Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ESTUDO DAS MACROMOLÉCULAS DOS SERES VIVOS

Palavra-chaves: MODELOS DIDÁTICOS, MACROMOLÉCULAS, RECURSOS PEDAGÓGICOS. Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58110
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3316
    "inscrito_id" => 10553
    "titulo" => """
      A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA\r\n
      DE APRENDIZAGEM NO ESTUDO DAS MACROMOLÉCULAS DOS\r\n
      SERES VIVOS
      """
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      A PESQUISA OBJETIVOU DESCREVER COMO A CONFECÇÃO DOS MODELOS DIDÁTICOS, AUXILIA NA\r\n
      APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS MACROMOLÉCULAS. DENTRE AS DIVERSAS\r\n
      DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, DESTACA-SE A INCOMPREENSÃO DE ALGUNS CONTEÚDOS QUE\r\n
      EXIGEM UMA MELHOR REPRESENTAÇÃO DE ESTRUTURAS, QUE NA MAIORIA DAS VEZES SÃO APRESENTADAS AO ALUNO\r\n
      APENAS NA FORMA DE IMAGENS EM LIVROS OU POWERPOINT. MESMO CONSIDERANDO A IMPORTANCIA DESSES\r\n
      RECURSOS, EXISTEM CASOS EM QUE ELAS SÃO INSUFICIENTES NA TENTATIVA DE DIMINUIR O NÍVEL DE ABSTRAÇÃO DE\r\n
      CERTOS CONTEÚDOS. UM EXEMPLO É ENTENDER A ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE ESTRUTURAS BIOLOGICAS\r\n
      MICROSCÓPIAS COMO MOLÉCULAS. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM, TRINTA ALUNOS DE UMA TURMA DE 3º SÉRIE\r\n
      DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA. FORAM DESTINADAS PARA ESSA ATIVIDADE SEIS AULAS DE BIOLOGIA,\r\n
      SENDO DISTRIBUÍDAS EM TRÊS ETAPAS, CADA UMA COM DUAS HORAS AULAS. A PRIMEIRA ETAPA FOI DESTINADA PARA\r\n
      PESQUISA, ESCOLHA DO MATERIAL A SER UTILIZADO NA CONFECÇÃO DO MODELO E ORGANIZAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES.\r\n
      NA SEGUNDA ETAPA, OS ALUNOS PRODUZIRAM OS MODELOS DIDÁTICOS. E NA TERCEIRA ETAPA CADA GRUPO\r\n
      APRESENTOU SEU TEMA JUNTAMENTE COM O MODELO DIDÁTICO, PARA AS OUTRAS TURMAS DA ESCOLA. LEVANDO EM\r\n
      CONSIDERAÇÃO A PARTICIPAÇÃO INTERAÇÃO DIRETA DO ALUNO COM O CONTEÚDO ESTUDADO, E A APRESENTAÇÃO\r\n
      SATISFATÓRIA DOS MODELOS DE MACROMOLÉCULAS, ENTENDE-SE QUE HOUVE UMA EFETIVA APRENDIZAGEM. DESTE\r\n
      MODO, AFIRMA-SE QUE AULAS DIFERENCIADAS E DINÂMICAS QUE ENVOLVEM A CONSTRUÇÃO DE MODELOS\r\n
      DIDÁTICOS, AJUDAM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS.\r\n
      PALAVRAS-CHAVE: MODELOS DIDÁTICOS, MACROMOLÉCULAS, RECURSOS PEDAGÓGICOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "MODELOS DIDÁTICOS, MACROMOLÉCULAS, RECURSOS PEDAGÓGICOS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID10553_18092019111110.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERA LUCIA ROCHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PROFª. VERA LUCIA ROCHA DA SI"
    "autor_email" => "veraluciabiosphb@outlook."
