Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM JOGO DE CARTAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, APRENDIZAGEM POR MEIO DE JOGOS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62795
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 438
    "inscrito_id" => 7811
    "titulo" => "UM JOGO DE CARTAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO VERSA, EM LINHAS GERAIS, SOBRE A UTILIZAÇÃO DO JOGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ASTRONOMIA. OBJETIVAMOS, COM ISSO, SUSCITAR O INTERESSE NO ESTUDO DE CIÊNCIAS, EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, PRINCIPALMENTE NO TOCANTE À ASTRONOMIA, ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO QUE FACILITE A ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS RELACIONADOS A ESSE TEMA. O PRODUTO ANALISADO NO DECORRER DESTA INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA, CONSISTE EM UM BARALHO ESTELAR, PROPOSTO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO CAPAZ DE CONTRIBUIR PARA A MOTIVAÇÃO, NESSES ESTUDANTES, DA CURIOSIDADE E DA LUDICIDADE NO CONTATO COM A FÍSICA. PARA TANTO, BASEAMO-NOS NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FUNDAMENTANDO TEORICAMENTE NOSSOS ESTUDOS EM AUSUBEL (1980) E MOREIRA (2010). OS RESULTADOS DE TAL ESTUDO PROPUSERAM, PORTANTO, CAMINHOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE O TEMA DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE JOGOS E PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA, NA MEDIDA EM QUE OFERECE, AOS DOCENTES, UM RECURSO DIDÁTICO EFICAZ PARA AUXILIAR NA ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS CAPAZES DE DESPERTAR O INTERESSE NOS ESTUDANTES E ATUAR COMO ELO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NO ENSINO DA ASTRONOMIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, APRENDIZAGEM POR MEIO DE JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID7811_31072019204353.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO NEVES PASSOS DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO NEVES"
    "autor_email" => "joaonevesj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62795
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 438
    "inscrito_id" => 7811
    "titulo" => "UM JOGO DE CARTAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO VERSA, EM LINHAS GERAIS, SOBRE A UTILIZAÇÃO DO JOGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ASTRONOMIA. OBJETIVAMOS, COM ISSO, SUSCITAR O INTERESSE NO ESTUDO DE CIÊNCIAS, EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, PRINCIPALMENTE NO TOCANTE À ASTRONOMIA, ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO QUE FACILITE A ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS RELACIONADOS A ESSE TEMA. O PRODUTO ANALISADO NO DECORRER DESTA INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA, CONSISTE EM UM BARALHO ESTELAR, PROPOSTO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO CAPAZ DE CONTRIBUIR PARA A MOTIVAÇÃO, NESSES ESTUDANTES, DA CURIOSIDADE E DA LUDICIDADE NO CONTATO COM A FÍSICA. PARA TANTO, BASEAMO-NOS NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FUNDAMENTANDO TEORICAMENTE NOSSOS ESTUDOS EM AUSUBEL (1980) E MOREIRA (2010). OS RESULTADOS DE TAL ESTUDO PROPUSERAM, PORTANTO, CAMINHOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE O TEMA DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE JOGOS E PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA, NA MEDIDA EM QUE OFERECE, AOS DOCENTES, UM RECURSO DIDÁTICO EFICAZ PARA AUXILIAR NA ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS CAPAZES DE DESPERTAR O INTERESSE NOS ESTUDANTES E ATUAR COMO ELO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NO ENSINO DA ASTRONOMIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, APRENDIZAGEM POR MEIO DE JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID7811_31072019204353.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO NEVES PASSOS DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO NEVES"
    "autor_email" => "joaonevesj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO VERSA, EM LINHAS GERAIS, SOBRE A UTILIZAÇÃO DO JOGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ASTRONOMIA. OBJETIVAMOS, COM ISSO, SUSCITAR O INTERESSE NO ESTUDO DE CIÊNCIAS, EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, PRINCIPALMENTE NO TOCANTE À ASTRONOMIA, ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO QUE FACILITE A ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS RELACIONADOS A ESSE TEMA. O PRODUTO ANALISADO NO DECORRER DESTA INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA, CONSISTE EM UM BARALHO ESTELAR, PROPOSTO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO CAPAZ DE CONTRIBUIR PARA A MOTIVAÇÃO, NESSES ESTUDANTES, DA CURIOSIDADE E DA LUDICIDADE NO CONTATO COM A FÍSICA. PARA TANTO, BASEAMO-NOS NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FUNDAMENTANDO TEORICAMENTE NOSSOS ESTUDOS EM AUSUBEL (1980) E MOREIRA (2010). OS RESULTADOS DE TAL ESTUDO PROPUSERAM, PORTANTO, CAMINHOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE O TEMA DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE JOGOS E PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA, NA MEDIDA EM QUE OFERECE, AOS DOCENTES, UM RECURSO DIDÁTICO EFICAZ PARA AUXILIAR NA ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS CAPAZES DE DESPERTAR O INTERESSE NOS ESTUDANTES E ATUAR COMO ELO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NO ENSINO DA ASTRONOMIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.