Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO DE EXTENSÃO “DOCE LEITURA”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EXTENSÃO, LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62250
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4392
    "inscrito_id" => 6168
    "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO “DOCE LEITURA”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA O PROJETO DE EXTENSÃO “DOCE LEITURA”, DESENVOLVIDO POR UMA EQUIPE DE SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL DO CAMPUS CAMPO MAIOR – PI, NA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DAS MERCÊS, EM COLABORAÇÃO COM OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REFERIDA ESCOLA. CONSIDERANDO QUE A LEITURA CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO, POSSIBILITANDO O CONTATO COM DIFERENTES IDEIAS E EXPERIÊNCIAS, O REFERIDO PROJETO OBJETIVOU INCENTIVAR A FORMAÇÃO DE LEITORES QUESTIONADORES, ACIONANDO PROCESSOS QUE MOTIVEM O INTERESSE PELA LEITURA, PROPORCIONANDO-LHES INSTRUMENTOS NECESSÁRIOS PARA QUE ESTEJAM APTOS A CONTINUAREM DESENVOLVENDO A IMAGINAÇÃO E AS HABILIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS. NESSE SENTIDO, BUSCOU-SE RESGATAR ENTRE AS CRIANÇAS E AS PROFESSORAS O VALOR DA LEITURA, COMO ATO DE PRAZER E REQUISITO PARA EMANCIPAÇÃO SOCIAL E PROMOÇÃO DA CIDADANIA. PARA EMBASAR O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE LEITURA E DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UTILIZAMOS OS ESTUDOS DE ANTUNES (2003), KLEIMAN (2004), KAERCHER (2010) E OUTROS. FORAM ATENDIDOS 56 ALUNOS, COM IDADES ENTRE 4 E 5 ANOS. OS ENCONTROS ACONTECERAM QUINZENALMENTE, NO PERÍODO DE DEZEMBRO DE 2017 A ABRIL DE 2018, NOS QUAIS OS ALUNOS PARTICIPARAM DE MOMENTOS DE LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, EXIBIÇÃO DE FILMES INFANTIS, DISCUSSÕES E QUESTIONAMENTOS SOBRE AS TEMÁTICAS ABORDADAS. O TRABALHO E A DEDICAÇÃO DAS PROFESSORAS FORAM INDISPENSÁVEIS PARA QUE OS ALUNOS SE ENVOLVESSEM NAS ATIVIDADES DE LEITURA, INTERAGINDO CONOSCO, COM AS PROFESSORAS E COM OS COLEGAS. AS ATIVIDADES DE LEITURA FORAM BASTANTE INTERATIVAS, INCLUINDO DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS E LANCHES, AO FINAL DE CADA ENCONTRO. A EXPERIÊNCIA PERMITIU VIVENCIAR A LEITURA COMO ATO DE PRAZER E DE DESCOBERTA E ESTIMULAR NOS ALUNOS O HÁBITO DE LER E DIALOGAR SOBRE A LEITURA COMO MEIO PARA TORNAR-SE MAIS CRIATIVO, PARTICIPATIVO E CRÍTICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EXTENSÃO, LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID6168_26092019161641.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ÚRSULA FARIAS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ÚRSULA"
    "autor_email" => "anaursula@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "IFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62250
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4392
    "inscrito_id" => 6168
    "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO “DOCE LEITURA”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA O PROJETO DE EXTENSÃO “DOCE LEITURA”, DESENVOLVIDO POR UMA EQUIPE DE SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL DO CAMPUS CAMPO MAIOR – PI, NA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DAS MERCÊS, EM COLABORAÇÃO COM OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REFERIDA ESCOLA. CONSIDERANDO QUE A LEITURA CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO, POSSIBILITANDO O CONTATO COM DIFERENTES IDEIAS E EXPERIÊNCIAS, O REFERIDO PROJETO OBJETIVOU INCENTIVAR A FORMAÇÃO DE LEITORES QUESTIONADORES, ACIONANDO PROCESSOS QUE MOTIVEM O INTERESSE PELA LEITURA, PROPORCIONANDO-LHES INSTRUMENTOS NECESSÁRIOS PARA QUE ESTEJAM APTOS A CONTINUAREM DESENVOLVENDO A IMAGINAÇÃO E AS HABILIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS. NESSE SENTIDO, BUSCOU-SE RESGATAR ENTRE AS CRIANÇAS E AS PROFESSORAS O VALOR DA LEITURA, COMO ATO DE PRAZER E REQUISITO PARA EMANCIPAÇÃO SOCIAL E PROMOÇÃO DA CIDADANIA. PARA EMBASAR O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE LEITURA E DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UTILIZAMOS OS ESTUDOS DE ANTUNES (2003), KLEIMAN (2004), KAERCHER (2010) E OUTROS. FORAM ATENDIDOS 56 ALUNOS, COM IDADES ENTRE 4 E 5 ANOS. OS ENCONTROS ACONTECERAM QUINZENALMENTE, NO PERÍODO DE DEZEMBRO DE 2017 A ABRIL DE 2018, NOS QUAIS OS ALUNOS PARTICIPARAM DE MOMENTOS DE LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, EXIBIÇÃO DE FILMES INFANTIS, DISCUSSÕES E QUESTIONAMENTOS SOBRE AS TEMÁTICAS ABORDADAS. O TRABALHO E A DEDICAÇÃO DAS PROFESSORAS FORAM INDISPENSÁVEIS PARA QUE OS ALUNOS SE ENVOLVESSEM NAS ATIVIDADES DE LEITURA, INTERAGINDO CONOSCO, COM AS PROFESSORAS E COM OS COLEGAS. AS ATIVIDADES DE LEITURA FORAM BASTANTE INTERATIVAS, INCLUINDO DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS E LANCHES, AO FINAL DE CADA ENCONTRO. A EXPERIÊNCIA PERMITIU VIVENCIAR A LEITURA COMO ATO DE PRAZER E DE DESCOBERTA E ESTIMULAR NOS ALUNOS O HÁBITO DE LER E DIALOGAR SOBRE A LEITURA COMO MEIO PARA TORNAR-SE MAIS CRIATIVO, PARTICIPATIVO E CRÍTICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EXTENSÃO, LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID6168_26092019161641.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ÚRSULA FARIAS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ÚRSULA"
    "autor_email" => "anaursula@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "IFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO APRESENTA O PROJETO DE EXTENSÃO “DOCE LEITURA”, DESENVOLVIDO POR UMA EQUIPE DE SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL DO CAMPUS CAMPO MAIOR – PI, NA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DAS MERCÊS, EM COLABORAÇÃO COM OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REFERIDA ESCOLA. CONSIDERANDO QUE A LEITURA CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO, POSSIBILITANDO O CONTATO COM DIFERENTES IDEIAS E EXPERIÊNCIAS, O REFERIDO PROJETO OBJETIVOU INCENTIVAR A FORMAÇÃO DE LEITORES QUESTIONADORES, ACIONANDO PROCESSOS QUE MOTIVEM O INTERESSE PELA LEITURA, PROPORCIONANDO-LHES INSTRUMENTOS NECESSÁRIOS PARA QUE ESTEJAM APTOS A CONTINUAREM DESENVOLVENDO A IMAGINAÇÃO E AS HABILIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS. NESSE SENTIDO, BUSCOU-SE RESGATAR ENTRE AS CRIANÇAS E AS PROFESSORAS O VALOR DA LEITURA, COMO ATO DE PRAZER E REQUISITO PARA EMANCIPAÇÃO SOCIAL E PROMOÇÃO DA CIDADANIA. PARA EMBASAR O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE LEITURA E DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UTILIZAMOS OS ESTUDOS DE ANTUNES (2003), KLEIMAN (2004), KAERCHER (2010) E OUTROS. FORAM ATENDIDOS 56 ALUNOS, COM IDADES ENTRE 4 E 5 ANOS. OS ENCONTROS ACONTECERAM QUINZENALMENTE, NO PERÍODO DE DEZEMBRO DE 2017 A ABRIL DE 2018, NOS QUAIS OS ALUNOS PARTICIPARAM DE MOMENTOS DE LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, EXIBIÇÃO DE FILMES INFANTIS, DISCUSSÕES E QUESTIONAMENTOS SOBRE AS TEMÁTICAS ABORDADAS. O TRABALHO E A DEDICAÇÃO DAS PROFESSORAS FORAM INDISPENSÁVEIS PARA QUE OS ALUNOS SE ENVOLVESSEM NAS ATIVIDADES DE LEITURA, INTERAGINDO CONOSCO, COM AS PROFESSORAS E COM OS COLEGAS. AS ATIVIDADES DE LEITURA FORAM BASTANTE INTERATIVAS, INCLUINDO DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS E LANCHES, AO FINAL DE CADA ENCONTRO. A EXPERIÊNCIA PERMITIU VIVENCIAR A LEITURA COMO ATO DE PRAZER E DE DESCOBERTA E ESTIMULAR NOS ALUNOS O HÁBITO DE LER E DIALOGAR SOBRE A LEITURA COMO MEIO PARA TORNAR-SE MAIS CRIATIVO, PARTICIPATIVO E CRÍTICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.