Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONHECENDO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA POR ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO POVOADO COQUEIRO, MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO - MA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, DIFICULDADES, METODOLOGIA, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59610
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2393
    "inscrito_id" => 5028
    "titulo" => "CONHECENDO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA POR ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO POVOADO COQUEIRO, MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO - MA"
    "resumo" => """
      O ENSINO DE QUÍMICA NOS DIAS ATUAIS TORNOU-SE UMA TAREFA DIFÍCIL PARA OS DOCENTES DESTA ÁREA. A\r\n
      JUSTIFICATIVA PARA ESSE FATO PODE ESTAR ASSOCIADA A DIVERSOS FATORES, COMO A FORMA QUE O DOCENTE ABORDA\r\n
      O CONTEÚDO EM SALA DE AULA, POIS SABE-SE QUE OS ALUNOS CHEGAM NO ENSINO MÉDIO ACREDITANDO QUE A\r\n
      DISCIPLINA DE QUÍMICA É DIFÍCIL E COMPLICADA, CABENDO AO DOCENTE TENTAR TRANSFORMAR ESSE PENSAMENTO.\r\n
      DIANTE DO EXPOSTO, ESTE TRABALHO BUSCOU CONHECER AS DIFICULDADES ENCONTRADAS, NA DISCIPLINA DE QUÍMICA,\r\n
      POR ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA NO POVOADO COQUEIRO, NO\r\n
      MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO, ESTADO DO MARANHÃO. A COLETA DE DADOS OCORREU DURANTE A EXECUÇÃO DO\r\n
      PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, REALIZADO POR ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS\r\n
      NATURAIS/QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS SÃO BERNARDO. DE ACORDO COM AS\r\n
      RESPOSTAS DADAS PELOS ALUNOS, É POSSÍVEL OBSERVAR QUE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ÂMBITO ESCOLAR SÃO\r\n
      SIMPLES E DIFÍCEIS DE RESOLVER. NO CASO DAS SIMPLES ENTRAM A QUESTÃO DA EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR, E NO\r\n
      CASO DAS MAIS DIFÍCEIS, ENTRA O CASO DE ALUNOS QUE POSSUEM UM COMPORTAMENTO INADEQUADO PARA A SALA\r\n
      DE AULA. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS FOI POSSÍVEL CONHECER AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS DE\r\n
      TERCEIRO ANO DA ESCOLA. EVIDENCIANDO QUE AS DIFICULDADES VÃO DESDE O INTERESSE DOS ALUNOS, CONTEÚDOS\r\n
      TRATADOS EM SALA DE AULA E METODOLOGIA DOCENTE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, DIFICULDADES, METODOLOGIA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID5028_17082019222802.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS DE SOUSA BASTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS BASTOS"
    "autor_email" => "lucasbastos94@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59610
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2393
    "inscrito_id" => 5028
    "titulo" => "CONHECENDO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA POR ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO POVOADO COQUEIRO, MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO - MA"
    "resumo" => """
      O ENSINO DE QUÍMICA NOS DIAS ATUAIS TORNOU-SE UMA TAREFA DIFÍCIL PARA OS DOCENTES DESTA ÁREA. A\r\n
      JUSTIFICATIVA PARA ESSE FATO PODE ESTAR ASSOCIADA A DIVERSOS FATORES, COMO A FORMA QUE O DOCENTE ABORDA\r\n
      O CONTEÚDO EM SALA DE AULA, POIS SABE-SE QUE OS ALUNOS CHEGAM NO ENSINO MÉDIO ACREDITANDO QUE A\r\n
      DISCIPLINA DE QUÍMICA É DIFÍCIL E COMPLICADA, CABENDO AO DOCENTE TENTAR TRANSFORMAR ESSE PENSAMENTO.\r\n
      DIANTE DO EXPOSTO, ESTE TRABALHO BUSCOU CONHECER AS DIFICULDADES ENCONTRADAS, NA DISCIPLINA DE QUÍMICA,\r\n
      POR ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA NO POVOADO COQUEIRO, NO\r\n
      MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO, ESTADO DO MARANHÃO. A COLETA DE DADOS OCORREU DURANTE A EXECUÇÃO DO\r\n
      PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, REALIZADO POR ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS\r\n
      NATURAIS/QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS SÃO BERNARDO. DE ACORDO COM AS\r\n
      RESPOSTAS DADAS PELOS ALUNOS, É POSSÍVEL OBSERVAR QUE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ÂMBITO ESCOLAR SÃO\r\n
      SIMPLES E DIFÍCEIS DE RESOLVER. NO CASO DAS SIMPLES ENTRAM A QUESTÃO DA EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR, E NO\r\n
      CASO DAS MAIS DIFÍCEIS, ENTRA O CASO DE ALUNOS QUE POSSUEM UM COMPORTAMENTO INADEQUADO PARA A SALA\r\n
      DE AULA. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS FOI POSSÍVEL CONHECER AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS DE\r\n
      TERCEIRO ANO DA ESCOLA. EVIDENCIANDO QUE AS DIFICULDADES VÃO DESDE O INTERESSE DOS ALUNOS, CONTEÚDOS\r\n
      TRATADOS EM SALA DE AULA E METODOLOGIA DOCENTE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, DIFICULDADES, METODOLOGIA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID5028_17082019222802.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS DE SOUSA BASTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS BASTOS"
    "autor_email" => "lucasbastos94@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ENSINO DE QUÍMICA NOS DIAS ATUAIS TORNOU-SE UMA TAREFA DIFÍCIL PARA OS DOCENTES DESTA ÁREA. A JUSTIFICATIVA PARA ESSE FATO PODE ESTAR ASSOCIADA A DIVERSOS FATORES, COMO A FORMA QUE O DOCENTE ABORDA O CONTEÚDO EM SALA DE AULA, POIS SABE-SE QUE OS ALUNOS CHEGAM NO ENSINO MÉDIO ACREDITANDO QUE A DISCIPLINA DE QUÍMICA É DIFÍCIL E COMPLICADA, CABENDO AO DOCENTE TENTAR TRANSFORMAR ESSE PENSAMENTO. DIANTE DO EXPOSTO, ESTE TRABALHO BUSCOU CONHECER AS DIFICULDADES ENCONTRADAS, NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, POR ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA NO POVOADO COQUEIRO, NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO, ESTADO DO MARANHÃO. A COLETA DE DADOS OCORREU DURANTE A EXECUÇÃO DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, REALIZADO POR ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS/QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS SÃO BERNARDO. DE ACORDO COM AS RESPOSTAS DADAS PELOS ALUNOS, É POSSÍVEL OBSERVAR QUE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ÂMBITO ESCOLAR SÃO SIMPLES E DIFÍCEIS DE RESOLVER. NO CASO DAS SIMPLES ENTRAM A QUESTÃO DA EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR, E NO CASO DAS MAIS DIFÍCEIS, ENTRA O CASO DE ALUNOS QUE POSSUEM UM COMPORTAMENTO INADEQUADO PARA A SALA DE AULA. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS FOI POSSÍVEL CONHECER AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS DE TERCEIRO ANO DA ESCOLA. EVIDENCIANDO QUE AS DIFICULDADES VÃO DESDE O INTERESSE DOS ALUNOS, CONTEÚDOS TRATADOS EM SALA DE AULA E METODOLOGIA DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.