Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO FOLDER COMO ESTRATÉGIA LINGUÍSTICO- DISCURSIVA PARA A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL

Palavra-chaves: GÊNEROS TEXTUAIS, FOLDER, INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61771
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3488
    "inscrito_id" => 3111
    "titulo" => """
      O USO DO FOLDER COMO ESTRATÉGIA LINGUÍSTICO-\r\n
      DISCURSIVA PARA A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA \r\n
      SOCIOAMBIENTAL
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM TRABALHO DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO \r\n
      PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, OFERTADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO –\r\n
      UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS (UFRPE - UAG), QUE TEM COMO OBJETIVO CONCILIAR E RELACIONAR A \r\n
      TEORIA COM A PRÁTICA, PARA QUE DESSA FORMA SEJA APERFEIÇOADA A FORMAÇÃO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE \r\n
      LICENCIATURA. PARA A EFETIVAÇÃO DAS AÇÕES FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES E REGISTROS FOTOGRÁFICOS, ATRAVÉS \r\n
      DESTES FOI DESENVOLVIDO UM DIAGNÓSTICO. DESSE MODO FOI ELABORADO UM PROJETO DIDÁTICO DESENVOLVIDO \r\n
      DE ACORDO COM A REALIDADE DE UMA TURMA DE 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS, QUE TEVE \r\n
      COMO OBJETIVO GERAL APRIMORAR A LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE DOS ALUNOS, INCITANDO-OS A UMA CONSCIÊNCIA \r\n
      AMBIENTAL CRÍTICA EM RELAÇÃO AO SANEAMENTO BÁSICO POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL FOLDER. E COMO \r\n
      OBJETIVOS ESPECÍFICOS A) PROMOVER ATRAVÉS DO CONTATO COM O GÊNERO A REFLEXÃO SOBRE SEUS MEIOS DE \r\n
      CIRCULAÇÃO; B) ENVOLVER AS CRIANÇAS EM SITUAÇÕES LINGUÍSTICAS E ORAIS DE REFLEXÃO E POSICIONAMENTO \r\n
      CRÍTICO EM FACE DA REALIDADE DE SUA LOCALIDADE QUANTO AO SANEAMENTO BÁSICO; C) PRODUZIR FOLDERS TENDO \r\n
      COMO INTERLOCUTORES A COMUNIDADE ESCOLAR EM GERAL A PARTIR DAS DISCUSSÕES FEITAS EM SALA DE AULA SOBRE \r\n
      O SANEAMENTO BÁSICO; D) SENSIBILIZAR E CONSCIENTIZAR A COMUNIDADE ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DOS ALUNOS E \r\n
      FUNÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA DO GÊNERO. ATRAVÉS DOS OBJETIVOS, OS RESULTADOS APONTARAM A RELEVÂNCIA DO\r\n
      GÊNERO TEXTUAL FOLDER COMO OBJETO DE ENSINO E INSTRUMENTO MEDIADOR DE CONHECIMENTO NO AMBIENTE \r\n
      ESCOLAR, BEM COMO, OS DIVERSOS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA POLIVALENTE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, FOLDER, INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID3111_22092019114949.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE MARIA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE SANTOS"
    "autor_email" => "daniele194santtos@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61771
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3488
    "inscrito_id" => 3111
    "titulo" => """
      O USO DO FOLDER COMO ESTRATÉGIA LINGUÍSTICO-\r\n
      DISCURSIVA PARA A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA \r\n
      SOCIOAMBIENTAL
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM TRABALHO DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO \r\n
      PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, OFERTADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO –\r\n
      UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS (UFRPE - UAG), QUE TEM COMO OBJETIVO CONCILIAR E RELACIONAR A \r\n
      TEORIA COM A PRÁTICA, PARA QUE DESSA FORMA SEJA APERFEIÇOADA A FORMAÇÃO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE \r\n
