SILVA, Jean Oliveira Da et al.. Dominó de frações: uma ferramenta para o ensino de frações.. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59986>. Acesso em: 13/05/2024 02:25
O PRESENTE ARTIGO BUSCA DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DE FRAÇÃO PARA O COTIDIANO DOS ALUNOS E ASSIM PARA O DESENVOLVIMENTO MATEMÁTICO, A PONTO DE ESTIMULAR OS ALUNOS NA APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES DE UMA MANEIRA MAIS LÚDICA ATRAVÉS DO JOGO DOMINÓ DE FRAÇÕES, MOSTRANDO AOS EDUCADORES E AOS EDUCANDOS QUE MATERIAL CONCRETO E LUDICIDADE SÃO PRIMORDIAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO, ESPECIFICAMENTE O JOGO “DOMINÓ DE FRAÇÃO” AO ENSINO DE FRAÇÃO NO 5º ANO, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ILTA MARIA, NA CIDADE DE IGARAPÉ AÇU – PA. O APORTE TEÓRICO SE ALICERÇA NOS AUTORES STRUIK (1989); NUNES & BRYANT (1997); BOYER (2012/1996); OLIVEIRA (2007); BRENELLI (2008), E OUTROS QUE DIZEM QUE O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE FRAÇÃO É PRECISO O RECONHECIMENTO DE SEU USO EM DIVERSAS SITUAÇÕES E EM DIFERENTES CONTEXTOS, TRAZENDO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA UMA REFLEXÃO NO SENTIDO DE QUE O CONHECIMENTO DE FRAÇÃO, SEJA SIGNIFICATIVO EM DINÂMICA E ATIVIDADES EM SALA DE AULA, SENDO O DISCENTE ESTIMULADO PELA COOPERAÇÃO E NÃO PELA COAÇÃO. A RELEVÂNCIA DO ARTIGO, PREDIZ COM INTUITO DE CONTRIBUIR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES, UTILIZANDO O JOGO “DOMINÓ DE FRAÇÕES” COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA.