Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COSTURANDO TEXTOS E CONTEXTOS - A VIDA E O CAMPO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO CEARÁ

Palavra-chaves: ESCOLA, ENSINO MÉDIO, JUVENTUDE, VIOLÊNCIA SIMBÓLICA Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59725
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4696
    "inscrito_id" => 8618
    "titulo" => "COSTURANDO TEXTOS E CONTEXTOS - A VIDA E O CAMPO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO CEARÁ"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS TEORIAS ACERCA DA EDUCAÇÃO, A PARTIR DAS NARRATIVAS DE BOURDIEU EM SEUS LIVROS ESCRITOS DA EDUCAÇÃO (1998) E MEDITAÇÕES PASCALIANAS (2001), ABORDAREMOS MICROFÍSICA DO PODER (1979) E VIGIAR E PUNIR (1975) DE MICHEL FOUCAULT, ALÉM DE DISCUTIRMOS O PENSAMENTO DE ANTHONY GIDDENS EMBASADOS EM MODERNIDADE E IDENTIDADE (2002). PARA TANTO, FAREMOS UMA RELAÇÃO ENTRE TAIS TEORIAS COM A FALA DE ESTUDANTES CEARENSES REGISTRADAS ATRAVÉS DE PESQUISA REALIZADA EM QUATRO ESCOLAS EM SUA TOTALIDADE: DUAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL (EEMTI) SITUADAS EM DIFERENTES BAIRROS NA CIDADE DE FORTALEZA, UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEP), LOCALIZADA NA REGIÃO METROPOLITANA E UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NA REGIÃO DO CARIRI, TODAS NO ESTADO DO CEARÁ. A PESQUISA TEVE COMO INSTRUMENTAL PRINCIPAL, ENTREVISTA ABERTA COM DOZE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018. OS AUTORES E SUAS ANÁLISES SÃO DIRECIONADAS A ASPECTOS DA VIDA SOCIAL, E EM ESPECÍFICO, ABORDAM QUESTÕES RELACIONADAS ÀS DESIGUALDADES E ALGUNS DESTACAM QUE TAIS DESIGUALDADES COMEÇAM E SÃO REPRODUZIDAS EM TERRITÓRIO ESCOLAR, POR ISSO MESMO SÃO TEXTOS TÃO FORTEMENTE CONTEMPORÂNEOS NO MUNDO E ESPECIALMENTE EM NOSSO PAÍS. AINDA SOBRE O TRABALHO DE PESQUISA QUE REALIZAMOS, PODEMOS RESSALTAR QUE FOI UM MOMENTO RICO DE REFLEXÃO PARA OS ALUNOS E SIGNIFICATIVO PARA NÓS, QUANDO PUDEMOS ACESSAR COM MAIS OBJETIVIDADE E CLAREZA, O PENSAMENTO DE ALUNOS QUANDO ELES FALARAM ACERCA DE SUAS VIDAS EM FAMÍLIA, DA SUA PERCEPÇÃO SOBRE A ESCOLA E O QUE PENSAM SOBRE SEU FUTURO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, ENSINO MÉDIO, JUVENTUDE, VIOLÊNCIA SIMBÓLICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA5_ID8618_26092019214528.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA DE LEMOS ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA DE LEMOS"
    "autor_email" => "fernandalrocha@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59725
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4696
    "inscrito_id" => 8618
    "titulo" => "COSTURANDO TEXTOS E CONTEXTOS - A VIDA E O CAMPO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO CEARÁ"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS TEORIAS ACERCA DA EDUCAÇÃO, A PARTIR DAS NARRATIVAS DE BOURDIEU EM SEUS LIVROS ESCRITOS DA EDUCAÇÃO (1998) E MEDITAÇÕES PASCALIANAS (2001), ABORDAREMOS MICROFÍSICA DO PODER (1979) E VIGIAR E PUNIR (1975) DE MICHEL FOUCAULT, ALÉM DE DISCUTIRMOS O PENSAMENTO DE ANTHONY GIDDENS EMBASADOS EM MODERNIDADE E IDENTIDADE (2002). PARA TANTO, FAREMOS UMA RELAÇÃO ENTRE TAIS TEORIAS COM A FALA DE ESTUDANTES CEARENSES