Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE FÍSICA DA SERRA DA IBIAPABA NO ENSINO DE ASTRONOMIA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ASTRONOMIA, ENSINO DE FÍSICA, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61871
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4482
    "inscrito_id" => 9052
    "titulo" => "OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE FÍSICA DA SERRA DA IBIAPABA NO ENSINO DE ASTRONOMIA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O CONTEÚDO DE ASTRONOMIA ESTÁ PRESENTE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, PORÉM POUCAS ESCOLAS TRABALHAM ESSE CONTEÚDO, SEJA POR FALTA DE AFINIDADE DOS PROFESSORES COM O TEMA OU AINDA DEVIDO À FALTA DE TEMPO. EM VISTA DISSO, ESSE ARTIGO APRESENTA O RESULTADO DE UM ESTUDO COM PROFESSORES DE SEIS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADAS NA REGIÃO DA SERRA DA IBIAPABA, A FIM DE COMPREENDER OS FATORES QUE IMPEDEM E/OU DIFICULTAM O ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO MÉDIO. PARA TANTO, UTILIZAMOS UM QUESTIONÁRIO, CRIADO NO GOOGLE FORMS, COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, COM DOZE QUESTÕES, DEZ DELAS FORAM OBJETIVAS, E DUAS PERGUNTAS SUBJETIVAS, PORÉM DE RESPOSTA CURTA. DE ACORDO COM AS RESPOSTAS DOS DOCENTES, IDENTIFICA-SE QUE TODOS CONSIDERAM RELEVANTE OS CONHECIMENTOS DE ASTRONOMIA, E EM SUAS GRADUAÇÕES, OS MESMOS TIVERAM CONTATO COM ESSA CIÊNCIA, TODAVIA, NEM TODOS ABORDAM A TEMÁTICA EM SALA, POIS HÁ UMA SÉRIE DE FATORES QUE IMPEDEM OS MESMOS A LECIONAREM SOBRE O MESMO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ASTRONOMIA, ENSINO DE FÍSICA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID9052_26092019175507.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLINE RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KAROLINE"
    "autor_email" => "karolinerodrigues203@gmai"
    "autor_ies" => "IFCE TIANGUÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61871
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4482
    "inscrito_id" => 9052
    "titulo" => "OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE FÍSICA DA SERRA DA IBIAPABA NO ENSINO DE ASTRONOMIA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O CONTEÚDO DE ASTRONOMIA ESTÁ PRESENTE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, PORÉM POUCAS ESCOLAS TRABALHAM ESSE CONTEÚDO, SEJA POR FALTA DE AFINIDADE DOS PROFESSORES COM O TEMA OU AINDA DEVIDO À FALTA DE TEMPO. EM VISTA DISSO, ESSE ARTIGO APRESENTA O RESULTADO DE UM ESTUDO COM PROFESSORES DE SEIS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADAS NA REGIÃO DA SERRA DA IBIAPABA, A FIM DE COMPREENDER OS FATORES QUE IMPEDEM E/OU DIFICULTAM O ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO MÉDIO. PARA TANTO, UTILIZAMOS UM QUESTIONÁRIO, CRIADO NO GOOGLE FORMS, COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, COM DOZE QUESTÕES, DEZ DELAS FORAM OBJETIVAS, E DUAS PERGUNTAS SUBJETIVAS, PORÉM DE RESPOSTA CURTA. DE ACORDO COM AS RESPOSTAS DOS DOCENTES, IDENTIFICA-SE QUE TODOS CONSIDERAM RELEVANTE OS CONHECIMENTOS DE ASTRONOMIA, E EM SUAS GRADUAÇÕES, OS MESMOS TIVERAM CONTATO COM ESSA CIÊNCIA, TODAVIA, NEM TODOS ABORDAM A TEMÁTICA EM SALA, POIS HÁ UMA SÉRIE DE FATORES QUE IMPEDEM OS MESMOS A LECIONAREM SOBRE O MESMO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ASTRONOMIA, ENSINO DE FÍSICA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID9052_26092019175507.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLINE RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KAROLINE"
    "autor_email" => "karolinerodrigues203@gmai"
    "autor_ies" => "IFCE TIANGUÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O CONTEÚDO DE ASTRONOMIA ESTÁ PRESENTE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, PORÉM POUCAS ESCOLAS TRABALHAM ESSE CONTEÚDO, SEJA POR FALTA DE AFINIDADE DOS PROFESSORES COM O TEMA OU AINDA DEVIDO À FALTA DE TEMPO. EM VISTA DISSO, ESSE ARTIGO APRESENTA O RESULTADO DE UM ESTUDO COM PROFESSORES DE SEIS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADAS NA REGIÃO DA SERRA DA IBIAPABA, A FIM DE COMPREENDER OS FATORES QUE IMPEDEM E/OU DIFICULTAM O ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO MÉDIO. PARA TANTO, UTILIZAMOS UM QUESTIONÁRIO, CRIADO NO GOOGLE FORMS, COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, COM DOZE QUESTÕES, DEZ DELAS FORAM OBJETIVAS, E DUAS PERGUNTAS SUBJETIVAS, PORÉM DE RESPOSTA CURTA. DE ACORDO COM AS RESPOSTAS DOS DOCENTES, IDENTIFICA-SE QUE TODOS CONSIDERAM RELEVANTE OS CONHECIMENTOS DE ASTRONOMIA, E EM SUAS GRADUAÇÕES, OS MESMOS TIVERAM CONTATO COM ESSA CIÊNCIA, TODAVIA, NEM TODOS ABORDAM A TEMÁTICA EM SALA, POIS HÁ UMA SÉRIE DE FATORES QUE IMPEDEM OS MESMOS A LECIONAREM SOBRE O MESMO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.