      LICENCIATURA. PARA A EFETIVAÇÃO DAS AÇÕES FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES E REGISTROS FOTOGRÁFICOS, ATRAVÉS \r\n
      DESTES FOI DESENVOLVIDO UM DIAGNÓSTICO. DESSE MODO FOI ELABORADO UM PROJETO DIDÁTICO DESENVOLVIDO \r\n
      DE ACORDO COM A REALIDADE DE UMA TURMA DE 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS, QUE TEVE \r\n
      COMO OBJETIVO GERAL APRIMORAR A LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE DOS ALUNOS, INCITANDO-OS A UMA CONSCIÊNCIA \r\n
      AMBIENTAL CRÍTICA EM RELAÇÃO AO SANEAMENTO BÁSICO POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL FOLDER. E COMO \r\n
      OBJETIVOS ESPECÍFICOS A) PROMOVER ATRAVÉS DO CONTATO COM O GÊNERO A REFLEXÃO SOBRE SEUS MEIOS DE \r\n
      CIRCULAÇÃO; B) ENVOLVER AS CRIANÇAS EM SITUAÇÕES LINGUÍSTICAS E ORAIS DE REFLEXÃO E POSICIONAMENTO \r\n
      CRÍTICO EM FACE DA REALIDADE DE SUA LOCALIDADE QUANTO AO SANEAMENTO BÁSICO; C) PRODUZIR FOLDERS TENDO \r\n
      COMO INTERLOCUTORES A COMUNIDADE ESCOLAR EM GERAL A PARTIR DAS DISCUSSÕES FEITAS EM SALA DE AULA SOBRE \r\n
      O SANEAMENTO BÁSICO; D) SENSIBILIZAR E CONSCIENTIZAR A COMUNIDADE ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DOS ALUNOS E \r\n
      FUNÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA DO GÊNERO. ATRAVÉS DOS OBJETIVOS, OS RESULTADOS APONTARAM A RELEVÂNCIA DO\r\n
      GÊNERO TEXTUAL FOLDER COMO OBJETO DE ENSINO E INSTRUMENTO MEDIADOR DE CONHECIMENTO NO AMBIENTE \r\n
      ESCOLAR, BEM COMO, OS DIVERSOS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA POLIVALENTE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, FOLDER, INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID3111_22092019114949.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE MARIA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE SANTOS"
    "autor_email" => "daniele194santtos@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM TRABALHO DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, OFERTADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO – UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS (UFRPE - UAG), QUE TEM COMO OBJETIVO CONCILIAR E RELACIONAR A TEORIA COM A PRÁTICA, PARA QUE DESSA FORMA SEJA APERFEIÇOADA A FORMAÇÃO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA. PARA A EFETIVAÇÃO DAS AÇÕES FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES E REGISTROS FOTOGRÁFICOS, ATRAVÉS DESTES FOI DESENVOLVIDO UM DIAGNÓSTICO. DESSE MODO FOI ELABORADO UM PROJETO DIDÁTICO DESENVOLVIDO DE ACORDO COM A REALIDADE DE UMA TURMA DE 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS, QUE TEVE COMO OBJETIVO GERAL APRIMORAR A LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE DOS ALUNOS, INCITANDO-OS A UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL CRÍTICA EM RELAÇÃO AO SANEAMENTO BÁSICO POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL FOLDER. E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS A) PROMOVER ATRAVÉS DO CONTATO COM O GÊNERO A REFLEXÃO SOBRE SEUS MEIOS DE CIRCULAÇÃO; B) ENVOLVER AS CRIANÇAS EM SITUAÇÕES LINGUÍSTICAS E ORAIS DE REFLEXÃO E POSICIONAMENTO CRÍTICO EM FACE DA REALIDADE DE SUA LOCALIDADE QUANTO AO SANEAMENTO BÁSICO; C) PRODUZIR FOLDERS TENDO COMO INTERLOCUTORES A COMUNIDADE ESCOLAR EM GERAL A PARTIR DAS DISCUSSÕES FEITAS EM SALA DE AULA SOBRE O SANEAMENTO BÁSICO; D) SENSIBILIZAR E CONSCIENTIZAR A COMUNIDADE ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DOS ALUNOS E FUNÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA DO GÊNERO. ATRAVÉS DOS OBJETIVOS, OS RESULTADOS APONTARAM A RELEVÂNCIA DO GÊNERO TEXTUAL FOLDER COMO OBJETO DE ENSINO E INSTRUMENTO MEDIADOR DE CONHECIMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR, BEM COMO, OS DIVERSOS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA POLIVALENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.