Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: CARTOGRAFIA ESCOLAR, ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA, FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO DE GEOGRAFIA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60544
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2860
    "inscrito_id" => 10420
    "titulo" => """
      FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ALFABETIZAÇÃO \r\n
      CARTOGRÁFICA DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO \r\n
      ENSINO FUNDAMENTAL
      """
    "resumo" => """
      PREPARAR O PROFESSOR PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA DO ALUNO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO \r\n
      FUNDAMENTAL SE CONSTITUI COMO UMA CONDIÇÃO PARA A PLENA REALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO \r\n
      ESPACIAL. ENTRETANTO, NESSA ETAPA DO ENSINO, AINDA SE CONSTATA UMA PRÁTICA DOCENTE RECORRENTE DE SE \r\n
      TRABALHAR COM MAPAS PRONTOS E ACABADOS, EXPRESSOS NUMA LINGUAGEM PARA ADULTOS, COM AS CRIANÇAS. \r\n
      ESTUDOS CONSTATAM QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES QUE ATUAM NESSA ETAPA DO ENSINO NÃO É ALFABETIZADA \r\n
      EM GEOGRAFIA E NÃO DOMINA OS FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA. POR ISSO, TORNA-SE \r\n
      IMPORTANTE A SUA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA QUE SE POSSA ENFRENTAR ESSE PROBLEMA. ASSIM SENDO, NO ANO \r\n
      DE 2018 FOI REALIZADO, NO ÂMBITO DO PROBEX/UFCG, O PROJETO DE EXTENSÃO “REPRESENTAÇÕES DO \r\n
      ESPAÇO VIVIDO: A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”. O MESMO SE \r\n
      PROPÔS A FAZER A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA JUNTO ÀS PROFESSORAS DE UMA \r\n
      ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB. ESSE ESTUDO, FUNDAMENTADO NA \r\n
      ANÁLISE/SÍNTESE DO SEU RELATÓRIO FINAL, OBJETIVA ANALISAR AS SUAS ATIVIDADES. POR FIM, EXPLICITA OS ENTRAVES, \r\n
      AS CONQUISTAS E OS DESAFIOS QUE PERMEARAM A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA \r\n
      REALIZADA NA EXECUÇÃO DO REFERIDO PROJETO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "CARTOGRAFIA ESCOLAR, ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA, FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10420_02092019004654.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELE LIMA DO NASCIMENTO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELE NASCIMENTO"
    "autor_email" => "rafaeleizabel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60544
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2860
    "inscrito_id" => 10420
    "titulo" => """
      FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ALFABETIZAÇÃO \r\n
      CARTOGRÁFICA DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO \r\n
      ENSINO FUNDAMENTAL
      """
    "resumo" => """
      PREPARAR O PROFESSOR PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA DO ALUNO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO \r\n
      FUNDAMENTAL SE CONSTITUI COMO UMA CONDIÇÃO PARA A PLENA REALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO \r\n
      ESPACIAL. ENTRETANTO, NESSA ETAPA DO ENSINO, AINDA SE CONSTATA UMA PRÁTICA DOCENTE RECORRENTE DE SE \r\n
      TRABALHAR COM MAPAS PRONTOS E ACABADOS, EXPRESSOS NUMA LINGUAGEM PARA ADULTOS, COM AS CRIANÇAS. \r\n
      ESTUDOS CONSTATAM QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES QUE ATUAM NESSA ETAPA DO ENSINO NÃO É ALFABETIZADA \r\n
      EM GEOGRAFIA E NÃO DOMINA OS FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA. POR ISSO, TORNA-SE \r\n
      IMPORTANTE A SUA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA QUE SE POSSA ENFRENTAR ESSE PROBLEMA. ASSIM SENDO, NO ANO \r\n
      DE 2018 FOI REALIZADO, NO ÂMBITO DO PROBEX/UFCG, O PROJETO DE EXTENSÃO “REPRESENTAÇÕES DO \r\n
      ESPAÇO VIVIDO: A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”. O MESMO SE \r\n
      PROPÔS A FAZER A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA JUNTO ÀS PROFESSORAS DE UMA \r\n
      ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB. ESSE ESTUDO, FUNDAMENTADO NA \r\n
      ANÁLISE/SÍNTESE DO SEU RELATÓRIO FINAL, OBJETIVA ANALISAR AS SUAS ATIVIDADES. POR FIM, EXPLICITA OS ENTRAVES, \r\n
      AS CONQUISTAS E OS DESAFIOS QUE PERMEARAM A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA \r\n
      REALIZADA NA EXECUÇÃO DO REFERIDO PROJETO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "CARTOGRAFIA ESCOLAR, ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA, FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10420_02092019004654.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELE LIMA DO NASCIMENTO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELE NASCIMENTO"
    "autor_email" => "rafaeleizabel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

PREPARAR O PROFESSOR PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA DO ALUNO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SE CONSTITUI COMO UMA CONDIÇÃO PARA A PLENA REALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO ESPACIAL. ENTRETANTO, NESSA ETAPA DO ENSINO, AINDA SE CONSTATA UMA PRÁTICA DOCENTE RECORRENTE DE SE TRABALHAR COM MAPAS PRONTOS E ACABADOS, EXPRESSOS NUMA LINGUAGEM PARA ADULTOS, COM AS CRIANÇAS. ESTUDOS CONSTATAM QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES QUE ATUAM NESSA ETAPA DO ENSINO NÃO É ALFABETIZADA EM GEOGRAFIA E NÃO DOMINA OS FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA. POR ISSO, TORNA-SE IMPORTANTE A SUA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA QUE SE POSSA ENFRENTAR ESSE PROBLEMA. ASSIM SENDO, NO ANO DE 2018 FOI REALIZADO, NO ÂMBITO DO PROBEX/UFCG, O PROJETO DE EXTENSÃO “REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO VIVIDO: A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”. O MESMO SE PROPÔS A FAZER A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA JUNTO ÀS PROFESSORAS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB. ESSE ESTUDO, FUNDAMENTADO NA ANÁLISE/SÍNTESE DO SEU RELATÓRIO FINAL, OBJETIVA ANALISAR AS SUAS ATIVIDADES. POR FIM, EXPLICITA OS ENTRAVES, AS CONQUISTAS E OS DESAFIOS QUE PERMEARAM A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA REALIZADA NA EXECUÇÃO DO REFERIDO PROJETO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.