Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ÉTICA NA RELAÇÃO SÓCIO EMOCIONAL COM A APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, SPINOSA, ÉTICA, TRISTEZA, TRISTEZA Pôster (PO) GT 18 – Educação Emocional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58290
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1628
    "inscrito_id" => 9919
    "titulo" => "A ÉTICA NA RELAÇÃO SÓCIO EMOCIONAL COM A APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "ESSE ARTIGO VISA DEMONSTRAR QUE HÁ UMA NECESSIDADE DOS PROFESSORES E GESTORES EM  CAPACITAR-SE, AFIM DE PROPORCIONAR UMA EDUCAÇÃO EMOCIONAL, QUE SE REVELA COMO FATOR FUNDAMENTAL PARA O APRENDIZADO. TAL CAPACITAÇÃO PODE SER UM FORTE ALIADO, NO ÁRDUO PROCESSO DE ENSINAR. DE FATO, NO DECORRER DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO, É POSSÍVEL NOTAR UM PROCESSO EDUCACIONAL DE RESULTADOS, NO MÍNIMO, PÍFIOS, NO QUE CONCERNE A UMA EFETIVA FORMAÇÃO DA CAPACIDADE LEITORA E ESCRITORA DOS DISCENTES. ESSA FUNESTA TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO, DEMANDA UMA TRANSFORMAÇÃO QUE VAI ALÉM DA APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS OU TECNOLOGIAS (TICS), DEVENDO SER PAUTADA, URGENTEMENTE, NA VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO EM UMA DIMENSÃO ÉTICA, EM ESPECIAL, NA SUA CONDIÇÃO SÓCIO EMOCIONAL. ENTRETANTO, A ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, FEZ COM QUE ESSE ASPECTO FOSSE OMITIDO NA NOSSA RECENTE HISTÓRIA. VALE DIZER QUE, A INTERVENÇÃO SÓCIA EMOCIONAL NÃO FOI BEM DEBATIDA NA IDADE MODERNA, E NÃO FOI POR FALTA DE MATERIAL CIENTÍFICO, POIS DIVERSOS TEXTOS FILOSÓFICOS DAS IDADES HISTÓRICAS, ANTERIORES A ESSA, JÁ ESTUDAVAM AS PAIXÕES DA ALMA E SEU LIAME COM A CAPACIDADE HUMANA EM EXECUTAR OU NÃO AÇÕES. NESSE SENTIDO, MERECE DESTAQUE A OBRA “ÉTICA”, DE BENEDITO SPINOSA, QUE APRESENTA UM AMPLO ESTUDO SOBRE AS EMOÇÕES HUMANAS, EXPLICANDO RACIONALMENTE OS SENTIMENTOS, UM A UM. COM EFEITO, OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DEVEM EXPANDIR, NA ATUAL REVOLUÇÃO EDUCACIONAL, A APLICAÇÃO DE AÇÕES EDUCATIVAS VOLTADA A ESTIMULAR A ALEGRIA DOS DISCENTES DENTRO E FORA DA ESCOLA, FAZENDO DIMINUIR A SENSAÇÃO DE IMPOTÊNCIA, FRENTE AOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SPINOSA, ÉTICA, TRISTEZA, TRISTEZA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA18_ID9919_19082019151953.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELENO HELYNE DE SOUZA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "HELENO"
    "autor_email" => "helenohelyne@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNICAMP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58290
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1628
    "inscrito_id" => 9919
    "titulo" => "A ÉTICA NA RELAÇÃO SÓCIO EMOCIONAL COM A APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "ESSE ARTIGO VISA DEMONSTRAR QUE HÁ UMA NECESSIDADE DOS PROFESSORES E GESTORES EM  CAPACITAR-SE, AFIM DE PROPORCIONAR UMA EDUCAÇÃO EMOCIONAL, QUE SE REVELA COMO FATOR FUNDAMENTAL PARA O APRENDIZADO. TAL CAPACITAÇÃO PODE SER UM FORTE ALIADO, NO ÁRDUO PROCESSO DE ENSINAR. DE FATO, NO DECORRER DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO, É POSSÍVEL NOTAR UM PROCESSO EDUCACIONAL DE RESULTADOS, NO MÍNIMO, PÍFIOS, NO QUE CONCERNE A UMA EFETIVA FORMAÇÃO DA CAPACIDADE LEITORA E ESCRITORA DOS DISCENTES. ESSA FUNESTA TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO, DEMANDA UMA TRANSFORMAÇÃO QUE VAI ALÉM DA APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS OU TECNOLOGIAS (TICS), DEVENDO SER PAUTADA, URGENTEMENTE, NA VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO EM UMA DIMENSÃO ÉTICA, EM ESPECIAL, NA SUA CONDIÇÃO SÓCIO EMOCIONAL. ENTRETANTO, A ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, FEZ COM QUE ESSE ASPECTO FOSSE OMITIDO NA NOSSA RECENTE HISTÓRIA. VALE DIZER QUE, A INTERVENÇÃO SÓCIA EMOCIONAL NÃO FOI BEM DEBATIDA NA IDADE MODERNA, E NÃO FOI POR FALTA DE MATERIAL CIENTÍFICO, POIS DIVERSOS TEXTOS FILOSÓFICOS DAS IDADES HISTÓRICAS, ANTERIORES A ESSA, JÁ ESTUDAVAM AS PAIXÕES DA ALMA E SEU LIAME COM A CAPACIDADE HUMANA EM EXECUTAR OU NÃO AÇÕES. NESSE SENTIDO, MERECE DESTAQUE A OBRA “ÉTICA”, DE BENEDITO SPINOSA, QUE APRESENTA UM AMPLO ESTUDO SOBRE AS EMOÇÕES HUMANAS, EXPLICANDO RACIONALMENTE OS SENTIMENTOS, UM A UM. COM EFEITO, OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DEVEM EXPANDIR, NA ATUAL REVOLUÇÃO EDUCACIONAL, A APLICAÇÃO DE AÇÕES EDUCATIVAS VOLTADA A ESTIMULAR A ALEGRIA DOS DISCENTES DENTRO E FORA DA ESCOLA, FAZENDO DIMINUIR A SENSAÇÃO DE IMPOTÊNCIA, FRENTE AOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SPINOSA, ÉTICA, TRISTEZA, TRISTEZA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA18_ID9919_19082019151953.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELENO HELYNE DE SOUZA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "HELENO"
    "autor_email" => "helenohelyne@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNICAMP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESSE ARTIGO VISA DEMONSTRAR QUE HÁ UMA NECESSIDADE DOS PROFESSORES E GESTORES EM CAPACITAR-SE, AFIM DE PROPORCIONAR UMA EDUCAÇÃO EMOCIONAL, QUE SE REVELA COMO FATOR FUNDAMENTAL PARA O APRENDIZADO. TAL CAPACITAÇÃO PODE SER UM FORTE ALIADO, NO ÁRDUO PROCESSO DE ENSINAR. DE FATO, NO DECORRER DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO, É POSSÍVEL NOTAR UM PROCESSO EDUCACIONAL DE RESULTADOS, NO MÍNIMO, PÍFIOS, NO QUE CONCERNE A UMA EFETIVA FORMAÇÃO DA CAPACIDADE LEITORA E ESCRITORA DOS DISCENTES. ESSA FUNESTA TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO, DEMANDA UMA TRANSFORMAÇÃO QUE VAI ALÉM DA APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS OU TECNOLOGIAS (TICS), DEVENDO SER PAUTADA, URGENTEMENTE, NA VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO EM UMA DIMENSÃO ÉTICA, EM ESPECIAL, NA SUA CONDIÇÃO SÓCIO EMOCIONAL. ENTRETANTO, A ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, FEZ COM QUE ESSE ASPECTO FOSSE OMITIDO NA NOSSA RECENTE HISTÓRIA. VALE DIZER QUE, A INTERVENÇÃO SÓCIA EMOCIONAL NÃO FOI BEM DEBATIDA NA IDADE MODERNA, E NÃO FOI POR FALTA DE MATERIAL CIENTÍFICO, POIS DIVERSOS TEXTOS FILOSÓFICOS DAS IDADES HISTÓRICAS, ANTERIORES A ESSA, JÁ ESTUDAVAM AS PAIXÕES DA ALMA E SEU LIAME COM A CAPACIDADE HUMANA EM EXECUTAR OU NÃO AÇÕES. NESSE SENTIDO, MERECE DESTAQUE A OBRA “ÉTICA”, DE BENEDITO SPINOSA, QUE APRESENTA UM AMPLO ESTUDO SOBRE AS EMOÇÕES HUMANAS, EXPLICANDO RACIONALMENTE OS SENTIMENTOS, UM A UM. COM EFEITO, OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DEVEM EXPANDIR, NA ATUAL REVOLUÇÃO EDUCACIONAL, A APLICAÇÃO DE AÇÕES EDUCATIVAS VOLTADA A ESTIMULAR A ALEGRIA DOS DISCENTES DENTRO E FORA DA ESCOLA, FAZENDO DIMINUIR A SENSAÇÃO DE IMPOTÊNCIA, FRENTE AOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.