Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLA E FAMÍLIA: UM OLHAR NA CONTRUÇÃO DA FORMAÇÃO SOCIOEDUCATIVA DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE TERESINA-PI

Palavra-chaves: ESCOLA, FAMÍLIA, SOCIOEDUCATIVA, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
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      VISLUMBRA O CRUZAMENTO ENTRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR E FAMILIAR. ESTE CRUZAMENTO APREENDE O QUE ESTÁ \r\n
      PROPOSTO NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA/1990) E DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA \r\n
      EDUCAÇÃO (LDB NÚMERO 9394/96), EM QUE A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES É DEVER DA ESTADO, DA \r\n
      ESCOLA E DA FAMÍLIA. A PESQUISA CONSISTE EM UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO\r\n
      FILANTRÓPICA LOCALIZADA NA CIDADE DE TERESINA-PI E TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER A ARTICULAÇÃO ENTRE \r\n
      A ESCOLA E A FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO SOCIEDUCATIVA DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO EGRESSOS DA \r\n
      INSTTUIÇÃO ESCOLAR. A ANÁLISE DISCUSSIVA FOI EMBASADA EM TEÓRICOS COMO ARROYO (2000); TORO (2002);\r\n
      RODRIGUES (2007) ENTRE OUTROS. A PESQUISA COLETOU DADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM \r\n
      A GESTORA ESCOLAR, PROFESSORES E MÃES DE EX-ALUNOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. POR MEIO DESTA PESQUISA FOI \r\n
      POSSÍVEL COMPREENDER COMO A EDUCAÇÃO FORMAL ESTÁ INTRINSECAMENTE ARTICULADA COM A EDUCAÇÃO \r\n
      FAMILIAR E QUE TAL PARCERIA COOPERA PARA A FORMAÇÃO SOCIEDUCATIVA DE JOVENS DESTA COMUNIDADE MARCADA \r\n
      PELA VIOLÊNCIA E DESIGUALDADES SOCIAIS, ORIENTANDO-LHES A NOVAS OPORTUNIDADES E TRANSFORMANDO SUAS \r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTA ANÁLISE ESTÁ ARTICULADA NO ÂMBITO DAS PESQUISAS DE ENSINO E SUAS INSTERSECÇOES, POIS A PROPOSTA VISLUMBRA O CRUZAMENTO ENTRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR E FAMILIAR. ESTE CRUZAMENTO APREENDE O QUE ESTÁ PROPOSTO NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA/1990) E DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LDB NÚMERO 9394/96), EM QUE A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES É DEVER DA ESTADO, DA ESCOLA E DA FAMÍLIA. A PESQUISA CONSISTE EM UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FILANTRÓPICA LOCALIZADA NA CIDADE DE TERESINA-PI E TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER A ARTICULAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO SOCIEDUCATIVA DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO EGRESSOS DA INSTTUIÇÃO ESCOLAR. A ANÁLISE DISCUSSIVA FOI EMBASADA EM TEÓRICOS COMO ARROYO (2000); TORO (2002); RODRIGUES (2007) ENTRE OUTROS. A PESQUISA COLETOU DADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM A GESTORA ESCOLAR, PROFESSORES E MÃES DE EX-ALUNOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. POR MEIO DESTA PESQUISA FOI POSSÍVEL COMPREENDER COMO A EDUCAÇÃO FORMAL ESTÁ INTRINSECAMENTE ARTICULADA COM A EDUCAÇÃO FAMILIAR E QUE TAL PARCERIA COOPERA PARA A FORMAÇÃO SOCIEDUCATIVA DE JOVENS DESTA COMUNIDADE MARCADA PELA VIOLÊNCIA E DESIGUALDADES SOCIAIS, ORIENTANDO-LHES A NOVAS OPORTUNIDADES E TRANSFORMANDO SUAS CONDIÇÕES DE VIDA.

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