DANTAS, Francisca Myrtes De Sousa et al.. Os desafios do ensino da química do ensino médio.. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61861>. Acesso em: 04/05/2024 23:16
O PRESENTE ESTUDO CONTEMPLA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS TRABALHOS REFERENTES ÀS DIFICULDADES DE ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. ASSIM, DESTACAMOS COMO OBJETIVO GERAL OS DESAFIOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, ALÉM DE INVESTIGAR O ATUAL MÉTODO DE ENSINO DA SALA DE AULA, APLICADO PELA ESCOLA E PELOS PROFESSORES, E RECONHECER OS FATORES QUE DISTANCIAM OS ALUNOS DO INTERESSE DE ESTUDAR A MATÉRIA. PARA A BASE DO ESTUDO, FOI FEITA UMA BUSCA DE MATERIAIS RELACIONADOS COM O TEMA E APÓS DUROS CRITÉRIOS DE PESQUISA, FICAMOS COM 10 ARTIGOS DE REVISTAS CIENTÍFICAS, PORÉM APENAS 5 FORAM ESSENCIAIS PARA ELABORAÇÃO DESTE TRABALHO. OS DESAFIOS QUE FORAM PONTUADOS PELOS ARTIGOS LIDOS AFETAM TANTO OS ALUNOS QUANTO OS PROFESSORES, PORÉM, SENDO O ESTUDANTE O PRINCIPAL PREJUDICADO. COM ISSO, CONCLUÍMOS QUE DEVE HAVER UM MAIOR INVESTIMENTO POR PARTE DO PODER PÚBLICO EM LABORATÓRIOS E MATERIAIS PARA EXPERIMENTOS, PARA QUE, COM O AUXÍLIO DESSA FERRAMENTA, PROFESSORES EXERÇAM NOVAS DIDÁTICAS, COM O INTUITO DE AGUÇAR A CURIOSIDADE E O INTERESSE DOS ALUNOS PELA CIÊNCIA.