Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO COMO FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ONDULATÓRIA E ACÚSTICA: USO DE APARATO EXPERIMENTAL E GERADOR DE ÁUDIO EM SMARTPHONE

Palavra-chaves: TECNOLOGIA NA APRENDIZAGEM, ENSINO DE ONDULATÓRIA E ACÚSTICA, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TRÁS UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE ONDULATÓRIA E ACÚSTICA, FOCADA NA METODOLOGIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. TRATA O ENSINO DESSAS DUAS ÁREAS DA FÍSICA POR MEIO DE APLICATIVO GERADOR DE ONDAS E ÁUDIO, QUE PODE SER GRATUITAMENTE BAIXADO NO SMARTPHONE (APLICATIVO DE NOME TONEGEN), BEM COMO UM APARATO EXPERIMENTAL GERADOR DE ONDAS ESTACIONARIAS EM UMA CORDA, O OSCILADOR DE MELDE, NUMA NOVA VERSÃO POR NÓS CONSTRUÍDA. A PARTIR DO USO DESSA FERRAMENTA TECNOLÓGICA E DESSE APARATO, EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO (SEI) POR NÓS DESENVOLVIDA, O ESTUDO DE CONCEITOS FÍSICOS, TAIS COMO FREQUÊNCIA, AMPLITUDE, ALTURA DO SOM, NÚMERO DE HARMÔNICOS, INTENSIDADE SONORA, MOSTRARAM-SE MAIS ESTIMULANTES, RELEVANTES E SIGNIFICATIVOS PARA O ESTUDANTE.

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