Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNEB CAMPUS IV – JACOBINA (BA)

Palavra-chaves: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, CURRICULARIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PRESENTE PESQUISA INTITULADA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNEB CAMPUS IV – JACOBINA (BA), DISCUTINDO ACERCA DA NECESSIDADE DA CURRICULARIZAÇÃO, PROPOSTA PELA ESTRATÉGIAS 7.12 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE), LEI N.º 13.005/2014, QUE PREVÊ QUE NO MÍNIMO 10% (DEZ POR CENTO) DO TOTAL DE CRÉDITOS CURRICULARES EXIGIDOS PARA A GRADUAÇÃO DEVEM SER INTEGRALIZADOS COM AÇÕES EXTENSIONISTAS. O OBJETIVO PRINCIPAL É COMPREENDER O PAPEL E CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA AS DIVERSIDADES NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO DCH IV, SENDO ELENCADOS COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: ANALISAR A/AS CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ADOTADAS PELA COMUNIDADE DO DCH CAMPUS IV; COMPREENDER COMO A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ARTICULADA ÀS AÇÕES DE ENSINO E PESQUISA TEM DADO SENTINDO A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA; MAPEAR AS AÇÕES EXTENSIONISTAS DESENVOLVIDAS PELA COMUNIDADE ACADÊMICA DO DCH IV DE 2008 A 2018 E ELABORAR DOCUMENTO REFERENCIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA CURRICULARIZAÇÃO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA APLICADA, ANCORADA NO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO E TEORIA CRÍTICA. A PESQUISA ESTÁ ALICERÇADA PELO MÉTODO PESQUISA-AÇÃO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, DE FINALIDADE INTERVENCIONISTA. O CORPUS PARA A ANÁLISE DE CONTEÚDO A SER REALIZADA COMPREENDERÁ OS DISPOSITIVOS DE PRODUÇÃO DE DADOS: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, LEVANTAMENTO DOCUMENTAL, ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, CÍRCULOS DE CULTURA E DIÁRIO DE BORDO, UTILIZANDO-SE DA ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO PROCEDIMENTO DE ANÁLISE. COMO RESULTADOS ESPERADOS, PRETENDEMOS, A PARTIR DAS PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO, TEMATIZAÇÃO ACERCA DA INDISSOCIABILIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE, INTERPROFISSIONALIDADE, BEM COMO A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, SUBSIDIAR A ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO REFERENCIAL, COMO TRABALHO FINAL E PRODUTO DE PESQUISA, QUE AUXILIARÁ NA IMPLEMENTAÇÃO DA CURRICULARIZAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA ENTENDENDO A EXTENSÃO COMO LÓCUS DE ENSINO, DE FORMAÇÃO DOCENTE E DE PESQUISA.

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