Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FATORES QUE INFLUENCIAM NA ROTATIVIDADE DE DIRETORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA

Palavra-chaves: ROTATIVIDADE, DIRETOR ESCOLAR, AVALIAÇÕES EXTERNAS, GESTÃO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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      DIVERGENTES,  DOS  DIRETORES  DAS  UNIDADES  ESCOLARES  E  GESTORES  DE  OUTROS  NÍVEIS  HIERÁRQUICOS,  COMO  O \r\n
      DISTRITO DE EDUCAÇÃO DA REGIONAL III- DE3 E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SME. A METODOLOGIA \r\n
      UTILIZADA SE CARACTERIZOU POR SER: QUALI-QUANTITATIVA, EXPLORATÓRIA E POR ÚLTIMO UM ESTUDO DE CASO. FORAM \r\n
      REALIZADAS 16 (DEZESSEIS) ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, ASSIM DISTRIBUÍDAS: 09 (NOVE) COM OS EX-DIRETORES, \r\n
      03 (TRÊS) COM OS DIRETORES ATUAIS DAS UNIDADES ESCOLARES PESQUISADAS E 03 (TRÊS) COM OS CHEFES DE GESTÃO \r\n
      DO DISTRITO DE EDUCAÇÃO III (COORDENADOR, CHEFE DE ENSINO E CHEFE DE GESTÃO) E 01 (UMA) COM A SECRETÁRIA \r\n
      DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA E 12 (DOZE) QUESTIONÁRIOS SENDO: 09 (NOVE) COM OS EX-DIRETORES \r\n
      E 03 (TRÊS) COM OS DIRETORES ATUAIS DAS ESCOLAS PESQUISADAS. OS REFERENCIAIS TEÓRICOS SE BASEARAM EM \r\n
      BRASIL (2016); FORTALEZA (2014), TROJAN E SIPRAKI (2016); PARO (2007); MAGALHÃES JUNIOR E FARIAS \r\n
      (2016); VIEIRA E VIDAL (2015) E CHRISTOPHE ET AT. (2015). LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS RESULTADOS DAS \r\n
      PROFICIÊNCIAS DO SPAECE-ALFA NO MESMO PERÍODO DA PESQUISA E A QUANTIDADE DE DIRETORES QUE SOFRERAM \r\n
      ROTATIVIDADE EM SEUS CARGOS FOI CONSTATADO QUE EM 1º LUGAR ESTÁ A COMPOSIÇÃO DA EQUIPE GESTORA; EM 2º \r\n
      LUGAR O PERFIL DO DIRETOR NOS ASPECTOS DA FORMAÇÃO, LIDERANÇA E EXPERIÊNCIA E EM 3º LUGAR O DESEMPENHO \r\n
      DAS  AVALIAÇÕES  EXTERNAS  COMO  PRINCIPAIS  FATORES  QUE  INFLUENCIAM  DIRETAMENTE  NA  ROTATIVIDADE  DO \r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO PROCUROU IDENTIFICAR OS FATORES QUE INFLUENCIARAM NA ROTATIVIDADE DE DIRETORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA NO PERÍODO DE 2013-2018, SOB OS OLHARES, MESMO QUE DIVERGENTES, DOS DIRETORES DAS UNIDADES ESCOLARES E GESTORES DE OUTROS NÍVEIS HIERÁRQUICOS, COMO O DISTRITO DE EDUCAÇÃO DA REGIONAL III- DE3 E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SME. A METODOLOGIA UTILIZADA SE CARACTERIZOU POR SER: QUALI-QUANTITATIVA, EXPLORATÓRIA E POR ÚLTIMO UM ESTUDO DE CASO. FORAM REALIZADAS 16 (DEZESSEIS) ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, ASSIM DISTRIBUÍDAS: 09 (NOVE) COM OS EX-DIRETORES, 03 (TRÊS) COM OS DIRETORES ATUAIS DAS UNIDADES ESCOLARES PESQUISADAS E 03 (TRÊS) COM OS CHEFES DE GESTÃO DO DISTRITO DE EDUCAÇÃO III (COORDENADOR, CHEFE DE ENSINO E CHEFE DE GESTÃO) E 01 (UMA) COM A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA E 12 (DOZE) QUESTIONÁRIOS SENDO: 09 (NOVE) COM OS EX-DIRETORES E 03 (TRÊS) COM OS DIRETORES ATUAIS DAS ESCOLAS PESQUISADAS. OS REFERENCIAIS TEÓRICOS SE BASEARAM EM BRASIL (2016); FORTALEZA (2014), TROJAN E SIPRAKI (2016); PARO (2007); MAGALHÃES JUNIOR E FARIAS (2016); VIEIRA E VIDAL (2015) E CHRISTOPHE ET AT. (2015). LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS RESULTADOS DAS PROFICIÊNCIAS DO SPAECE-ALFA NO MESMO PERÍODO DA PESQUISA E A QUANTIDADE DE DIRETORES QUE SOFRERAM ROTATIVIDADE EM SEUS CARGOS FOI CONSTATADO QUE EM 1º LUGAR ESTÁ A COMPOSIÇÃO DA EQUIPE GESTORA; EM 2º LUGAR O PERFIL DO DIRETOR NOS ASPECTOS DA FORMAÇÃO, LIDERANÇA E EXPERIÊNCIA E EM 3º LUGAR O DESEMPENHO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS COMO PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA ROTATIVIDADE DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO QUE OCUPA CARGO DE DIREÇÃO ESCOLAR.

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