Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS ORNAMENTAIS COMO AUXÍLIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO À DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM PARAIPABA-CE.

Palavra-chaves: ENSINO, BOTÂNICA, METODOLOGIA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60732
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5887
    "inscrito_id" => 5536
    "titulo" => "IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS ORNAMENTAIS COMO AUXÍLIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO À DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM PARAIPABA-CE."
    "resumo" => "OS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO ABRANGEM UMA PARTE DA CIÊNCIA DA VIDA DE FORMA MAIS APROFUNDADA QUANDO COMPARADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS NO NÍVEL FUNDAMENTAL. A FORMA MAIS DETALHADA DE ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS NO ENSINO MÉDIO MUITAS VEZES FAZ COM QUE OS ALUNOS NÃO O COMPREENDAM DE MANEIRA IMEDIATA OU PROVOCAM UMA CONFUSÃO DE DETERMINADOS ASSUNTOS E, MUITAS VEZES, PROVOCAM UM PERCEPTÍVEL DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS (GARCIA, 2000). DESTE MODO O TRABALHO TEM O OBJETIVO DE TORNAR O ASSUNTO DE BOTÂNICA MAIS ACESSÍVEL AOS ALUNOS DO PONTO DE VISTA PRÁTICO COM RELAÇÃO À NOMENCLATURA E TIPOS DE PLANTAS ORNAMENTAIS PRESENTES NA ESCOLA. PARA DESENVOLVER A ATIVIDADE, FORAM CONFECCIONADAS PLACAS DE MATERIAL PVC E IMPRESSÃO GRÁFICA PARA IDENTIFICAÇÃO DESSAS PLANTAS, E ENTÃO, O DESLOCAMENTO DOS ALUNOS, POR PARTE DA PROFESSORA E DA GRADUANDA BOLSISTA DO PROGRAMA PIBID, AO ESPAÇO DO JARDIM DA ESCOLA, POSSIBILITANDO-OS ASSIM A VISUALIZAÇÃO E APROXIMAÇÃO DO QUE FORA ENSINADO APENAS DE FORMA TEÓRICA EM SALA DE AULA. A ATIVIDADE RESULTOU NA VISÍVEL EMPOLGAÇÃO DOS ALUNOS AO SAÍREM PARA UMA AULA PRÁTICA E NA CAPACIDADE DA MAIORIA DOS ALUNOS COMPREENDEREM MELHOR OS DIFERENTES FILOS DAS PLANTAS E A REGRA DE NOMENCLATURA BINOMIAL ATRAVÉS DA CORRELAÇÃO ENTRE AS INFORMAÇÕES INDICATIVAS NAS PLACAS E O CONHECIMENTO PRÉVIO TEÓRICO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, BOTÂNICA, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID5536_03102019230620.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LÍDIA SANTANA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ANA LÍDIA"
    "autor_email" => "analidiasr4@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE} - CAMPUS DE PARACURU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60732
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5887
    "inscrito_id" => 5536
    "titulo" => "IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS ORNAMENTAIS COMO AUXÍLIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO À DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM PARAIPABA-CE."
