Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS NO TRABALHO COM A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, CIÊNCIAS NATURAIS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO DE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO AVALIAR ENTRE OS LICENCIANDOS O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NO ÂMBITO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO- CAMPUS SERRA DA CAPIVARA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE LEVANTAMENTO DE NATUREZA QUALITATIVA. OS SUJEITOS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM 18 LICENCIANDOS QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO ABERTO, CONTENDO 3 PERGUNTAS, ONDE BUSCOU-SE ANALISAR QUESTÕES DO TIPO: COMO OS LICENCIANDOS AVALIAM A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, SE O PROGRAMA TEM COLABORADO COM A SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA E QUAIS OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO PROGRAMA. OS RESULTADOS REVELAM QUE OS LICENCIANDOS AVALIAM POSITIVAMENTE A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA, ASSIM COMO COMPREENDEM QUE O MESMO TEM COLABORADO COM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA. NO ENTANTO, NO QUE SE REFERE AOS ASPECTOS NEGATIVOS DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA, PERCEBE-SE QUE OS SUJEITOS AVALIAM ALGUNS PONTOS DE FORMA NEGATIVA, APRESENTANDO FALHAS QUE DIZEM RESPEITO A FALTA DE UM NÚMERO MAIOR DE ENCONTROS PARA PLANEJAMENTO DAS AÇÕES, MAIOR COLABORAÇÃO E FISCALIZAÇÃO POR PARTE DOS COORDENADORES E PRECEPTORES, FALTA DE COMPROMISSO DE ALGUNS RESIDENTES, E MAIORES INTERVENÇÕES ESCOLARES QUE POSSAM ABRANGER UM MAIOR NÚMERO DE ESCOLAS. COM BASE NESTES RESULTADOS, TORNA-SE NECESSÁRIO QUE OS DIFERENTES ATORES SOCIAIS ENVOLVIDOS NA ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA, POSSAM PROMOVER REFLEXÕES EM TORNO DE TAIS ASPECTOS, BUSCANDO CONSTRUIR CAMINHOS QUE COLABOREM PARA A MELHORIA DAS AÇÕES DO PROGRAMA NO ÂMBITO DESTA INSTITUIÇÃO.

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