    "autor_ies" => "FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA-FID"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58110
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3316
    "inscrito_id" => 10553
    "titulo" => """
      A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA\r\n
      DE APRENDIZAGEM NO ESTUDO DAS MACROMOLÉCULAS DOS\r\n
      SERES VIVOS
      """
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      A PESQUISA OBJETIVOU DESCREVER COMO A CONFECÇÃO DOS MODELOS DIDÁTICOS, AUXILIA NA\r\n
      APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS MACROMOLÉCULAS. DENTRE AS DIVERSAS\r\n
      DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, DESTACA-SE A INCOMPREENSÃO DE ALGUNS CONTEÚDOS QUE\r\n
      EXIGEM UMA MELHOR REPRESENTAÇÃO DE ESTRUTURAS, QUE NA MAIORIA DAS VEZES SÃO APRESENTADAS AO ALUNO\r\n
      APENAS NA FORMA DE IMAGENS EM LIVROS OU POWERPOINT. MESMO CONSIDERANDO A IMPORTANCIA DESSES\r\n
      RECURSOS, EXISTEM CASOS EM QUE ELAS SÃO INSUFICIENTES NA TENTATIVA DE DIMINUIR O NÍVEL DE ABSTRAÇÃO DE\r\n
      CERTOS CONTEÚDOS. UM EXEMPLO É ENTENDER A ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE ESTRUTURAS BIOLOGICAS\r\n
      MICROSCÓPIAS COMO MOLÉCULAS. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM, TRINTA ALUNOS DE UMA TURMA DE 3º SÉRIE\r\n
      DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA. FORAM DESTINADAS PARA ESSA ATIVIDADE SEIS AULAS DE BIOLOGIA,\r\n
      SENDO DISTRIBUÍDAS EM TRÊS ETAPAS, CADA UMA COM DUAS HORAS AULAS. A PRIMEIRA ETAPA FOI DESTINADA PARA\r\n
      PESQUISA, ESCOLHA DO MATERIAL A SER UTILIZADO NA CONFECÇÃO DO MODELO E ORGANIZAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES.\r\n
      NA SEGUNDA ETAPA, OS ALUNOS PRODUZIRAM OS MODELOS DIDÁTICOS. E NA TERCEIRA ETAPA CADA GRUPO\r\n
      APRESENTOU SEU TEMA JUNTAMENTE COM O MODELO DIDÁTICO, PARA AS OUTRAS TURMAS DA ESCOLA. LEVANDO EM\r\n
      CONSIDERAÇÃO A PARTICIPAÇÃO INTERAÇÃO DIRETA DO ALUNO COM O CONTEÚDO ESTUDADO, E A APRESENTAÇÃO\r\n
      SATISFATÓRIA DOS MODELOS DE MACROMOLÉCULAS, ENTENDE-SE QUE HOUVE UMA EFETIVA APRENDIZAGEM. DESTE\r\n
      MODO, AFIRMA-SE QUE AULAS DIFERENCIADAS E DINÂMICAS QUE ENVOLVEM A CONSTRUÇÃO DE MODELOS\r\n
      DIDÁTICOS, AJUDAM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS.\r\n
      PALAVRAS-CHAVE: MODELOS DIDÁTICOS, MACROMOLÉCULAS, RECURSOS PEDAGÓGICOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "MODELOS DIDÁTICOS, MACROMOLÉCULAS, RECURSOS PEDAGÓGICOS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID10553_18092019111110.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERA LUCIA ROCHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PROFª. VERA LUCIA ROCHA DA SI"
    "autor_email" => "veraluciabiosphb@outlook."
    "autor_ies" => "FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA-FID"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

RESUMO A PESQUISA OBJETIVOU DESCREVER COMO A CONFECÇÃO DOS MODELOS DIDÁTICOS, AUXILIA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS MACROMOLÉCULAS. DENTRE AS DIVERSAS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, DESTACA-SE A INCOMPREENSÃO DE ALGUNS CONTEÚDOS QUE EXIGEM UMA MELHOR REPRESENTAÇÃO DE ESTRUTURAS, QUE NA MAIORIA DAS VEZES SÃO APRESENTADAS AO ALUNO APENAS NA FORMA DE IMAGENS EM LIVROS OU POWERPOINT. MESMO CONSIDERANDO A IMPORTANCIA DESSES RECURSOS, EXISTEM CASOS EM QUE ELAS SÃO INSUFICIENTES NA TENTATIVA DE DIMINUIR O NÍVEL DE ABSTRAÇÃO DE CERTOS CONTEÚDOS. UM EXEMPLO É ENTENDER A ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE ESTRUTURAS BIOLOGICAS MICROSCÓPIAS COMO MOLÉCULAS. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM, TRINTA ALUNOS DE UMA TURMA DE 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA. FORAM DESTINADAS PARA ESSA ATIVIDADE SEIS AULAS DE BIOLOGIA, SENDO DISTRIBUÍDAS EM TRÊS ETAPAS, CADA UMA COM DUAS HORAS AULAS. A PRIMEIRA ETAPA FOI DESTINADA PARA PESQUISA, ESCOLHA DO MATERIAL A SER UTILIZADO NA CONFECÇÃO DO MODELO E ORGANIZAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES. NA SEGUNDA ETAPA, OS ALUNOS PRODUZIRAM OS MODELOS DIDÁTICOS. E NA TERCEIRA ETAPA CADA GRUPO APRESENTOU SEU TEMA JUNTAMENTE COM O MODELO DIDÁTICO, PARA AS OUTRAS TURMAS DA ESCOLA. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A PARTICIPAÇÃO INTERAÇÃO DIRETA DO ALUNO COM O CONTEÚDO ESTUDADO, E A APRESENTAÇÃO SATISFATÓRIA DOS MODELOS DE MACROMOLÉCULAS, ENTENDE-SE QUE HOUVE UMA EFETIVA APRENDIZAGEM. DESTE MODO, AFIRMA-SE QUE AULAS DIFERENCIADAS E DINÂMICAS QUE ENVOLVEM A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS, AJUDAM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS. PALAVRAS-CHAVE: MODELOS DIDÁTICOS, MACROMOLÉCULAS, RECURSOS PEDAGÓGICOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.