Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: REFLEXÕES SOBRE O PERFIL DAS FAMÍLIAS E IMPLICAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS.

Palavra-chaves: CRIANÇAS, FAMÍLIAS, , EDUCAÇÃO INFANTIL, BENEFÍCIO SOCIAL, BENEFÍCIO SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60144
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2444
    "inscrito_id" => 10206
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: REFLEXÕES SOBRE O PERFIL DAS FAMÍLIAS  E IMPLICAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS."
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
       \tESTE TRABALHO VISA A DESCREVER E REFLETIR SOBRE O PERFIL DAS FAMÍLIAS E IMPLICAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL – PARCIAL (CECI), DA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E COMPLEMENTAR (DEDIC), DA DIRETORIA EXECUTIVA DE ENSINO PRÉ-UNIVERSITÁRIO (DEEPU), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS QUE HÁ 30 ANOS ATENDE BEBÊS E CRIANÇAS FILHOS E FILHAS DE FUNCIONÁRIOS DA UNICAMP, DA FUNDAÇÃO E DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO. EMBORA O CECI, COMO AS DEMAIS UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS VENHA PASSANDO POR PROCESSO DE REFORMULAÇÃO, MOMENTO NO QUAL VEM SE REDESENHANDO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DEFRONTA-SE COM O FATO DE ESTAR DIRETAMENTE ATRELADA A UM SETOR ESSENCIAL DA UNICAMP – A ÁREA DA SAÚDE, ACRESCIDA AO FATO DE AS PROFISSIONAIS SEREM ENQUADRADAS COMO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - PAEPE, TENDO COMO EIXO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA. NO TOTAL DAS 04 UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS DE CAMPINAS, O ATENDIMENTO CHEGA A MAIS DE 750 CRIANÇAS, COM PREVISÃO DE ENTRADA NOS PRÓXIMOS TRIMESTRES PARA QUASE 800 CRIANÇAS, DENTRE OS QUAIS MAIS DE 40% DO TOTAL É DE FILHOS VINCULADOS À RESPECTIVA ÁREA. NO CECI PARCIAL CRIANÇAS VINCULADAS ÀS FAMÍLIAS DE ÁREAS ESSENCIAIS CHEGAM A REPRESENTAR APROXIMADAMENTE 40% (MAIS DE 156 MATRÍCULAS) E NO PRODECAD 46% (300 MATRÍCULAS).  TRATA-SE, PORTANTO, DE AFERIR QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONSTRUÇÃO NA UNICAMP IMPLICA UM DIREITO DA FAMÍLIA, VIA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA, BEM COMO UM DIREITO DE BEBÊS E CRIANÇAS, INCLUINDO ESSA ESPECIFICIDADE DO SERVIÇO ESSENCIAL (VIDE LEGISLAÇÃO NACIONAL E ESTADUAL – CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, LEI 7783/ 1989, ENTRE OUTROS). ALÉM DESSA DILEMÁTICA, HÁ UMA POTÊNCIA E UM CONJUNTO DE POSSIBILIDADES FORMATIVAS, DE EXPLORAÇÃO E DE APRENDIZAGENS QUE SE AMPLIAM ATRAVÉS DAS PARCERIAS COM DOCENTES, GRADUANDOS E PÓS-GRADUANDOS BRASILEIROS  (INCLUINDO COTA INDÍGENA, AFRODESCENDENTES; DEFICIENTES) E ESTRANGEIROS (BENI, HAITI, RÚSSIA, ANGOLA, MOÇAMBIQUE, ALEMANHA, ESTADOS UNIDOS, PERU, BOLÍVIA, ÍNDIA, ETC) DOS INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, BIOLOGIA, FACULDADE DE EDUCAÇÃO, MEDICINA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENTRE OUTROS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CRIANÇAS, FAMÍLIAS,, EDUCAÇÃO INFANTIL, BENEFÍCIO SOCIAL, BENEFÍCIO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID10206_19082019161230.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA BARRACA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA BARRACA CRUZ"
    "autor_email" => "barraca@unicamp.br"
    "autor_ies" => "UNICAMP "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60144
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2444
    "inscrito_id" => 10206
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: REFLEXÕES SOBRE O PERFIL DAS FAMÍLIAS  E IMPLICAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS."
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
       \tESTE TRABALHO VISA A DESCREVER E REFLETIR SOBRE O PERFIL DAS FAMÍLIAS E IMPLICAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL – PARCIAL (CECI), DA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E COMPLEMENTAR (DEDIC), DA DIRETORIA EXECUTIVA DE ENSINO PRÉ-UNIVERSITÁRIO (DEEPU), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS QUE HÁ 30 ANOS ATENDE BEBÊS E CRIANÇAS FILHOS E FILHAS DE FUNCIONÁRIOS DA UNICAMP, DA FUNDAÇÃO E DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO. EMBORA O CECI, COMO AS DEMAIS UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS VENHA PASSANDO POR PROCESSO DE REFORMULAÇÃO, MOMENTO NO QUAL VEM SE REDESENHANDO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DEFRONTA-SE COM O FATO DE ESTAR DIRETAMENTE ATRELADA A UM SETOR ESSENCIAL DA UNICAMP – A ÁREA DA SAÚDE, ACRESCIDA AO FATO DE AS PROFISSIONAIS SEREM ENQUADRADAS COMO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - PAEPE, TENDO COMO EIXO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA. NO TOTAL DAS 04 UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS DE CAMPINAS, O ATENDIMENTO CHEGA A MAIS DE 750 CRIANÇAS, COM PREVISÃO DE ENTRADA NOS PRÓXIMOS TRIMESTRES PARA QUASE 800 CRIANÇAS, DENTRE OS QUAIS MAIS DE 40% DO TOTAL É DE FILHOS VINCULADOS À RESPECTIVA ÁREA. NO CECI PARCIAL CRIANÇAS VINCULADAS ÀS FAMÍLIAS DE ÁREAS ESSENCIAIS CHEGAM A REPRESENTAR APROXIMADAMENTE 40% (MAIS DE 156 MATRÍCULAS) E NO PRODECAD 46% (300 MATRÍCULAS).  TRATA-SE, PORTANTO, DE AFERIR QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONSTRUÇÃO NA UNICAMP IMPLICA UM DIREITO DA FAMÍLIA, VIA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA, BEM COMO UM DIREITO DE BEBÊS E CRIANÇAS, INCLUINDO ESSA ESPECIFICIDADE DO SERVIÇO ESSENCIAL (VIDE LEGISLAÇÃO NACIONAL E ESTADUAL – CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, LEI 7783/ 1989, ENTRE OUTROS). ALÉM DESSA DILEMÁTICA, HÁ UMA POTÊNCIA E UM CONJUNTO DE POSSIBILIDADES FORMATIVAS, DE EXPLORAÇÃO E DE APRENDIZAGENS QUE SE AMPLIAM ATRAVÉS DAS PARCERIAS COM DOCENTES, GRADUANDOS E PÓS-GRADUANDOS BRASILEIROS  (INCLUINDO COTA INDÍGENA, AFRODESCENDENTES; DEFICIENTES) E ESTRANGEIROS (BENI, HAITI, RÚSSIA, ANGOLA, MOÇAMBIQUE, ALEMANHA, ESTADOS UNIDOS, PERU, BOLÍVIA, ÍNDIA, ETC) DOS INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, BIOLOGIA, FACULDADE DE EDUCAÇÃO, MEDICINA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENTRE OUTROS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CRIANÇAS, FAMÍLIAS,, EDUCAÇÃO INFANTIL, BENEFÍCIO SOCIAL, BENEFÍCIO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID10206_19082019161230.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA BARRACA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA BARRACA CRUZ"
    "autor_email" => "barraca@unicamp.br"
    "autor_ies" => "UNICAMP "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

RESUMO ESTE TRABALHO VISA A DESCREVER E REFLETIR SOBRE O PERFIL DAS FAMÍLIAS E IMPLICAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL – PARCIAL (CECI), DA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E COMPLEMENTAR (DEDIC), DA DIRETORIA EXECUTIVA DE ENSINO PRÉ-UNIVERSITÁRIO (DEEPU), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS QUE HÁ 30 ANOS ATENDE BEBÊS E CRIANÇAS FILHOS E FILHAS DE FUNCIONÁRIOS DA UNICAMP, DA FUNDAÇÃO E DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO. EMBORA O CECI, COMO AS DEMAIS UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS VENHA PASSANDO POR PROCESSO DE REFORMULAÇÃO, MOMENTO NO QUAL VEM SE REDESENHANDO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DEFRONTA-SE COM O FATO DE ESTAR DIRETAMENTE ATRELADA A UM SETOR ESSENCIAL DA UNICAMP – A ÁREA DA SAÚDE, ACRESCIDA AO FATO DE AS PROFISSIONAIS SEREM ENQUADRADAS COMO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - PAEPE, TENDO COMO EIXO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA. NO TOTAL DAS 04 UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS DE CAMPINAS, O ATENDIMENTO CHEGA A MAIS DE 750 CRIANÇAS, COM PREVISÃO DE ENTRADA NOS PRÓXIMOS TRIMESTRES PARA QUASE 800 CRIANÇAS, DENTRE OS QUAIS MAIS DE 40% DO TOTAL É DE FILHOS VINCULADOS À RESPECTIVA ÁREA. NO CECI PARCIAL CRIANÇAS VINCULADAS ÀS FAMÍLIAS DE ÁREAS ESSENCIAIS CHEGAM A REPRESENTAR APROXIMADAMENTE 40% (MAIS DE 156 MATRÍCULAS) E NO PRODECAD 46% (300 MATRÍCULAS). TRATA-SE, PORTANTO, DE AFERIR QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONSTRUÇÃO NA UNICAMP IMPLICA UM DIREITO DA FAMÍLIA, VIA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA, BEM COMO UM DIREITO DE BEBÊS E CRIANÇAS, INCLUINDO ESSA ESPECIFICIDADE DO SERVIÇO ESSENCIAL (VIDE LEGISLAÇÃO NACIONAL E ESTADUAL – CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, LEI 7783/ 1989, ENTRE OUTROS). ALÉM DESSA DILEMÁTICA, HÁ UMA POTÊNCIA E UM CONJUNTO DE POSSIBILIDADES FORMATIVAS, DE EXPLORAÇÃO E DE APRENDIZAGENS QUE SE AMPLIAM ATRAVÉS DAS PARCERIAS COM DOCENTES, GRADUANDOS E PÓS-GRADUANDOS BRASILEIROS (INCLUINDO COTA INDÍGENA, AFRODESCENDENTES; DEFICIENTES) E ESTRANGEIROS (BENI, HAITI, RÚSSIA, ANGOLA, MOÇAMBIQUE, ALEMANHA, ESTADOS UNIDOS, PERU, BOLÍVIA, ÍNDIA, ETC) DOS INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, BIOLOGIA, FACULDADE DE EDUCAÇÃO, MEDICINA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENTRE OUTROS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.