AS ILUSTRAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS NO LIVRO “O MENINO MALUQUINHO”
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 5872 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 152 "inscrito_id" => 122 "titulo" => "AS ILUSTRAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS NO LIVRO “O MENINO MALUQUINHO”" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo discutir o papel das ilustrações na construção de significados. Para isso buscamos analisar o livro “O MENINO MALUQUINHO” de Ziraldo (1980), numa discussão acerca da relevância da imagem na literatura infanto-juvenil, tendo em vista que Zivaldo utilizou-se das ilustrações como linguagem autossuficiente, com efeito nesse caso as imagens substituem a linguagem verbal o que facilita a compreensão e a construção de significados por parte da criança. O livro é composto de 32 páginas, nas quais são descrita a infância de um menino e em cada página há uma figura diferente que completa a linguagem verbal e acrescenta completo e rico em detalhes a narrativa que não fica excluída. A fim de entendermos a importância das ilustrações na literatura infanto-juvenil analisamos a obra em questão e utilizamos como suporte teórico o livro de Zilberman, “COMO E POR QUE LER ALITERATURA INFANTO-JUVENIL BRASILEIRA”. Aqui partimos do pressuposto de que por meio leitura o individuo se torna capaz de compreender o mundo e passa a ser agente modificador do espaço no qual esta inserido, além disso a leitura contribui para a construção do mundo imaginário da criança, ou seja, a leitura é um passaporte para imaginação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTO-JUVENIL, O MENINO MALUQUINHO, IMAGENS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_25_05_2014_02_29_45_idinscrito_122_57dd0c0c21db493aa18cd828ca4ace9f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DRIELY XAVIER DE HOLANDA" "autor_nome_curto" => "DRIELY XAVIER" "autor_email" => "drielyxavier@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 5872 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 152 "inscrito_id" => 122 "titulo" => "AS ILUSTRAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS NO LIVRO “O MENINO MALUQUINHO”" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo discutir o papel das ilustrações na construção de significados. Para isso buscamos analisar o livro “O MENINO MALUQUINHO” de Ziraldo (1980), numa discussão acerca da relevância da imagem na literatura infanto-juvenil, tendo em vista que Zivaldo utilizou-se das ilustrações como linguagem autossuficiente, com efeito nesse caso as imagens substituem a linguagem verbal o que facilita a compreensão e a construção de significados por parte da criança. O livro é composto de 32 páginas, nas quais são descrita a infância de um menino e em cada página há uma figura diferente que completa a linguagem verbal e acrescenta completo e rico em detalhes a narrativa que não fica excluída. A fim de entendermos a importância das ilustrações na literatura infanto-juvenil analisamos a obra em questão e utilizamos como suporte teórico o livro de Zilberman, “COMO E POR QUE LER ALITERATURA INFANTO-JUVENIL BRASILEIRA”. Aqui partimos do pressuposto de que por meio leitura o individuo se torna capaz de compreender o mundo e passa a ser agente modificador do espaço no qual esta inserido, além disso a leitura contribui para a construção do mundo imaginário da criança, ou seja, a leitura é um passaporte para imaginação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTO-JUVENIL, O MENINO MALUQUINHO, IMAGENS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_25_05_2014_02_29_45_idinscrito_122_57dd0c0c21db493aa18cd828ca4ace9f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DRIELY XAVIER DE HOLANDA" "autor_nome_curto" => "DRIELY XAVIER" "autor_email" => "drielyxavier@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }