Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: PERCEPÇÕES VIVÊNCIADAS NA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO JOSÉ BONIFÁCIO - SUMÉ-PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA DO CAMPO, INTERDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60019
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3567
    "inscrito_id" => 11759
    "titulo" => """
      EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:\r\n
      PERCEPÇÕES VIVÊNCIADAS NA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO\r\n
      JOSÉ BONIFÁCIO - SUMÉ-PB
      """
    "resumo" => """
      A PRESENTE PESQUISA BUSCOU IDENTIFICAR DE QUE FORMA OS ALUNOS DA ESCOLA DO CAMPO COMPREENDEM\r\n
      COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTÁ INSERIDA NO CONTEXTO ESCOLAR, ESTA TRANSCENDE AMPLAMENTE SUBSTRATOS\r\n
      LIMITADOS ÀS CIÊNCIAS NATURAIS, OFÍCIO EXPLORADO PELA EDUCAÇÃO AMBIENTAL- EA CONTEMPORÂNEA. NESTE\r\n
      SENTIDO, SERVIRAM DE BASE OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA MUNICIPAL DO\r\n
      CAMPO JOSÉ BONIFÁCIO, LOCALIZADA NA COMUNIDADE PIO X - SUMÉ/PB. CONSIDEROU-SE NESSA PESQUISA, O\r\n
      ENFOQUE E CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL PROPOSTA POR VARIADOS TEÓRICOS QUE RECONHECEM A\r\n
      NECESSIDADE DE INTRODUZIR NA AMBIÊNCIA ESCOLAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE TRATEM A VERTENTE AMBIENTAL A\r\n
      PARTIR DE UM VIÉS SISTEMÁTICO ONDE O NATURAL E SOCIAL APERCEBAM-SE COMO APPROACHES INTRÍNSECOS, PARA\r\n
      QUE ASSIM SEJAM DESCONSIDERADAS AS ABORDAGENS DE CUNHO MERAMENTE NATURALISTA, PRAXE MUITO VIVA\r\n
      AINDA NESTES ESPAÇOS DE FORMAÇÃO-TRANSFORMAÇÃO HUMANA. PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS UTILIZOU-SE A\r\n
      APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E OBSERVAÇÕES DIAGNÓSTICAS. NO TOCANTE AOS RESULTADOS ALCANÇADOS,\r\n
      IDENTIFICOU-SE QUE O PÚBLICO PESQUISADO NÃO PERCEBE A EA EM SUA TOTALIDADE, MAS TENDE A ASSOCIÁ-LA\r\n
      MERAMENTE AOS FATORES NATURAIS, PRÁTICA ADVERSA DE SOCIEDADE DITA CONSUMISTA E DE EA CONTEMPORÂNEA\r\n
      AOS RUMORES DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAPITAL. EM SÍNTESE, O QUE SE PRETENDEU COM ESSE TRABALHO FOI\r\n
      ESTIMULAR E/OU INSTIGAR O RESPECTIVO COLETIVO ESCOLAR A ADOTAR UMA NOVA PERCEPÇÃO E/OU POSTURA FRENTE\r\n
      ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS, DESTARTE, MOSTRAR A NECESSIDADE DE INTRODUZIR-SE NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS UM\r\n
      NOVO MODELO PEDAGÓGICO CAPAZ DE PROMOVER TRANSFORMAÇÕES ECOSSOCIAIS PARA QUE SE POSSA ALCANÇAR\r\n
      UMA SOCIEDADE JUSTA E EQUÍDEA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA DO CAMPO, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID11759_23092019111859.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TIAGO JOSÉ VASCONCELOS DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "TIAGO"
    "autor_email" => "tiagojs97@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60019
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3567
    "inscrito_id" => 11759
    "titulo" => """
      EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:\r\n
      PERCEPÇÕES VIVÊNCIADAS NA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO\r\n
      JOSÉ BONIFÁCIO - SUMÉ-PB
      """
    "resumo" => """
      A PRESENTE PESQUISA BUSCOU IDENTIFICAR DE QUE FORMA OS ALUNOS DA ESCOLA DO CAMPO COMPREENDEM\r\n
      COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTÁ INSERIDA NO CONTEXTO ESCOLAR, ESTA TRANSCENDE AMPLAMENTE SUBSTRATOS\r\n
      LIMITADOS ÀS CIÊNCIAS NATURAIS, OFÍCIO EXPLORADO PELA EDUCAÇÃO AMBIENTAL- EA CONTEMPORÂNEA. NESTE\r\n
      SENTIDO, SERVIRAM DE BASE OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA MUNICIPAL DO\r\n