    "resumo" => "OS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO ABRANGEM UMA PARTE DA CIÊNCIA DA VIDA DE FORMA MAIS APROFUNDADA QUANDO COMPARADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS NO NÍVEL FUNDAMENTAL. A FORMA MAIS DETALHADA DE ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS NO ENSINO MÉDIO MUITAS VEZES FAZ COM QUE OS ALUNOS NÃO O COMPREENDAM DE MANEIRA IMEDIATA OU PROVOCAM UMA CONFUSÃO DE DETERMINADOS ASSUNTOS E, MUITAS VEZES, PROVOCAM UM PERCEPTÍVEL DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS (GARCIA, 2000). DESTE MODO O TRABALHO TEM O OBJETIVO DE TORNAR O ASSUNTO DE BOTÂNICA MAIS ACESSÍVEL AOS ALUNOS DO PONTO DE VISTA PRÁTICO COM RELAÇÃO À NOMENCLATURA E TIPOS DE PLANTAS ORNAMENTAIS PRESENTES NA ESCOLA. PARA DESENVOLVER A ATIVIDADE, FORAM CONFECCIONADAS PLACAS DE MATERIAL PVC E IMPRESSÃO GRÁFICA PARA IDENTIFICAÇÃO DESSAS PLANTAS, E ENTÃO, O DESLOCAMENTO DOS ALUNOS, POR PARTE DA PROFESSORA E DA GRADUANDA BOLSISTA DO PROGRAMA PIBID, AO ESPAÇO DO JARDIM DA ESCOLA, POSSIBILITANDO-OS ASSIM A VISUALIZAÇÃO E APROXIMAÇÃO DO QUE FORA ENSINADO APENAS DE FORMA TEÓRICA EM SALA DE AULA. A ATIVIDADE RESULTOU NA VISÍVEL EMPOLGAÇÃO DOS ALUNOS AO SAÍREM PARA UMA AULA PRÁTICA E NA CAPACIDADE DA MAIORIA DOS ALUNOS COMPREENDEREM MELHOR OS DIFERENTES FILOS DAS PLANTAS E A REGRA DE NOMENCLATURA BINOMIAL ATRAVÉS DA CORRELAÇÃO ENTRE AS INFORMAÇÕES INDICATIVAS NAS PLACAS E O CONHECIMENTO PRÉVIO TEÓRICO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, BOTÂNICA, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID5536_03102019230620.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LÍDIA SANTANA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ANA LÍDIA"
    "autor_email" => "analidiasr4@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE} - CAMPUS DE PARACURU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO ABRANGEM UMA PARTE DA CIÊNCIA DA VIDA DE FORMA MAIS APROFUNDADA QUANDO COMPARADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS NO NÍVEL FUNDAMENTAL. A FORMA MAIS DETALHADA DE ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS NO ENSINO MÉDIO MUITAS VEZES FAZ COM QUE OS ALUNOS NÃO O COMPREENDAM DE MANEIRA IMEDIATA OU PROVOCAM UMA CONFUSÃO DE DETERMINADOS ASSUNTOS E, MUITAS VEZES, PROVOCAM UM PERCEPTÍVEL DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS (GARCIA, 2000). DESTE MODO O TRABALHO TEM O OBJETIVO DE TORNAR O ASSUNTO DE BOTÂNICA MAIS ACESSÍVEL AOS ALUNOS DO PONTO DE VISTA PRÁTICO COM RELAÇÃO À NOMENCLATURA E TIPOS DE PLANTAS ORNAMENTAIS PRESENTES NA ESCOLA. PARA DESENVOLVER A ATIVIDADE, FORAM CONFECCIONADAS PLACAS DE MATERIAL PVC E IMPRESSÃO GRÁFICA PARA IDENTIFICAÇÃO DESSAS PLANTAS, E ENTÃO, O DESLOCAMENTO DOS ALUNOS, POR PARTE DA PROFESSORA E DA GRADUANDA BOLSISTA DO PROGRAMA PIBID, AO ESPAÇO DO JARDIM DA ESCOLA, POSSIBILITANDO-OS ASSIM A VISUALIZAÇÃO E APROXIMAÇÃO DO QUE FORA ENSINADO APENAS DE FORMA TEÓRICA EM SALA DE AULA. A ATIVIDADE RESULTOU NA VISÍVEL EMPOLGAÇÃO DOS ALUNOS AO SAÍREM PARA UMA AULA PRÁTICA E NA CAPACIDADE DA MAIORIA DOS ALUNOS COMPREENDEREM MELHOR OS DIFERENTES FILOS DAS PLANTAS E A REGRA DE NOMENCLATURA BINOMIAL ATRAVÉS DA CORRELAÇÃO ENTRE AS INFORMAÇÕES INDICATIVAS NAS PLACAS E O CONHECIMENTO PRÉVIO TEÓRICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.