REGISTRADAS ATRAVÉS DE PESQUISA REALIZADA EM QUATRO ESCOLAS EM SUA TOTALIDADE: DUAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL (EEMTI) SITUADAS EM DIFERENTES BAIRROS NA CIDADE DE FORTALEZA, UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEP), LOCALIZADA NA REGIÃO METROPOLITANA E UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NA REGIÃO DO CARIRI, TODAS NO ESTADO DO CEARÁ. A PESQUISA TEVE COMO INSTRUMENTAL PRINCIPAL, ENTREVISTA ABERTA COM DOZE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018. OS AUTORES E SUAS ANÁLISES SÃO DIRECIONADAS A ASPECTOS DA VIDA SOCIAL, E EM ESPECÍFICO, ABORDAM QUESTÕES RELACIONADAS ÀS DESIGUALDADES E ALGUNS DESTACAM QUE TAIS DESIGUALDADES COMEÇAM E SÃO REPRODUZIDAS EM TERRITÓRIO ESCOLAR, POR ISSO MESMO SÃO TEXTOS TÃO FORTEMENTE CONTEMPORÂNEOS NO MUNDO E ESPECIALMENTE EM NOSSO PAÍS. AINDA SOBRE O TRABALHO DE PESQUISA QUE REALIZAMOS, PODEMOS RESSALTAR QUE FOI UM MOMENTO RICO DE REFLEXÃO PARA OS ALUNOS E SIGNIFICATIVO PARA NÓS, QUANDO PUDEMOS ACESSAR COM MAIS OBJETIVIDADE E CLAREZA, O PENSAMENTO DE ALUNOS QUANDO ELES FALARAM ACERCA DE SUAS VIDAS EM FAMÍLIA, DA SUA PERCEPÇÃO SOBRE A ESCOLA E O QUE PENSAM SOBRE SEU FUTURO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, ENSINO MÉDIO, JUVENTUDE, VIOLÊNCIA SIMBÓLICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA5_ID8618_26092019214528.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA DE LEMOS ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA DE LEMOS"
    "autor_email" => "fernandalrocha@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS TEORIAS ACERCA DA EDUCAÇÃO, A PARTIR DAS NARRATIVAS DE BOURDIEU EM SEUS LIVROS ESCRITOS DA EDUCAÇÃO (1998) E MEDITAÇÕES PASCALIANAS (2001), ABORDAREMOS MICROFÍSICA DO PODER (1979) E VIGIAR E PUNIR (1975) DE MICHEL FOUCAULT, ALÉM DE DISCUTIRMOS O PENSAMENTO DE ANTHONY GIDDENS EMBASADOS EM MODERNIDADE E IDENTIDADE (2002). PARA TANTO, FAREMOS UMA RELAÇÃO ENTRE TAIS TEORIAS COM A FALA DE ESTUDANTES CEARENSES REGISTRADAS ATRAVÉS DE PESQUISA REALIZADA EM QUATRO ESCOLAS EM SUA TOTALIDADE: DUAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL (EEMTI) SITUADAS EM DIFERENTES BAIRROS NA CIDADE DE FORTALEZA, UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEP), LOCALIZADA NA REGIÃO METROPOLITANA E UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NA REGIÃO DO CARIRI, TODAS NO ESTADO DO CEARÁ. A PESQUISA TEVE COMO INSTRUMENTAL PRINCIPAL, ENTREVISTA ABERTA COM DOZE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018. OS AUTORES E SUAS ANÁLISES SÃO DIRECIONADAS A ASPECTOS DA VIDA SOCIAL, E EM ESPECÍFICO, ABORDAM QUESTÕES RELACIONADAS ÀS DESIGUALDADES E ALGUNS DESTACAM QUE TAIS DESIGUALDADES COMEÇAM E SÃO REPRODUZIDAS EM TERRITÓRIO ESCOLAR, POR ISSO MESMO SÃO TEXTOS TÃO FORTEMENTE CONTEMPORÂNEOS NO MUNDO E ESPECIALMENTE EM NOSSO PAÍS. AINDA SOBRE O TRABALHO DE PESQUISA QUE REALIZAMOS, PODEMOS RESSALTAR QUE FOI UM MOMENTO RICO DE REFLEXÃO PARA OS ALUNOS E SIGNIFICATIVO PARA NÓS, QUANDO PUDEMOS ACESSAR COM MAIS OBJETIVIDADE E CLAREZA, O PENSAMENTO DE ALUNOS QUANDO ELES FALARAM ACERCA DE SUAS VIDAS EM FAMÍLIA, DA SUA PERCEPÇÃO SOBRE A ESCOLA E O QUE PENSAM SOBRE SEU FUTURO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.