      CAMPO JOSÉ BONIFÁCIO, LOCALIZADA NA COMUNIDADE PIO X - SUMÉ/PB. CONSIDEROU-SE NESSA PESQUISA, O\r\n
      ENFOQUE E CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL PROPOSTA POR VARIADOS TEÓRICOS QUE RECONHECEM A\r\n
      NECESSIDADE DE INTRODUZIR NA AMBIÊNCIA ESCOLAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE TRATEM A VERTENTE AMBIENTAL A\r\n
      PARTIR DE UM VIÉS SISTEMÁTICO ONDE O NATURAL E SOCIAL APERCEBAM-SE COMO APPROACHES INTRÍNSECOS, PARA\r\n
      QUE ASSIM SEJAM DESCONSIDERADAS AS ABORDAGENS DE CUNHO MERAMENTE NATURALISTA, PRAXE MUITO VIVA\r\n
      AINDA NESTES ESPAÇOS DE FORMAÇÃO-TRANSFORMAÇÃO HUMANA. PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS UTILIZOU-SE A\r\n
      APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E OBSERVAÇÕES DIAGNÓSTICAS. NO TOCANTE AOS RESULTADOS ALCANÇADOS,\r\n
      IDENTIFICOU-SE QUE O PÚBLICO PESQUISADO NÃO PERCEBE A EA EM SUA TOTALIDADE, MAS TENDE A ASSOCIÁ-LA\r\n
      MERAMENTE AOS FATORES NATURAIS, PRÁTICA ADVERSA DE SOCIEDADE DITA CONSUMISTA E DE EA CONTEMPORÂNEA\r\n
      AOS RUMORES DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAPITAL. EM SÍNTESE, O QUE SE PRETENDEU COM ESSE TRABALHO FOI\r\n
      ESTIMULAR E/OU INSTIGAR O RESPECTIVO COLETIVO ESCOLAR A ADOTAR UMA NOVA PERCEPÇÃO E/OU POSTURA FRENTE\r\n
      ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS, DESTARTE, MOSTRAR A NECESSIDADE DE INTRODUZIR-SE NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS UM\r\n
      NOVO MODELO PEDAGÓGICO CAPAZ DE PROMOVER TRANSFORMAÇÕES ECOSSOCIAIS PARA QUE SE POSSA ALCANÇAR\r\n
      UMA SOCIEDADE JUSTA E EQUÍDEA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA DO CAMPO, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID11759_23092019111859.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TIAGO JOSÉ VASCONCELOS DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "TIAGO"
    "autor_email" => "tiagojs97@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PRESENTE PESQUISA BUSCOU IDENTIFICAR DE QUE FORMA OS ALUNOS DA ESCOLA DO CAMPO COMPREENDEM COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTÁ INSERIDA NO CONTEXTO ESCOLAR, ESTA TRANSCENDE AMPLAMENTE SUBSTRATOS LIMITADOS ÀS CIÊNCIAS NATURAIS, OFÍCIO EXPLORADO PELA EDUCAÇÃO AMBIENTAL- EA CONTEMPORÂNEA. NESTE SENTIDO, SERVIRAM DE BASE OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO JOSÉ BONIFÁCIO, LOCALIZADA NA COMUNIDADE PIO X - SUMÉ/PB. CONSIDEROU-SE NESSA PESQUISA, O ENFOQUE E CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL PROPOSTA POR VARIADOS TEÓRICOS QUE RECONHECEM A NECESSIDADE DE INTRODUZIR NA AMBIÊNCIA ESCOLAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE TRATEM A VERTENTE AMBIENTAL A PARTIR DE UM VIÉS SISTEMÁTICO ONDE O NATURAL E SOCIAL APERCEBAM-SE COMO APPROACHES INTRÍNSECOS, PARA QUE ASSIM SEJAM DESCONSIDERADAS AS ABORDAGENS DE CUNHO MERAMENTE NATURALISTA, PRAXE MUITO VIVA AINDA NESTES ESPAÇOS DE FORMAÇÃO-TRANSFORMAÇÃO HUMANA. PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS UTILIZOU-SE A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E OBSERVAÇÕES DIAGNÓSTICAS. NO TOCANTE AOS RESULTADOS ALCANÇADOS, IDENTIFICOU-SE QUE O PÚBLICO PESQUISADO NÃO PERCEBE A EA EM SUA TOTALIDADE, MAS TENDE A ASSOCIÁ-LA MERAMENTE AOS FATORES NATURAIS, PRÁTICA ADVERSA DE SOCIEDADE DITA CONSUMISTA E DE EA CONTEMPORÂNEA AOS RUMORES DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAPITAL. EM SÍNTESE, O QUE SE PRETENDEU COM ESSE TRABALHO FOI ESTIMULAR E/OU INSTIGAR O RESPECTIVO COLETIVO ESCOLAR A ADOTAR UMA NOVA PERCEPÇÃO E/OU POSTURA FRENTE ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS, DESTARTE, MOSTRAR A NECESSIDADE DE INTRODUZIR-SE NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS UM NOVO MODELO PEDAGÓGICO CAPAZ DE PROMOVER TRANSFORMAÇÕES ECOSSOCIAIS PARA QUE SE POSSA ALCANÇAR UMA SOCIEDADE JUSTA E EQUÍDEA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.