Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TRABALHO COM A PRODUÇÃO ESCRITA NO CONTEXTO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: PRODUÇÃO TEXTUAL, PRÁTICA DOCENTE, ENSINO APRENDIZAGEM, REFLEXÃO Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A REFERIDA PESQUISA TRAZ UMA ABORDAGEM ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA EM SALA DE AULA, PAUTADO NO USO DO TEXTO COMO ELEMENTO BASE NESSE PROCESSO. FORAM UTILIZADAS, PARA EMBASAMENTO TEÓRICO, FONTES CIENTÍFICAS DE AUTORIA DE KOCH (2010), GERALDI (1997) E MARCUSCHI (2008). PARA OBTERMOS DADOS COMO FORMA DE ESTUDO CRÍTICO E ANALÍTICO, FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA DE CAMPO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ESCADA - PE, EM QUE APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO A 04 (QUATRO) PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, ATRAVÉS DO QUAL SE BUSCOU COMPREENDER COMO SE DAVA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO TEXTUAL EM TURMAS DO 9º ANO E TAMBÉM OBSERVAÇÃO DAS PRÁTICAS UTILIZADAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA REFERIDA ATIVIDADE. ASSIM, A PARTIR DE OBSERVAÇÕES REALIZADAS EM SALA DE AULA E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS AOS SUJEITOS DA PESQUISA, CONFIGURANDO UMA METODOLOGIA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, FORAM OBTIDOS RESULTADOS QUE CONFIRMARAM A POTENCIALIZAÇÃO DO USO DE ATIVIDADES QUE ENVOLVAM A PRODUÇÃO ESCRITA EM SALA DE AULA PARA UM EFICAZ APRENDIZADO NO ENSINO DA LINGUAGEM, PORÉM TRABALHADA DE FORMA ARBITRÁRIA, O QUE NÃO PROPORCIONA A FORMAÇÃO DE PRODUTORES PROFICIENTES, CRÍTICOS E INTERATIVOS. CONTUDO, OS RESULTADOS INDICAM QUE AS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL NAS ESCOLAS DEVEM SER REPENSADAS, TORNANDO A ESCRITA MAIS ATRAENTE E SIGNIFICATIVA NOS SEUS DIVERSOS CONTEXTOS. ISTO CONTRIBUIRÁ PARA A QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO DESENVOLVIDA EM SALA DE AULA SEJA LEVADA A UMA CRITERIOSA REFLEXÃO, OBJETIVANDO REVER QUE PRÁTICAS DE LINGUAGEM ESTÃO SENDO UTILIZADAS PARA O TRABALHO COM A ESCRITA NA ESCOLA.

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