NARRATIVO COM OS PROFESSORES  SOBRE SEU FAZER. A ANÁLISE DOS DADOS SERÁ SUSTENTADA A PARTIR DOS EXERCÍCIO INTERPRETATIVO-COMPREENSIVO.A PESQUISA ACONTECERÁ COM QUATRO  PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE JEQUIÉ. NESSE MOMENTO A NOSSA PESQUISA SE ENCONTRA EM APRECIAÇÃO PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ANOS INICIAIS, NARRATIVAS DE PROFESSORES, IDENTIDADE PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID10982_14082019215344.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARISSE SANTOS MOTA"
    "autor_nome_curto" => "CLARISSE MOTA"
    "autor_email" => "clarissemota3@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UESB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 63025
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1707
    "inscrito_id" => 10982
    "titulo" => "“NARRATIVAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE ENSINAR CIÊNCIAS: CAMINHOS, OLHARES E ANÚNCIOS DE SI”"
    "resumo" => "ENSINAR CIÊNCIAS ATÉ HOJE TEM SIDO PERMEADO POR VÁRIOS DESAFIOS, DENTRE ELES, CONSTITUIR ESPAÇOS PEDAGÓGICOS ADEQUADOS, AULAS INTERESSANTES, EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS QUE TRAGAM O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO UM DOS EIXOS DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. PESQUISAS REALIZADAS NESSA ETAPA DO ENSINO NOS APONTAM VÁRIOS FATORES QUE TEM CONTRIBUÍDO PARA TAL INEFICIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, INCLUSIVE A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES PEDAGOGOS . NESSE SENTIDO SE FAZ NECESSÁRIO TENTAR COMPREENDER QUEM É ESSE PROFESSOR QUE ATUA NOS ANOS INICIAIS E COMO ELE SE VÊ RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DO SEU ALUNO. A PARTIR DISSO ELABORAMOS COMO OBJETIVO: APREENDER POR MEIO DE NARRATIVAS QUAIS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS SÃO POSSÍVEIS NAS RELAÇÕES TECIDAS POR ESSES PROFESSORES NO CHÃO DA SALA DE AULA. SERÁ TRABALHADO O CONCEITO DE NARRATIVAS A PARTIR DE JOSSO (2004, 2010) E EXPERIÊNCIA POR LARROSA (2002). NOS FUNDAMENTAREMOS NOS AUTORES, GATTI (2011,2019), PIMENTA (1996), DINIZ-PEREIRA (2000), NÓVOA (1991, 2002) PARA TRATAR  FORMAÇÃO E ESTUDOS DE DELIZOICOV E ANGOTTI (2000), LORENZETTI (2000). FAREMOS USO DA ABORDAGEM QUALITATIVA, NUMA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS (AUTO-BIOGRÁFICOS). BUSCAREMOS ATRAVÉS DAS NARRATIVAS COMPREENDER E DESTACAR A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DESSE PROFESSOR COM O ENSINAR CIÊNCIAS. UTILIZAREMOS PARA COLETA DE DADOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E A FORMAÇÃO DE UM GRUPO NARRATIVO COM OS PROFESSORES  SOBRE SEU FAZER. A ANÁLISE DOS DADOS SERÁ SUSTENTADA A PARTIR DOS EXERCÍCIO INTERPRETATIVO-COMPREENSIVO.A PESQUISA ACONTECERÁ COM QUATRO  PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE JEQUIÉ. NESSE MOMENTO A NOSSA PESQUISA SE ENCONTRA EM APRECIAÇÃO PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ANOS INICIAIS, NARRATIVAS DE PROFESSORES, IDENTIDADE PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID10982_14082019215344.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARISSE SANTOS MOTA"
    "autor_nome_curto" => "CLARISSE MOTA"
    "autor_email" => "clarissemota3@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UESB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ENSINAR CIÊNCIAS ATÉ HOJE TEM SIDO PERMEADO POR VÁRIOS DESAFIOS, DENTRE ELES, CONSTITUIR ESPAÇOS PEDAGÓGICOS ADEQUADOS, AULAS INTERESSANTES, EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS QUE TRAGAM O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO UM DOS EIXOS DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. PESQUISAS REALIZADAS NESSA ETAPA DO ENSINO NOS APONTAM VÁRIOS FATORES QUE TEM CONTRIBUÍDO PARA TAL INEFICIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, INCLUSIVE A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES PEDAGOGOS . NESSE SENTIDO SE FAZ NECESSÁRIO TENTAR COMPREENDER QUEM É ESSE PROFESSOR QUE ATUA NOS ANOS INICIAIS E COMO ELE SE VÊ RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DO SEU ALUNO. A PARTIR DISSO ELABORAMOS COMO OBJETIVO: APREENDER POR MEIO DE NARRATIVAS QUAIS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS SÃO POSSÍVEIS NAS RELAÇÕES TECIDAS POR ESSES PROFESSORES NO CHÃO DA SALA DE AULA. SERÁ TRABALHADO O CONCEITO DE NARRATIVAS A PARTIR DE JOSSO (2004, 2010) E EXPERIÊNCIA POR LARROSA (2002). NOS FUNDAMENTAREMOS NOS AUTORES, GATTI (2011,2019), PIMENTA (1996), DINIZ-PEREIRA (2000), NÓVOA (1991, 2002) PARA TRATAR FORMAÇÃO E ESTUDOS DE DELIZOICOV E ANGOTTI (2000), LORENZETTI (2000). FAREMOS USO DA ABORDAGEM QUALITATIVA, NUMA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS (AUTO-BIOGRÁFICOS). BUSCAREMOS ATRAVÉS DAS NARRATIVAS COMPREENDER E DESTACAR A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DESSE PROFESSOR COM O ENSINAR CIÊNCIAS. UTILIZAREMOS PARA COLETA DE DADOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E A FORMAÇÃO DE UM GRUPO NARRATIVO COM OS PROFESSORES SOBRE SEU FAZER. A ANÁLISE DOS DADOS SERÁ SUSTENTADA A PARTIR DOS EXERCÍCIO INTERPRETATIVO-COMPREENSIVO.A PESQUISA ACONTECERÁ COM QUATRO PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE JEQUIÉ. NESSE MOMENTO A NOSSA PESQUISA SE ENCONTRA EM APRECIAÇÃO PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.