Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONVERSANDO SOBRE HOMOFOBIA: UMA EXPERIÊNCIA COM DISCENTES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE AREIA-PB

Palavra-chaves: HOMOFOBIA, FORMAÇÃO DOCENTE, ESCOLAS Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA A RESPEITO DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL EM AREIA-PB, A RESPEITO DA HOMOFOBIA. ASSIM COMO, ATIVIDADES DE DISCUSSÃO E DEBATE DA TEMÁTICA EM SALA DE AULA, COMO RODAS DE CONVERSA, PALESTRA E ANÁLISE DE FILMES. A COLETA DOS DADOS FOI REALIZADA COM TRINTA E UM ALUNOS DE UMA TURMA DO OITAVO ANO, COM A UTILIZAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2018. A ANÁLISE DOS DADOS REVELOU QUE OS DOCENTES COLABORADORES COMPREENDEM A HOMOFOBIA COMO PRECONCEITO GERADOR DE EXCLUSÃO E VIOLÊNCIA, E QUE AS MANIFESTAÇÕES DA HOMOFOBIA OCORREM NO AMBIENTE ESCOLAR. ALÉM DISSO, OS DISCENTES AFIRMARAM QUE A TEMÁTICA DEVE SER TRATADA COMO CONTEÚDO OBRIGATÓRIO EM DISCIPLINAS, UMA VEZ QUE, A FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE A HOMOFOBIA É UM DOS FATORES QUE LEVA AO PRECONCEITO E A VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA NAS ESCOLAS, PODENDO CONTRIBUIR PARA O MAU DESEMPENHO ESCOLAR DAS VÍTIMAS. COM OS RESULTADOS PODEMOS CONCLUIR QUE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA, SE CONSTITUI COMO UMA DAS PRINCIPAIS MANEIRAS DE SE INVESTIR NO COMBATE A HOMOFOBIA NO AMBIENTE ESCOLAR. UMA VEZ QUE, OS PROFESSORES SE TORNARÃO MEDIADORES DO TEMA FRENTE AOS DISCENTES, BUSCANDO A ERRADICAÇÃO DA HOMOFOBIA NO AMBIENTE ESCOLAR E NA SOCIEDADE EM GERAL.

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