Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOCÊNCIA E DIVERSIDADE: DIAGNÓSTICO DO ENSINO PARA ADIVERSIDADE SOB A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DELICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFMA

Palavra-chaves: ENSINO, DIVERSIDADE, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59976
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4651
    "inscrito_id" => 11038
    "titulo" => "DOCÊNCIA E DIVERSIDADE: DIAGNÓSTICO DO ENSINO PARA ADIVERSIDADE SOB A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DELICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFMA"
    "resumo" => """
      É APRESENTADO UM ESTUDO SOBRE A DIVERSIDADE A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES NO CURSO\r\n
      DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFMA. ENTENDE-SE POR DIVERSIDADE UM ELEMENTO SOCIAL E COMO\r\n
      TAL PRESENTE EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS, COMO É A ESCOLA. O PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA PRECISA\r\n
      SER PREPARADO PARA LIDAR COM ESSAS DIVERSIDADES. O OBJETIVO DA PESQUISA CONSISTIU EM OBSERVAR\r\n
      COMO A QUESTÃO DA DIVERSIDADE É TRABALHADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA A PARTIR DA\r\n
      VIVÊNCIA E PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM SUA FORMAÇÃO INICIAL COMO DOCENTES. A METODOLOGIA PARTIU\r\n
      DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, REALIZADA NO IFMA, CAMPUS MONTE CASTELO,\r\n
      EM SÃO LUÍS – MA, COM ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DOS DADOS PROVENIENTES DA APLICAÇÃO DE\r\n
      QUESTIONÁRIOS PELO APLICATIVO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESQUISAS “FORMULÁRIO GOOGLE” JUNTO A\r\n
      ALUNOS DO 5º AO 7º PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA. CONCLUIU-SE QUE OS ALUNOS DO\r\n
      CURSO VIVENCIAM A QUESTÃO DA DIVERSIDADE POR MEIO DE DISCIPLINAS QUE A CONTEMPLAM, EMBORA\r\n
      SEJA TRATADA DE MANEIRA OBSOLETA, COM AULAS EXPOSITIVAS; PERCEBEM NO PROJETO PEDAGÓGICO DO\r\n
      CURSO QUE A DIVERSIDADE SE FAZ PRESENTE, MAS DE MANEIRA SUPERFICIAL E INSUFICIENTE, O QUE DIFICULTA\r\n
      OS ALUNOS SER MELHOR PREPARADOS PARA LIDAR COM ESSA QUESTÃO, E NA VISÃO DELES A PREPARAÇÃO DO\r\n
      PROFESSOR É INDISPENSÁVEL PARA QUE TRABALHE A PROMOÇÃO DA EQUIDADE EM SALA DE AULA,\r\n
      RESPEITANDO AS DIFERENÇAS DOS SEUS SUJEITOS, PRÁTICAS E SABERES.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO, DIVERSIDADE, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID11038_26092019210731.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAAC SANTOS DE GOIS"
    "autor_nome_curto" => "ISAAC"
    "autor_email" => "isaacsantos@acad.ifma.edu"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59976
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4651
    "inscrito_id" => 11038
    "titulo" => "DOCÊNCIA E DIVERSIDADE: DIAGNÓSTICO DO ENSINO PARA ADIVERSIDADE SOB A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DELICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFMA"
    "resumo" => """
      É APRESENTADO UM ESTUDO SOBRE A DIVERSIDADE A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES NO CURSO\r\n
      DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFMA. ENTENDE-SE POR DIVERSIDADE UM ELEMENTO SOCIAL E COMO\r\n
      TAL PRESENTE EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS, COMO É A ESCOLA. O PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA PRECISA\r\n
