Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNERO E DOCÊNCIA, SEGUNDO A PERSPECTIVA DE GESTORAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: GESTORES EDUCACIONAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSORES HOMENS Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

Diante da constataÇÃo de que na maioria dos municÍpios do Estado de Mato Grosso do Sul nÃo existe professores homens trabalhando com turmas de educaÇÃo infantil, mas que em alguns locais hÁ a presenÇa do referido profissional, surgiu o interesse de entender essa realidade, de acordo com a opiniÃo de gestores educacionais. Assim, o presente estudo tem como objetivo investigar as representaÇÕes sociais dos gestores municipais de educaÇÃo infantil de diferentes localidades do Estado de Mato Grosso do Sul, sobre o trabalho desenvolvido por docentes do gÊnero masculino na primeira etapa da educaÇÃo bÁsica. A abordagem teÓrica apresenta discussÕes relativas À gestÃo educacional e relaÇÕes de gÊnero. A pesquisa de campo, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de gravaÇÃo de entrevistas semiestruturadas, que posteriormente foram transcritas, sistematizadas e analisadas. Participaram do estudo trÊs profissionais que atuavam como gestoras de educaÇÃo infantil nas Secretarias Municipais de EducaÇÃo de trÊs diferentes municÍpios sul-mato-grossenses. Os resultados evidenciam que as gestoras apoiam o trabalho dos professores homens, porÉm hÁ receio em relaÇÃo ao que as famÍlias vÃo pensar e preocupaÇÃo relativa ao toque fÍsico ou com a higienizaÇÃo das crianÇas. Percebe-se que embora havendo aceitaÇÃo, a ponto de nos municÍpios pesquisados terem professores homens na educaÇÃo infantil, ainda permanece as representaÇÕes sociais de que as mulheres É que tÊm maiores habilidades para trabalhar com crianÇas.

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