Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MONITORIA ACADÊMICA: UM ESPAÇO DE EXPERIMENTAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: MONITORIA ACADÊMICA, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61148
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4913
    "inscrito_id" => 2902
    "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA: UM ESPAÇO DE EXPERIMENTAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "NESTE TRABALHO TRAZEMOS REFLEXÕES, A PARTIR DE VIVÊNCIAS EM ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA MONITORIA ACADÊMICA NO COMPONENTE CURRICULAR DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO II, EM UMA TURMA DO 3° PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO, CAMPUS IPOJUCA. A PARTIR DA OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, PUDEMOS CONHECER MELHOR A TURMA E INTERAGIR COM A PROFESSORA ORIENTADORA E COM O FUTURO CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL.  APÓS A OBSERVAÇÃO, AS ATIVIDADES FORAM PLANEJADAS E MINISTRADAS TENDO COMO MAIOR OBJETIVO REFLETIR ACERCA DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA NO COMPONENTE CURRICULAR. COM ISSO, VERIFICAMOS QUE O PLANEJAMENTO, A PRODUÇÃO DE ATIVIDADES E A VIVÊNCIA EM SALA DE AULA PROPORCIONOU AOS PARTICIPANTES A INTERAÇÃO, O COMPARTILHAMENTO DE SABERES, A IMPORTÂNCIA DADA AO TRABALHO DA MONITORA, O SABER OUVIR E O RESPEITO A OPINIÃO DO OUTRO. A PARTIR DA VIVÊNCIA COMO MONITORA, REFLETIMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E DAS DEMAIS CIÊNCIAS, POIS COMPREENDEMOS QUE A PRÁTICA DE ENSINO É DIRECIONADA ESSENCIALMENTE POR QUESTÕES DE NATUREZA PEDAGÓGICA. NESTE CONTEXTO, OBSERVAMOS QUE A MONITORIA TROUXE CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA A FORMAÇÃO DA PROFESSORA DE QUÍMICA. ASSIM, ENTENDEMOS QUE OS CURSOS DE GRADUAÇÃO POR MEIO DA MONITORIA ACADÊMICA DEVEM OPORTUNIZAR AOS ESTUDANTES ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM CAPACIDADES E HABILIDADES DE DIÁLOGO, REFLEXÃO, PESQUISA, INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE CRÍTICA DOS CONTEXTOS EDUCATIVOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MONITORIA ACADÊMICA, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2902_27092019140527.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HANNAH VITÓRIA DE SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "HANNAH VITÓRIA"
    "autor_email" => "hannahvitoriac@hotmail.co"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61148
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4913
    "inscrito_id" => 2902
    "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA: UM ESPAÇO DE EXPERIMENTAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "NESTE TRABALHO TRAZEMOS REFLEXÕES, A PARTIR DE VIVÊNCIAS EM ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA MONITORIA ACADÊMICA NO COMPONENTE CURRICULAR DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO II, EM UMA TURMA DO 3° PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO, CAMPUS IPOJUCA. A PARTIR DA OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, PUDEMOS CONHECER MELHOR A TURMA E INTERAGIR COM A PROFESSORA ORIENTADORA E COM O FUTURO CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL.  APÓS A OBSERVAÇÃO, AS ATIVIDADES FORAM PLANEJADAS E MINISTRADAS TENDO COMO MAIOR OBJETIVO REFLETIR ACERCA DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA NO COMPONENTE CURRICULAR. COM ISSO, VERIFICAMOS QUE O PLANEJAMENTO, A PRODUÇÃO DE ATIVIDADES E A VIVÊNCIA EM SALA DE AULA PROPORCIONOU AOS PARTICIPANTES A INTERAÇÃO, O COMPARTILHAMENTO DE SABERES, A IMPORTÂNCIA DADA AO TRABALHO DA MONITORA, O SABER OUVIR E O RESPEITO A OPINIÃO DO OUTRO. A PARTIR DA VIVÊNCIA COMO MONITORA, REFLETIMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E DAS DEMAIS CIÊNCIAS, POIS COMPREENDEMOS QUE A PRÁTICA DE ENSINO É DIRECIONADA ESSENCIALMENTE POR QUESTÕES DE NATUREZA PEDAGÓGICA. NESTE CONTEXTO, OBSERVAMOS QUE A MONITORIA TROUXE CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA A FORMAÇÃO DA PROFESSORA DE QUÍMICA. ASSIM, ENTENDEMOS QUE OS CURSOS DE GRADUAÇÃO POR MEIO DA MONITORIA ACADÊMICA DEVEM OPORTUNIZAR AOS ESTUDANTES ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM CAPACIDADES E HABILIDADES DE DIÁLOGO, REFLEXÃO, PESQUISA, INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE CRÍTICA DOS CONTEXTOS EDUCATIVOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MONITORIA ACADÊMICA, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2902_27092019140527.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HANNAH VITÓRIA DE SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "HANNAH VITÓRIA"
    "autor_email" => "hannahvitoriac@hotmail.co"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

NESTE TRABALHO TRAZEMOS REFLEXÕES, A PARTIR DE VIVÊNCIAS EM ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA MONITORIA ACADÊMICA NO COMPONENTE CURRICULAR DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO II, EM UMA TURMA DO 3° PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO, CAMPUS IPOJUCA. A PARTIR DA OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, PUDEMOS CONHECER MELHOR A TURMA E INTERAGIR COM A PROFESSORA ORIENTADORA E COM O FUTURO CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL. APÓS A OBSERVAÇÃO, AS ATIVIDADES FORAM PLANEJADAS E MINISTRADAS TENDO COMO MAIOR OBJETIVO REFLETIR ACERCA DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA NO COMPONENTE CURRICULAR. COM ISSO, VERIFICAMOS QUE O PLANEJAMENTO, A PRODUÇÃO DE ATIVIDADES E A VIVÊNCIA EM SALA DE AULA PROPORCIONOU AOS PARTICIPANTES A INTERAÇÃO, O COMPARTILHAMENTO DE SABERES, A IMPORTÂNCIA DADA AO TRABALHO DA MONITORA, O SABER OUVIR E O RESPEITO A OPINIÃO DO OUTRO. A PARTIR DA VIVÊNCIA COMO MONITORA, REFLETIMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E DAS DEMAIS CIÊNCIAS, POIS COMPREENDEMOS QUE A PRÁTICA DE ENSINO É DIRECIONADA ESSENCIALMENTE POR QUESTÕES DE NATUREZA PEDAGÓGICA. NESTE CONTEXTO, OBSERVAMOS QUE A MONITORIA TROUXE CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA A FORMAÇÃO DA PROFESSORA DE QUÍMICA. ASSIM, ENTENDEMOS QUE OS CURSOS DE GRADUAÇÃO POR MEIO DA MONITORIA ACADÊMICA DEVEM OPORTUNIZAR AOS ESTUDANTES ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM CAPACIDADES E HABILIDADES DE DIÁLOGO, REFLEXÃO, PESQUISA, INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE CRÍTICA DOS CONTEXTOS EDUCATIVOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.