      SER PREPARADO PARA LIDAR COM ESSAS DIVERSIDADES. O OBJETIVO DA PESQUISA CONSISTIU EM OBSERVAR\r\n
      COMO A QUESTÃO DA DIVERSIDADE É TRABALHADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA A PARTIR DA\r\n
      VIVÊNCIA E PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM SUA FORMAÇÃO INICIAL COMO DOCENTES. A METODOLOGIA PARTIU\r\n
      DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, REALIZADA NO IFMA, CAMPUS MONTE CASTELO,\r\n
      EM SÃO LUÍS – MA, COM ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DOS DADOS PROVENIENTES DA APLICAÇÃO DE\r\n
      QUESTIONÁRIOS PELO APLICATIVO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESQUISAS “FORMULÁRIO GOOGLE” JUNTO A\r\n
      ALUNOS DO 5º AO 7º PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA. CONCLUIU-SE QUE OS ALUNOS DO\r\n
      CURSO VIVENCIAM A QUESTÃO DA DIVERSIDADE POR MEIO DE DISCIPLINAS QUE A CONTEMPLAM, EMBORA\r\n
      SEJA TRATADA DE MANEIRA OBSOLETA, COM AULAS EXPOSITIVAS; PERCEBEM NO PROJETO PEDAGÓGICO DO\r\n
      CURSO QUE A DIVERSIDADE SE FAZ PRESENTE, MAS DE MANEIRA SUPERFICIAL E INSUFICIENTE, O QUE DIFICULTA\r\n
      OS ALUNOS SER MELHOR PREPARADOS PARA LIDAR COM ESSA QUESTÃO, E NA VISÃO DELES A PREPARAÇÃO DO\r\n
      PROFESSOR É INDISPENSÁVEL PARA QUE TRABALHE A PROMOÇÃO DA EQUIDADE EM SALA DE AULA,\r\n
      RESPEITANDO AS DIFERENÇAS DOS SEUS SUJEITOS, PRÁTICAS E SABERES.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO, DIVERSIDADE, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID11038_26092019210731.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAAC SANTOS DE GOIS"
    "autor_nome_curto" => "ISAAC"
    "autor_email" => "isaacsantos@acad.ifma.edu"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

É APRESENTADO UM ESTUDO SOBRE A DIVERSIDADE A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFMA. ENTENDE-SE POR DIVERSIDADE UM ELEMENTO SOCIAL E COMO TAL PRESENTE EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS, COMO É A ESCOLA. O PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA PRECISA SER PREPARADO PARA LIDAR COM ESSAS DIVERSIDADES. O OBJETIVO DA PESQUISA CONSISTIU EM OBSERVAR COMO A QUESTÃO DA DIVERSIDADE É TRABALHADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA A PARTIR DA VIVÊNCIA E PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM SUA FORMAÇÃO INICIAL COMO DOCENTES. A METODOLOGIA PARTIU DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, REALIZADA NO IFMA, CAMPUS MONTE CASTELO, EM SÃO LUÍS – MA, COM ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DOS DADOS PROVENIENTES DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PELO APLICATIVO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESQUISAS “FORMULÁRIO GOOGLE” JUNTO A ALUNOS DO 5º AO 7º PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA. CONCLUIU-SE QUE OS ALUNOS DO CURSO VIVENCIAM A QUESTÃO DA DIVERSIDADE POR MEIO DE DISCIPLINAS QUE A CONTEMPLAM, EMBORA SEJA TRATADA DE MANEIRA OBSOLETA, COM AULAS EXPOSITIVAS; PERCEBEM NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO QUE A DIVERSIDADE SE FAZ PRESENTE, MAS DE MANEIRA SUPERFICIAL E INSUFICIENTE, O QUE DIFICULTA OS ALUNOS SER MELHOR PREPARADOS PARA LIDAR COM ESSA QUESTÃO, E NA VISÃO DELES A PREPARAÇÃO DO PROFESSOR É INDISPENSÁVEL PARA QUE TRABALHE A PROMOÇÃO DA EQUIDADE EM SALA DE AULA, RESPEITANDO AS DIFERENÇAS DOS SEUS SUJEITOS, PRÁTICAS E SABERES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.